TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying nas Escolas

Por:   •  12/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

TEMA: Bullying nas Escolas

Escolhi esse tema por achar importante nos dias de hoje. É um tema que deveria ser mais trabalhado com as crianças e adolescentes dentro das escolas, é importante sempre falarmos sobre o bullying e não somente quando temos casos de bullying nas escolas. O Bullying faz estragos na vida de qualquer pessoa, tenho casos na minha família que as pessoas abandonaram os estudos por sofrem Bullying na escola, e apesar de serem adultos isso mexe com eles até hoje, é um trauma que você nunca vai esquecer.

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), realizada com 2.702 adolescentes do nono ano em 119 escolas públicas e privadas da capital paulista, revelou que 29% deles relataram ter sido vítimas de bullying no ano passado e 23% afirmaram ter sido vítimas de violência. Além disso, 15% disseram ter cometido bullying e 19% ter cometido violência.[pic 1][pic 2]

7 de abril, é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas. A data foi instituída em 2016, por meio da Lei nº 13.277. A escolha da data está relacionada à tragédia da Escola Municipal Tasso de Oliveira, no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro que ocorreu em 2011, quando um jovem de 24 anos invadiu a, e matou 11 crianças.

Fontes: https://escoladainteligencia.com.br/blog/o-que-e-bullying/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-02/sp-29-dos-jovens-sofreram-bullying-em-2019-em-escolas

ESCOLA

Ainda não tenho a escola.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

O ponto especifico do meu tema é saber a origem do bullying e por que as crianças e adolescentes sofrem o bullying calados.

Quero buscar a origem que fez essa criança ou adolescente a cometer o bullying, saber como é seu convívio com sua família se ela passa ou passou por algum tipo de abuso, violência ou se é simplesmente reflexo do que vê dentro de casa.

Saber qual é o seu desempenho educacional, se tem problemas de comportamento com os professores e qual a relação da escola com seus familiares.

A criança que comete o bullying não vê a maldade no que faz, acha “normal”, vê como uma forma de brincadeira, muitas vezes isso acontece por não ter uma estrutura dentro de casa, alguém que converse e explique para ele o que isso pode causar na vida da outra pessoa.

Muitas das vezes os familiares e a escola nem sabem que a criança sobre Bullying e quando os familiares e a escola ficam sabendo já faz tempo que a criança está sofrendo e algumas vezes nem ficam sabendo.

As crianças que sofrem bullying sofrem caladas, se fecham para o mundo e acabam ficando depressivas, com raiva e algumas para acabar com o sofrimento se suicidam.

  1. Qual o papel da escola no combate contra o bullying?
  2. Como saber se uma criança está sofrendo bullying?
  3. O que leva a criança a cometer o bullying?
  4. Como evitar o bullying?

  1. DIAGNÓSTICO
  1. Entrevistar a direção da escola. Questionar sobre qual o ponto de vista sobre o bullying na escola e também a porcentagem de casos e a procedência que eles tomam em casos de bullying e qual o papel da escola no combate contra o bullying.
  1. Fazer uma entrevista com os professores e funcionários. Saber se já sofreram bullying e o que eles acham que leva uma criança a cometer o bullying.

Saber se o professor percebe quando uma criança está sofrendo bullying e a qual sua procedência ao presenciar algum caso.

  1. Entrevistar os alunos. Saber se eles sabem o significado da palavra bullying, se já sofreram ou cometeram algum tipo e porque cometeu, qual foi a sua reação ao presenciar um caso e o que leva a criança a cometer o bullying e entender o porquê quem sofre não procura ajuda e o que podemos fazer para evitar o bullying.

  1. Fazer apresentações de vídeos, palestras, teatros, dinâmica e debate. Será falado tudo sobre o bullying e o que causa na vida das pessoas e como lidar com o Bullying, estimular as crianças a informar quando sofrerem ou presenciarem casos de bullying. Convidar os pais para participarem com seus filhos num dia especial para o combate contra o bullying.
  1. PLANO DE AÇÃO

O que? (What)

Por que? (Why)

Quem? (Who)

Onde? (Where)

Quando? (When)

Como? (How)

Quanto? (How much)

Entrevistar a direção

Saber como a escola planeja o combate contra o bullying

Eu

Entrevista presencial na escola

Será para outubro ou novembro de 2021

Escrita ou áudio

Celular, caderno caneta

Entrevistar os professores e funcionários

Saber a opinião deles sobre bullying e qual a ação tomar

Entrevistar os  

alunos

Saber o que os alunos entende sobre bullying e o que acham que pode fazer contra o bullying

Fazer apresentações de vídeos, palestras, teatros, dinâmica e debate

Para falar sofre como combater o bullying

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com