TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar na Educação Infantil

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 7

O BRINCAR NA  EDUCAÇÃO INFANTIL

Bibiane Jacinto Bitterbrun

Professora Orientadora Angela Radloff da Rocha

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED0697) – Estágio II

18/11/2014

RESUMO

Este trabalho aborda a importância do brincar na primeira etapa do Ensino Fundamental, tendo em vista que nesta etapa o educar se da através do brincar, nas brincadeiras, nos jogos e com as músicas. Na pesquisa feita em livros, na observação do estágio e no trabalho diário, observo quão importante é o brincar para esses pequenos, como é importante o papel de professor como mediador neste processo de aquisição de conhecimento da criança, vejo o quanto é importante o professor estar preparado para trabalhar o pedagógico através de brincadeiras de uma forma lúdica, fazendo que a aprendizagem se torne prazerosa na Educação Infantil.

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Unidade de Educação Infantil Brilho do Sol, localizada no município de Indaial, no bairro do Sol. É gerenciada pela diretora Tatiana Cipriano Rutzen, e uma auxiliar de coordenação. A unidade atende atualmente 189 crianças regulamente matriculadas de 0 a 6 anos, horário de atendimento das 06h30min ás 18h30min.

O presente trabalho aborda a importância do brincar na Educação Infantil, como o brincar auxilia o professor no processo de aprendizagem como forma de apoio as práticas pedagógicas. Como pode ser utilizado nas rotinas de uma Unidade de Educação Infantil, como o professor pode planejar o seu dia a dia, oferecendo diversos objetos e espaços que estimulem as crianças em suas descobertas.

A área de concentração metodologia do ensino foi escolhida, pois abrange um leque de oportunidades para pesquisa, escolhi o tema sobre o brincar por ver e presenciar a importância no cotidiano de uma Unidade de Educação Infantil.

Os objetivos foram reunir informações sobre a importância do brincar, verificar a eficácia na aquisição de conhecimento, compreender e me aprofundar um pouco na função do brincar para o processo de conhecimento da criança, e como o professor pode mediar esse processo tão importante para a criança.

A primeira parte do trabalho traz a importância do brincar, como auxilia na prática pedagógica, como introduzir o brincar no planejamento e no cotidiano de uma unidade de educação infantil. No seguimento apresento minha vivência de estágio e por fim considerações finais e as referências usadas para a preparação do trabalho.  

2 O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Numa compreensão sócio cultural, o brincar “define-se por uma maneira que a criança têm para interpretar o mundo, os objetos a cultura, as relações e os afetos das pessoas”, sendo um espaço típicos da infância (WAJSKOP, 1995, p.66).

Hoje em dia a criança é inserida muito cedo, algumas com meses de vida, em um espaço de Educação Infantil, sendo inserida neste espaço começam a interação com outras crianças e professores, espaços e objetos. Curiosas logo começam a constituir relações afetivas, a manusear brinquedos e objetos.

O professor deve através da interação, planejar e criar espaço estimulador, criar condições imprescindíveis para que a criança busque, crie e viva experiências significativas de aprendizado.

De acordo com Carvalho (2009):

É na primeira infância que ocorrem as interações significativas. Estas por sua vez, impulsionam diversas conexões neurais no cérebro da criança, ampliando sua possibilidade de aprendizagem e a atuação no meio social. Neste sentido, entende-se que é de suma importância que as crianças frequentem uma instituição de educação infantil, pois são espaços propiciadores de diferentes experiências que se dão por meio das interações estabelecidas neste ambiente permitindo as crianças o desenvolvimento dessas competências interativas e a conquista de sua autonomia de ação e de pensamento.

O professor necessita ser mediador e apresentar as crianças brinquedos de diferentes cores, tamanhos, texturas, construir brinquedos com eles, oferecer diversos estímulos musicais, cantar, dançar, oferecer diferentes espaços físicos, permitindo com que a criança construa seu conhecimento.

Para planejar o professor deve conhecer as crianças suas características e cada fase do desenvolvimento infantil, respeitando sua individualidade e sua cultura.

Para Steuck e Pianezzer (2013, p.9):

O professor de Educação Infantil necessita ter uma postura pedagógica que articule as múltiplas linguagens com o objetivo de atingir suas metas educativas. É fundamental que ele desperte nas crianças o desejo de aprender, de construir e de vivenciar o conhecimento em todas as suas vertentes, através da música, da arte, da dança, da escrita, da fala, do teatro, do raciocínio lógico-matemático, da relação com a natureza, da inventividade, da criatividade, da autonomia, da interação com os colegas e professores e, especialmente, da ALEGRIA, no mais amplo sentido da palavra.

Deve-se atentar para prática pedagógica referente ao brincar não somente como responsabilidade do professor, mas uma responsabilidade social, com políticas públicas voltadas para a competência do lúdico.

Sendo assim, o processo de ensino e aprendizagem irá convir não somente como construção de aquisição de conhecimento socialmente organizado, e sim como uma máquina viva e eficaz, que serve como potência e aprendizado social, que precisa encontrar-se a disposição de todos.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Meu primeiro contato foi com a auxiliar de coordenação e com a diretora, fui recebida muito bem, no primeiro momento expliquei como seria este estágio, se já trabalho na área e quais turmas que trabalhei, e que idade gostaria de estar aplicando meu estágio. A coordenação pediu um tempo para conversar com as professoras e ver em qual turma que eu poderia estar aplicando meu estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com