TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Música

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Música

Música é arte de combinar sons de maneira harmoniosa. É uma arte interpretativa que pode ser definida filosoficamente, para alguns os sons da natureza são música para outros não passam de ruídos. Apesar de não se ter uma definição exata para conceituar o que de fato é música algumas características são fundamentais para uma composição musical como: nota, timbre, intensidade, melodia, harmonia, ritmo e tempo. Ainda de acordo com os autores os valores culturais e os costumes da sociedade influenciam na criação e evolução musical (BENNETT,1986).

A história da música, principalmente no ocidente, pode ser dividida em vários períodos distintos. Apesar do processo de um estilo musical de determinado grupo social ser gradual e lento, podemos dividir a história da música em seis períodos. Música Medieval (até 1450), Renascentista (1450 a 1600), Barroca (1600 a 1750), Clássica (1750 a 1810), Romântica (1810 a 1910), Música do Século XX (1900 a diante). Muitos acreditam que a música tenha surgido na pré-história em rituais religiosos em agradecimento aos deuses pela colheita, pela caça e para pedir proteção (BENNETT,1986).

Não é nenhuma novidade que a música tem os mais diversos benefícios para a saúde e o bem-estar físico, psicológico, mental e social do ser humano. Segundo Areias (2016) esse conhecimento vem desde a época de Platão e Aristóteles. Contudo só em meados do último século foi possível para os cientistas estabelecerem uma relação entre a música e a recuperação de seus pacientes. Um dos maiores exemplos foi no final da segunda guerra quando um grupo de músicos foram convidados a tocar em hospitais para as vítimas das batalhas, o resultado foi tão positivo que em 1944 foi criada pelos americanos a musicoterapia (BENNETT,1986).

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas: Timbre (fonte sonora), Intensidade (forte/fraco), Altura (agudo/grave), Densidade (sons simultâneos), Duração (curto/longo). Produzindo-se assim harmonia, melodia e ritmo necessários para as composições. As composições dependem diretamente das experiências cultura e influências que o compositor recebeu do local onde vive e de sua história pessoal (MALANCHEN; MATOS; PAGNONCELLI, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com