TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 12

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL


Danieli Cristina Dresch Dewes

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização Lato Sensu, Faculdade Padre João Bagozzi, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em EDUCACAÇÃO INFANTIL. 

Orientadora: Profª Mariane Gava Marques

CURITIBA

2018

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

 

Danieli Cristina Dresch Dewes  [1]

Mariane Gava Marques [2]

RESUMO

O tema da pesquisa visa em compreender o desenvolvimento da criança através do brincar. É impossível aprender sem ter o lúdico como atividade primordial. O trabalho tem por objetivo sanar dúvidas sobre a importância do brincar no contexto Educação Infantil. Abordaram-se várias teorias sobre o tema, em busca de entender melhor a brincadeira e como ela faz parte da infância. A educação infantil é considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como meta o “cuidar e o educar” crianças de zero a cinco anos de idade, descobrem valores, sentimentos, costumes, desenvolvem a autonomia, a identidade e a interação com o meio. O brincar é considerado como atividade fundamental no desenvolvimento da criança, desenvolve conceitos, ideias, onde ela possa construir explorar, criar e reinventar saberes, refletir sobre a sua realidade e a sua cultura. Porém ainda se encontra dificuldades em algumas escolas bem como: o trabalho infantil, a falta de espaço adequado nas instituições de ensino para atender essa modalidade, a falta de recursos, e a má formação de professores. Compete aos professores manter o lúdico como atividade, pois do contrário a instituição infantil perderá a sua principal fonte de ensino. É através do brincar que o professor obtém informações riquíssimas sobre seus alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com os colegas, na construção do raciocínio lógico matemático, nas representações de mundo e de emoções, desenvolvendo todas as habilidades.

 [a]

Palavras-chave: Brincar. Infância. Criatividade. Interagir.    

1 INTRODUÇÃO

O tema da pesquisa refere-se em como compreender melhor o desenvolvimento da criança na modalidade Educação Infantil e qual a importância do brincar nessa faixa etária.

 No conceito educação infantil como espaço da aprendizagem é impossível aprender sem considerar o brincar como um recurso principal no desenvolvimento da criança.

O objetivo desse trabalho é esclarecer dúvidas sobre a importância do brincar no contexto da fase educacional denominada Educação Infantil, tendo o lúdico como um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem.

 Através de pesquisas em livros, sites e artigos científicos, referências de diversos autores que abordam discussões teóricas sobre o tema, buscou-se compreender melhor como a brincadeira faz parte da infância e o que ela desperta no cotidiano escolar da criança.  [b]

  Nesse contexto entende-se que é durante a infância que ocorrem as interações entre o mundo e o meio em que a criança se encontra, desenvolvendo um aprendizado significativo e de qualidade.

 Pensar em criança logo se pensa em brincar, pois, a infância é considerada como fase onde as brincadeiras ocorrem através do lúdico, é nessa fase que a criança aprende brincando[c].

  A educação infantil, outro tema a ser abordado neste trabalho, é considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como meta o “cuidar e o educar” crianças de zero a quatro anos de idade. [d][e]

 Nesta etapa da vida as crianças descobrem valores, sentimentos, costumes, ocorre também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com o meio e com os outros.[f]

 Outro assunto que se destaca na pesquisa é o brincar, considerado como atividade fundamental do desenvolvimento da criança durante a infância.

Desde os primeiros meses de vida, o brincar faz parte da rotina de aprendizagem faz com que a criança passa a desenvolver conceitos, ideias, onde possam construir, explorar, criar, reinventar saberes, e refletir sobre a sua realidade e a sua cultura. [g]

  Algumas escolas de educação Infantil nem sempre oportunizam o brincar de forma adequada, pois encontram dificuldades que impedem com que isso aconteça, bem como: o trabalho infantil, o espaço inadequado nas instituições de ensino para atender essa modalidade, a falta de recursos, a má formação e a falta de interesse de professores.

Porém, se o brincar auxilia na aprendizagem, cabe aos professores incentivar o lúdico, pesquisar e resgatar brincadeiras tradicionais e atuais, pois do contrário a escolarização infantil perderá a sua principal característica de ensino.

 É através do lúdico que o professor obtém informações riquíssimas sobre seus alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com os colegas, na construção do raciocínio lógico matemático, nas representações de mundo e de emoções, desenvolvendo habilidades dentro do seu próprio universo infantil.

Compreendeu-se com a pesquisa que a criança se desenvolve em todas as fases da infância através do brincar, pois a interação com o outro e com objetos faz parte do conhecimento na Educação infantil.

Sendo assim, entende-se que as brincadeiras e jogos tradicionais podem acrescentar características e aspectos relevantes no desenvolvimento infantil, assim, este trabalho de pesquisa visa sanar algumas dúvidas: Quais habilidades psicomotoras são desenvolvidas durante as brincadeiras existentes no ambiente escolar na educação infantil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com