TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Infância

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2

Conceito de infância

A escolha do tema se deu por ser um assunto muito importante para a educação. O sentimento de infância é algo que caracteriza a criação a sua essência, enquanto seu modo de agir e pensar, que se diferencia do adulto e, portanto merece um olhar mais especifico.

Nos filmes o tema é bem explorado e deixam claro que algumas crianças não conseguem ter “infância”, na maioria das vezes tem que ajudar os pais e não tem tempo de brincar, e também não vão à escola, sendo tratados como adultos em “miniatura”.

Um exemplo disso é visto no filme “A Invenção da Infância” que mostra que ser criança não significa ter infância e também uma reflexão sobre o que é se criança no mundo contemporâneo. O filme enfoca com ênfase a questão dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adulto.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás; é importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso, é que se podem perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. Dessa forma acredito que na sociedade brasileira atual, apesar de existir uma legislação que defina o que é ser criança e também seus direitos reservados a infância, não é o que vivenciamos na prática, pois nem sempre ser criança é ter direito a viver a infância, seja pela exclusão social ou pela exploração do seu trabalho ou pela exposição delas as rotinas, aos valores e as práticas do mundo adulto.

Etapa 3

Mapeamento e Planejamento de um projeto educativo elaborado para o 1ºano do Ensino Fundamental.

O tema escolhido pelo grupo foi: Reciclagem.

Justificativa

Percebendo a escola, como instrumento fundamental à formação de um cidadão consciente a respeito da posição do homem na natureza, que se inicia individualmente, através de ações locais, direcionando-se para ações globais.

A iniciativa desse projeto visa gerar nas crianças a responsabilidade e a consciência ambiental desde os anos iniciais para que as mesmas já cresçam com este pensamento pois consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis,

Público alvo: 3º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivo:

Proporcionar às crianças através de atividades, oficinas, pesquisas, discussões e debates, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade, compreendendo a importância do saneamento básico e do tratamento do lixo para a saúde das pessoas e para a preservação e equilíbrio do Meio Ambiente e ainda que o contato e o uso dos recursos tecnológicos os auxiliem no processo de seu aprendizado.

Compreender a importância da reutilização e reciclagem de matérias (conceito dos três R’s reduzir, reutilizar, reciclar)

Áreas do conhecimento

Competência

Conteúdos

Habilidades

Avaliação

Língua portuguesa

- Utilização da expressão oral para trocar idéias, experiências e sentimentos, observando as regras próprias das situações comunicativas de diálogo, conversação e debate;

-Expressão de idéias e pensamentos através da produção de textos escritos a partir de situações significativas;

- Relato pessoal, conversas, narração, entrevistas, músicas;

Leitura/Compreensão da leitura em diferentes tipos de textos:

• Cartazes.

• Jornais.

• Revistas.

- exposição de idéias;

-argumentação;

- Leitura de textos diversos, relativos aos assuntos, em livros, revistas, jornais, etc;

- Fazer o uso do dicionário para procurar palavras.

Matemática

- Utilização das operações básicas na resolução de situações problema;

- Operação em Números naturais

• Adição.

• Subtração.

• Multiplicação.

• Divisão.

- Unidade, dezena, centena;

- Situações problema;

- Resolver e interpretar problemas envolvendo adição, multiplicação e divisão; dezena e centena; dúzia, metade e dobro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com