TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Mimise

Por:   •  1/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5
  • Texto 1

Observa-se que na imagem, os traços característicos estereotipados, nota-se a presença de uma mimese. O artista relata de forma clara usando o seu corpo uma imitação de um cangaceiro, com roupas na cor prata, acessórios e pose inspirados na personalidade de Lampião. Ele representa uma estátua, que não deixa de ser uma arte, na qual até muito difícil pois não pode se mexer, ele usa arte para ganhar uma remuneração de quem passa por ali.

Analisando o espaço de uma sala de aula, um aluno pode explorar tal processo de criação artística de maneira que faça a exploração da sua realidade do mundo que vive, temas atuais, do seu cotidiano, algum marco do País.

Explorar esse tipo de trabalho na sala é algo que além de enriquecer o trabalho do aluno faz com que de forma diferenciada envolva, mas os alunos a tomar o gosto pela arte e passar ter um olhar diferente, e adquirir um conhecimento prévio mais rico adquirindo conhecimento histórico e de mundo.

  • Texto 3

A música Gentileza de Maria Monte, a autora destaca elementos simbólico usando as cores, como o cinza que ela faz relação com a tristeza, ás sombras, ela tenta fazer probabilidade da canção com a realidade.

Na canção a autora relata na segunda estrofe a questão do ser humano ler pelas ruas da cidade palavras de gentileza, que devemos sempre carregar e não deixar que sejam apagadas ou esquecida. Levando essa estrofe para um contexto de sala de aula, de fato, o papel do professor é resgatar a todo tempo na sua turma uma boa ralação entre si. Relação essa que precisa existir não só dentro da sala de aula mas sim, em toda a sociedade.

O professor pode levar para sua turma trabalhos em grupo onde haja a interação dos alunos uns com os outro sem exclusão trabalhando todos os tipos de gentileza respeito, para que isso possa ser levado para toda a vida do estudante, como por exemplo em seu lar, convívio com os amigos e na sociedade.

A música de Marisa Monte nos deixa uma reflexão sobre o papel social, onde o amor liberta e da necessidade de mas amor pelo mundo, mas gentileza uns com os outros. A vida é algo que passa tão rápido e de forma divertida, no entanto precisamos ter amor uns com os outros, precisamos gerar gentileza sempre.

  • Texto 5

O fotógrafo Sebastião Salgado possui um trabalho rico e estético de suas fotografias. Ele é conhecido mundialmente pelos seus registros de mazelar e problemas sociais, observa-se que ele consegue capturar o que há de humano por trás do sofrimento. A imagem apresenta em preto e branco apresenta uma senhora com o seu rosto envelhecido, bastante idosa, porém trabalhadora.

Salgado relata a través da mimes a realidade de muitas pessoas, que de tanto trabalhar acaba se descuidando, em muitos dos casos sem estimulo, pois trabalham bastante e muita das vezes não conseguem nem o básico para sua sobrevivência. Os grandes afetados nos dias de hoje são aqueles que trabalham na roça que vivem apenas para o trabalho dia e noite em colheitas, pegando chuvas e sol.

Percebe-se que a imagem relata bem a vida dessa trabalhadora, o lenço na cabeça, roupas gastas e modelos mais antigos, as rugas, o olhar de cansaço. Consegue se ver que essa senhora através de seus sincero olhar é uma pessoa humilde. A fotografia deixa uma imitação rara da vida na arte, a vida dessa senhora que transmite ser uma senhora batalhadora.

As rugas no rosto de senhora deixam uma reflexão que a vida não para e que é preciso valorizar a cada dia. Segundo Platão, a imitação é algo que parte do entusiasmo do artista. Trazendo diversas reflexões ligada a obra, neste caso observa-se a compaixão, uma obra onde nos leva a pensar que a vida passa rápido e que todos nos envelhecemos e que precisamos aproveitar a cada minuto, sempre tendo amor pelo próximo.

  • Texto 6

O grande pintor brasileiro, Cândido Torquato Portinari em suas obras características expressionistas e retrata pessoas. As cores são grandes características de Portinari através de suas pinturas o mesmo conseguia transmitir suas emoções, fazendo levando os observadores a entrar no mundo das pessoas e paisagens representadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com