TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA:  CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFª: Mestre VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA

NOME: Letícia Schwab Rigotti                         RGM: 053.12068

  1. A BNCC estabelece que, no Ensino Fundamental, a escola precisa preparar o estudante para entender como a Matemática é aplicada em diferentes situações, dentro e fora da escola. Elabore um texto de 06 a 08 linhas, comentando essa afirmação. (texto PCN versus BNCC, anexado em material de aula_ arquivo).

A Matemática da BNCC foca nas ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural. Além disso, e principalmente, a Matemática a serviço de uma melhor compreensão da realidade com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para uma intervenção cidadã e critica nesta realidade.

A Proposta Curricular apresenta basicamente: A concepção de qual matemática deve o aluno se apropriar poderíamos chamar de “filosofia” da proposta em relação à Matemática. As competências que se espera, os alunos desenvolvem. Os conteúdos, saberes matemáticos, sobre os quais repousa o desenvolvimento destas competências

  1. É de real importância que os conceitos de quantidade sejam bem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que a criança não venha enfrentar problemas nos próximos anos de sua escolaridade. Comente essa afirmação, elaborando um texto de 4 a 6 linhas.

 Estudos têm evidenciado que estudantes com maior capacidade de contagem, que aplicam de forma adequada esse recurso, têm melhor desempenho em aritmética e são mais eficientes na realização de cálculos simples e complexos do que estudantes que possuem dificuldades no mecanismo de contagem.

Esses achados indicam que ter a habilidade de contagem desenvolvida implica em estar apto a estabelecer relações de um-para-um entre objetos de uma série e suas representações numéricas

  1. Escreva os nomes dos termos das operações básicas:
  1. 36 + 22= 58

36: parcela                            

22: parcela

58: soma

  1. 24: 8= 3

24: dividendo

8: divisor

3:quociente

  1. 5 x 7= 35

5: fator

7: fator

     35: produto

  1. 45 – 20 = 25

45: aditivo

20: subtrativo

25: diferença

  1. Segundo Katia Smole: O papel do professor é acreditar no potencial do aluno. Após ler o texto (BNCC), elabore um texto próprio, de 6 a 8 linhas.

(texto PCN versus BNCC, anexado em material de aula_ arquivo).

Sabe-se que cada estudante tem suas particularidades e especificidades no processo de ensino e aprendizagem, e o professor precisa de ações pedagógicas, para que esses alunos sintam-se incluídos durante as aulas, e essa tarefa não tem sido algo fácil para professores e professoras, especialmente para aqueles que ministram Matemática no âmbito da escola, uma vez que é preciso romper com a ideia de que este campo de conhecimento que se traduz como disciplina escolar na Educação Básica carrega consigo o estigma de ser uma disciplina nada agradável e difícil de aprender ficando muitas vezes no mundo das abstrações, fazendo com que o aluno tenha dificuldades de relacioná-la às diversas situações que imergem no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (320.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com