TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo na Educação Infantil

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 11

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DA PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Cachoeiro de Itapemirim – ES, 30 de julho de 2018

RESUMO: A construção de um currículo próprio para a Educação infantil é considerado uma discussão recente e tem sido muito abordada em secretarias, fóruns, congressos e outros da área da educação. É percebido uma certa dificuldade de compreensão por parte dos profissionais da área, quanto a prática do que está proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais ao processo de ensino aprendizagem junto as crianças. O presente projeto tem por objetivo pesquisar a perspectiva das abordagens, das propostas e das práticas pedagógicas na educação infantil entre estudantes do curso de pedagogia, equipes gestora e pedagógicas nas escolas e salas de aula de algumas instituições municipais da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e mediações. Busca-se com os resultados dessa pesquisa ser possível obter uma perspectiva de como a educação infantil tem sido abordada desde a formação nos cursos de pedagogia até as práticas pedagógicas que envolve o processo de ensino e aprendizagem nas creches.

PALAVRAS-CHAVES: currículo, educação infantil, processo de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas.

ABSTRACT: The construction of a proper curriculum for the Education of children is considered recent and has been much discussed in secretariats, forums and congresses in the area of education. It is perceived a great difficulty of understanding, by the part of the professionals of the area, as the practice of these curricular proposals in the process of teaching and learning with the children. The present project aims to research the perspective of the curriculum approaches and teaching practice in children 's education among students of the pedagogy course, school management team pedagogical teams at some schools and classrooms from municipal institutions of the city of Cachoeiro de Itapemirim and mediations. With the results of this research, it is possible to have a perspective about how the childhood education has been approached since the g teaching and learning at school.

KEYWORDS: curriculum, early childhood education, teaching learning process, teaching practice.

1 - INTRODUÇÃO

O reconhecimento e valorização da Educação Infantil como Direito Social das crianças e dever do Estado está afirmado na Constituição Federal de 1988. O tema tem sido abordado sob intensas discussões principalmente o que diz respeito as práticas pedagógicas que devem ser adotadas para mediar as aprendizagens e o desenvolvimento de crianças em espaços coletivos. Afim de orientar quanto as práticas e outros referente a criança, o Ministério da Educação apresentou a Resolução nº5 de 17 de dezembro de 2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As Diretrizes apresentam a concepção de Educação Infantil vigente e estabelecem princípios que devem guiar as propostas pedagógicas dessa etapa. Contudo, vale ressaltar que se essa valorização da educação infantil não for acompanhada mediante a ações de melhorias nas instituições e na qualificação dos profissionais que nela atuam, estaremos perdendo a oportunidade de podermos preparar e educar crianças permeados nos princípios do respeito ao próximo, ao meio em que está inserida e a si mesma.

A trajetória do processo educativo enfoca cada vez mais a necessidade que o profissional tem de se conectar ao multiculturalismo social. Paulo Freire em sua perspectiva progressista acrescenta que (2011. p.12.) “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”. Logo reafirmando a necessidade de pensar em uma pedagogia de ação-reflexão-ação ao educador sob uma prática democrática em uma ação político pedagógica.

Nas escolas, principalmente dentro das salas de aulas, não é diferente do que apontam as discussões da área e escritas de autores como Senger ( 2006 p.18) que já ouviu educadores que disseram que metodologias como as “cinco disciplinas” são ótimas, mas que ainda ficam sem saber o que fazer na segunda-feira, ou se vale a pena tentar isso ou aquilo com os alunos ou ainda o que fazer com as pressões que vem de fora. Profissionais que não sabem por onde ou como começar gerando dificuldades na construção de sua identidade profissional. Esquecem que principalmente com as crianças de 0 a 5 anos, o cuidar e o educar são indissociáveis. Essa dicotomia deve manter-se equilibrada no processo de ensino aprendizagem ao conduzir a formação da criança.

Professores ainda tem dificuldade em reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, não conseguindo atender aos ritmos diferentes de aprendizagem ignorando seus resultados avaliativos. Infelizmente como afirma Arroyo (2018), A formação pedagógica, tende a um protótipo de profissional fiel a um currículo pragmático, formando um docente tradutor e transmissor dos conteúdos definidos e avaliados por provas oficiais. Um docente que não conhece o verdadeiro sentido da sua profissão, que não se envolve no projeto político pedagógico da escola, que não conhece seus pares, constitui-se de uma formação sem dimensões.

“... uma das razões que explicam este descaso em torno do que ocorre no espaço-tempo da escola, que não seja a atividade ensinante, vem sendo uma compreensão estreita do que é educação e do que é aprender. (FREIRE,2010.p.19)

A criança tem necessidade de se expressar. Vão se desenvolvendo a partir de relações que estabelecem com os adultos, professores e na escola com seus colegas. As reações dessas relações permitem que as crianças explorem o ambiente e tudo que envolve a afetividade e a emoção. É Papel da escola esforçar-se para oferecer um ambiente seguro e facilitador a aprendizagem, considerando as necessidades e a realidade da criança. Considerando que muitas crianças passam a maior parte do dia nas creches, é essencial que sejam atendidas por profissionais que saibam lidar com todas as vertentes da educação infantil. É fundamental oportunizar a participação da família para que compreendam o que é educação nas escolas para que possam compartilhar de reponsabilidades e assumir as próprias no processo de educação de suas crianças.

A construção de um trabalho pedagógico significativo deve ocorrer de forma coletiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com