TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo Oculto é 'oculto' Mesmo?

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Pedagogia EAD/UAB

Disciplina: Currículo: Teoria E História

Profª.: Vanessa dos Santos Nogueira

Tutora: Profª. Andiara Dewes

Acadêmica: Lisandra Martinazzo

Polo: Faxinal do Soturno

O currículo oculto é 'oculto' mesmo?

O currículo oculto é oculto mesmo nas escolas mesmo estando ali no ambiente escolar todo tempo, dizendo a respeito a todas as manifestações que acontecem no ambiente escolar que não aparece no planejamento escolar (currículo oficial). Muitas vezes esse currículo oculto passa por despercebido pela escola e professores.

O currículo oculto é muito importante para todos na escola porque ele tem, aprendizagens sociais relevantes, atitudes, comportamentos, valores e orientações.

O currículo oculto são professores e alunos, carregados de sentidos próprios criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.  O currículo oculto é tudo aquilo que o aluno aprende na escola sem estar no planejamento escolar como atitudes, valores próprios e convivência. Currículo oculto é amizade, solidariedade, respeito, sinceridade, união para os alunos nas escolas. A escola deve ser transparente e mais real possível maior vai ser seu trabalho com os alunos e o aprendizado que vão ter esse é o currículo oculto. Currículo oculto é tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que estão no meio social e escolar; o currículo é oculto por que não aparece no planejamento do professor e no currículo oficial da escola (no papel).

Silva (2005), discute ainda que o currículo oculto deve ser identificado dentro das escolas, para que os professores tomem atitudes de mudanças. Tendo consciência do oculto para, de alguma forma, desarmá-lo, podendo assim diminuir com a opressão das classes sociais dentro da escola. O avanço escolar de um currículo pode ser construído com base nos interesses dos alunos e comunidade escolar por meio de diálogos. Dessa forma, esse trabalho transmitiu vários conhecimentos sobre Currículo oculto onde vou poder usa-los em minha vida profissional como pedagoga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com