TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Construtivismo e Interacionismo

Por:   •  3/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade de Uberaba

Trabalho em Grupo, Criança e Desenvolvimento: Construtivismo e Interacionismo.

Aline de Paula Santos, Licenciatura em Pedagogia, Turma 1, Etapa 5

Douglas Ricardo de Assis, Licenciatura em Pedagogia, Turma 1, Etapa 5

Nelma Maria de Oliveira, Licenciatura em Pedagogia, Turma 1, Etapa 5

Roberta Abrantes Gonçalves Gomes, Licenciatura em Pedagogia, Turma 1, Etapa 5

Uberaba

Junho de 2015.

INTRODUÇÃO:

  O capítulo III, do livro Criança e Desenvolvimento, Vol. 2, trata sobre a aprendizagem e o desenvolvimento para Vygotsky, seus postulados centrais e seus principais colaboradores, Luria e Leontiev, nos enriquece com a Teoria do sócio-interacionismo, e sua importância na constituição do individuo, e sua relação com a escola e o professor.

Após análise do Livro e de diferentes artigos relacionas aos estudos de Vygotsky, e discussões entre o grupo, foi possível responder as questões propostas pela professora na orientação de estudo.

CONCEITOS ABORDADOS NO CAPÍTULO:

A aprendizagem e o desenvolvimento humano se dão através da interação do individuo com os sujeitos mais experientes e capazes do seu meio, ou seja, a teoria histórico-cultural, onde a aprendizagem está presente desde o início da vida da criança, assim a mesma possibilitará o processo de  desenvolvimento e, principalmente, os das funções psicológicas superiores.

A aprendizagem na defesa de Vygotsky é anterior ao desenvolvimento, ou seja , ela será a alavanca de impulso para o próprio desenvolvimento,por meio da aprendizagem que o desenvolvimento ocorrerá.

QUESTÕES RESPONDIDAS DE ACORDO COM A VISÃO GERAL DO GRUPO

“A professora Tereza, ao ministrar suas aulas de Matemática, numa turma de seis anos, percebe que não está conseguindo fazer com que seus alunos compreendam as noções que envolvam a “adição”, bem como operacionalizar as chamadas “continhas”.”

1.    Qual seria a atitude do grupo, enquanto estudantes do curso de Pedagogia, diante do fato, junto à professora?

Acredito que a atitude do grupo seria a de orientar tal professora a escutar e analisar a problemática do aluno com relação ao conteúdo ministrado, lembra lá que é importante respeitar as possibilidades de raciocínio das crianças e que através disso ela pode organizar situações que proporcionem o aperfeiçoamento desse raciocínio. E que seria interessante atuar efetivamente na Zona de desenvolvimento próximo dos alunos, assim mediando o processo de ensino aprendizagem propondo atividades que estimulem a interação das crianças com situações do cotidiano que envolva soma. Depois disso ela deve utilizar essas situações para ela operacionalizar as mesmas.

2. No caso de uma intervenção por parte do grupo, quais seriam as recomendações/orientações do grupo para que a professora viesse a superar a situação vivenciada? Enumere pelo menos três orientações/recomendações.

  1. Questionar e ouvir da criança qual a principal dificuldade enfrentada.
  2. Optar por inserir a explicação, situações vivenciadas pelo aluno em seu dia a dia.
  3. Orientar a professora a buscar uma parceria com as famílias por meio de atividades significativas para as crianças, de modo que elas pudessem levar tarefas e os pais pudessem auxilia-las.
  4. Orientar a professora a realizar agrupamentos produtivos com os alunos
  5. Orientar a professora a utilizar diferentes técnicas de ensino da adição, uma vez que temos alunos com diferentes estilos de aprendizagem, que poderiam entender o processo se trabalhado de forma diferente. 
  6. Uso de jogos: na área pedagógica, o uso de jogos tem permitido aos alunos o prazer  através da ludicidade pedagógica.
  1. Os manuseios dos jogos didáticos motivam os alunos, uma vez que possibilitam uma visão ampla, lúdica e concreta. Mostra-se altamente eficaz para a aprendizagem significativa.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Acreditamos que os estudos e as experiências através do lúdico (JOGOS) incentivam o interesse e com isso sua aprendizagem se torna concreta e significativa, pois é através deles que a criança demonstra suas necessidades e interesses espontaneamente e desenvolve o raciocínio de forma natural e prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com