TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo na Educação Infantil

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

O Currículo na Educação Infantil e o cuidar e educar como aspectos indissociáveis

A- Descrição do projeto: Realizei a tarefa a seguir com base nos conteúdos estudados na Unidade 3 A Proposta Pedagógica e o Currículo na Educação Infantil, da obra Fundamentos da Educação Infantil. Foi feita uma visita a uma escola de Educação Infantil (Maple Bear Campinas, e pedida assim uma autorização (em anexo) para verificar o currículo da escola. Realizei uma entrevista com a diretora e uma observação em uma sala de crianças de 3, 4 anos ou 4, 5 anos.

3 Etapa: Observação em uma sala (de crianças de 3 a 4, ou 4 a 5 anos) indicada pela diretora de acordo com os aspectos abordados na entrevista (perguntas 2 a 7). Na observação, será visto: se a concepção de criança que foi relatada na entrevista, se efetiva em sala de aula; como o desenvolvimento e as áreas de conhecimento são trabalhados em sala; como o cuidar e o educar são vistos e trabalhados; e também a organização do tempo e do espaço. Nesta etapa, um período de observação (manhã ou tarde) é suficiente.

4 Etapa:

Item 1e 2 : O desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pequenas ocorrem por meio de um intenso processo de interação com outras pessoas e com seu meio sociocultural, é portanto com as várias experiências partilhadas com o outro que a criança conquista e tem acesso a uma gama de linguagens que possibilitam

a construção de conhecimentos sobre o mundo ao seu redor.

TODA creche/pré-escola deve elaborar sua própria proposta pedagógica, juntamente com toda a comunidade educacional (gestores, professores, pais e crianças).

Com relação aos menores de três anos, as propostas de trabalho da educação infantil ainda se baseiam na criança que já fala, usa o penico, possui o controle esfincteriano e se locomove com independência.

Muitos ignoram o desenvolvimento afetivo-cognitivo dos bebês e baseiam-se no cuidado e na nutrição deles.

Iniciam-se, assim, de maneira equivocada, projetos embasados na escola tradicional, com os treinos de grafismos, a memorização de cores, a coordenação motora, o ensinamento das formas etc.

A proposta pedagógica expressa a identidade da escola, e, por isso mesmo, ela não pode ser copiada por outras instituições.

Dessa forma, como é bem apontado por Kramer (1997), a proposta pedagógica contém uma aposta; ela

não é algo acabado, pois deve ser reconstruída no caminhar.

O currículo na educação infantil remete-nos às concepções de trajetória, roteiro, aprendizagens e experiências operacionalizadas por etapas ao longo de toda a vida.

Podemos considerar que o currículo, na etapa da educação infantil, deve, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das capacidades humanas (cognitivas, motriz, de linguagem, de relação interpessoal, de equilíbrio pessoal) infantis e favorecer a aprendizagem de determinados saberes culturais que contribuam para o conhecimento do mundo ao seu redor.

Na educação infantil, o currículo de atividades precisa estar adequado ao nível de desenvolvimento da faixa etária em questão, além de ser significativo para a criança, ou seja, de ter sentido para ela. É um equívoco fazer um currículo se adequar, somente, às expectativas dos pais e do professor. Um exemplo de equívoco cometido por muitos pais se refere à necessidade de uma alfabetização precoce, o que não respeita o momento de desenvolvimento da criança.

Na educação infantil, pensar no currículo requer que tenhamos clara a concepção de criança como sujeito do processo educacional e a de instituições de educação infantil, creches e pré-escolas

Como espaços institucionais que cuidam, educam e promovem a aprendizagem.

Nessa perspectiva, o currículo pode contribuir ou não para o processo de aprendizagem: ele pode favorecer as atitudes mais passivas ou ativas das crianças na construção dos conhecimentos, mediante o significado que os adultos envolvidos no processo educacional das crianças derem à educação infantil e à construção da proposta pedagógica nessas instituições.

A elaboração de um currículo deve ter como base:

1) estabelecimento de metas e prioridades;

2) levantamento de recursos;

3) definição de etapas;

4) atividade;

5) avaliação.

Podemos considerar que o currículo, na etapa da educação infantil, deve, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das capacidades humanas (cognitivas, motriz, de linguagem, de relação interpessoal, de equilíbrio pessoal) infantis e favorecer a aprendizagem de determinados saberes culturais que contribuam para o conhecimento do mundo ao seu redor. Na educação infantil, o currículo de atividades precisa estar adequado ao nível de desenvolvimento da faixa etária em questão, além de ser significativo para a criança, ou seja, de ter sentido para ela.

É um equívoco fazer um currículo se adequar, somente, às expectativas dos pais e do professor. Um exemplo de equívoco cometido por muitos pais se refere à necessidade de uma alfabetização precoce, o que não respeita o momento de desenvolvimento da criança.

A compra de pacotes apostilados também deve ser problematizada, pois, em sua maioria, eles são conteudistas e não correspondem aos saberes necessários às crianças, especialmente àquelas menores de três anos de idade.

Ao se construir um currículo coletivamente, precisamos responder:

• a qual criança ele se destina e como ela aprende;

• em qual nível de desenvolvimento ela está e o que ela já

sabe;

• qual a concepção de educação presente na comunidade

educativa

O cuidar e o educar constituem-se nas funções essenciais da educação infantil, devendo ser operacionalizados de forma indissociável no cotidiano das creches e das pré-escolas. Esse fato requer a

Superação da dicotomia histórica das funções dessas instituições, ou seja, a primeira, eminentemente assistencialista, direcionando um atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com