TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSELHO ESCOLAR

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Internacional Uninter.

CONSELHO ESCOLAR

Resumo

O presente texto terá por objetivo mostrar a realidade, a verdadeira face do Conselho Escolar. Mostrar seus eixos, quem realmente faz e deve fazer parte dele, pois é participando do Conselho Escolar que os Pais poderão assim cobrar seus direitos, direitos também de seus filhos e da Comunidade como um todo.

Por isso, é importante que esse Conselho Escolar realmente ocorra, pois sua função é fazer com que a Escola seja um espaço democrático, um espaço aberto não só a elogios, e sim ás críticas que muitas vezes são bastante construtivas.

Ressaltamos ainda sobre a importância do modelo de gestão utilizada na escola visitada, a Gestão Democrática, onde todos são ouvidos e tem voz ativa.

CONSELHO ESCOLAR. GESTÃO. EDUCAÇÃO.

O que se pode observar para quem participa do cotidiano escolar é a pouca ou em muitos casos nula participação da comunidade em assuntos ligados a escola. Muitas vezes a escola acaba fazendo com que a participação da comunidade escolar seja mecânica ou até mesmo restrita, como principais exemplos que essa participação acaba ocorrendo em reuniões e festas, em eventos que a comunidade escolar atua como meros figurantes sem tomar decisões relevantes para o futuro da instituição escolar. A decisão sobre o futuro da instituição vem em muitos casos já predefinidos ocorrendo apenas uma suposta participação dos sujeitos nas decisões.

Segundo Grochoska (2014, p. 23), “Os processos de encaminhamento das ações dentro das instituições de ensino se dão também com base nas relações entre sujeitos que ali se manifestam”.

Daí surge à necessidade da implantação e do fortalecimento dos conselhos escolares, como uma ferramenta atuante dentro do sistema escolar fazendo com que a escola se torne mais democrática. O conselho escolar não tem como função tão somente a fiscalização, mas também a função de atuar ao lado da escola fazendo um trabalho coletivo em prol da melhoria da instituição.

Sendo assim foi realizada visita ao Centro de Educação Infantil Carlos Drummond de Andrade na cidade de Canoinhas, estado de Santa Catarina. A referida instituição de ensino possui Conselho Escolar, diga-se de passagem, atuante, onde integram essa equipe um componente da direção da escola, dois professores, dois pais e dois componentes da equipe técnica da escola, vale ressaltar que existe sempre um titular do cargo e um suplente.

As reuniões são agendadas conforme a necessidade principalmente com o intuito de promover o bom andamento das atividades escolares, levando em conta a facilidade que o contato com os componentes do Conselho Escolar é realizada havendo efetiva participação. As reuniões têm como assuntos debatidos a organização e estruturação do Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e a resolução de conflitos escolares.

Em conformidade com o que foi observado nos conteúdos tratados na respectiva disciplina, pode-se constatar que o Conselho Escolar nessa instituição de ensino está organizado de maneira que vem auxiliando de modo eficaz na consecução das atividades escolares. Pelo que se pode observar, tal conselho foi instituído para promover o bem estar dos educandos, bem como de toda a comunidade escolar.

Diante do exposto, afirma-se que a gestão utilizada pela escola em questão é a Gestão Democrática, uma vez que todos os sujeitos envolvidos no processo são ouvidos, fazendo com que haja um crescimento mútuo, onde todos aprendem diante das dificuldades encontradas. Com isso um dos objetivos dos Conselhos Escolares vem sendo atingido, que é a realização do trabalho em grupo, respeitando a opinião de todos em prol da do crescimento da instituição escolar.

A gestão envolve toda a comunidade que faz parte do espaço no qual se propõe a ação pelo processo necessário, não se dando de maneira isolada com encaminhamentos estáticos. Para que a efetivemos como um processo de constante melhoria dos espaços, é necessário que haja planejamento (GROCHOSKA, 2014, p.91).

Um exemplo significativo, que pode ser citado é o Projeto Político Pedagógico da escola, que veio a ser estruturado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com