TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Educação e Tecnologias

Por:   •  22/11/2023  •  Artigo  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 10

IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola                    

DA TEORIA À PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Noemi Silvano Chaves

Departamento de Educação e Tecnologias, Universidade Federal de Ouro Preto, noemisilvano@hotmail.com.

Resumo

Este artigo traz reflexões da importância da formação do saber docente e da formação do saber prático, bem como sobre suas peculiaridades e acuidade na educação para o desenvolvimento da criança. O texto apresenta o resultado da revisão de literaturas pensando no valor do exercício reflexivo na prática aliado à teoria apreendida, pensando em um professor com formação adequada contextualizando a educação infantil nessa abordagem da relação teoria-prática. A experiência vivenciada no estágio supervisionado também servirá de apoio na discussão da relação entre a teoria e a prática e sua importância na formação do sujeito, relacionando à formação inicial dos professores.

Palavras-chave: Educação infantil, prática docente, desenvolvimento infantil.

Introdução

A educação é capaz de proporcionar uma transformação interpessoal e cabe à escola e ao professor preparar cidadãos críticos e capazes para a vivência social. Para que isso aconteça, o professor deve carregar em sua prática a reflexão de suas práxis pedagógica na qual teoria e prática devem estar fundamentadas nos princípios básicos do desenvolvimento infantil.

Ao analisarmos as práticas pedagógicas, é possível observar a dicotomia existente entre a teoria e prática; a formação docente depende tanto da teoria, quanto da prática na vida escolar. Sendo assim, não podemos dar ênfase apenas à teoria em detrimento da prática.

O desafio fundamental do professor é compreender as teorias e subtendê-las em sua prática, para que diante das teorias consiga construir habilidades de proposta de uma educação transformadora e autônoma no processo de aprender.

A aproximação entre a teoria e a prática é capaz de vislumbrar novos horizontes que possibilitam almejar novas práticas de ensino que serão capazes de transformar a aprendizagem dos educandos numa aprendizagem efetiva, e o desejo de promover mudanças na educação deve estar arraigado em cada profissional da educação de maneira fundamentada e consciente em seu papel na sociedade e na valorização do aluno.

Numa sociedade caracterizada por constantes mudanças, onde novos papéis aos alunos e professores são frequentemente atribuídos, fica evidente que a aproximação entre teoria e prática nos possibilita buscar novas práticas de ensino, nos mostra novos horizontes que facilitam a aprendizagem dos educandos.

Desta forma, buscou-se através dessa pesquisa discutir algumas questões que inquietam muitos educadores, em especial aos jovens educadores que acabaram de se formar e se veem diante de grandes desafios, pois descobrem que a aprendizagem é diferente para cada aluno, mesmo que esses educandos sejam da mesma idade, o que não significa que a maneira de aprender é igual. Será a partir da discussão da natureza da função específica do professor e a sua diferente clientela que se procurará contribuir para a análise das questões do conhecimento profissional docente.

Adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica a fim de identificar o que os mais diferentes autores têm dito sobre esse assunto, quais suas ideias e quais questões têm trazido uma maior divergência de ideias entre esses autores.

A pesquisa bibliográfica é entendida como um tipo de investigação que busca, a partir de obras escritas, fundamentos que norteiam, afirmam ou se opõem a uma temática na qual nos propomos a estudar, proporciona ao pesquisador o contato direto com os materiais já escritos.

A pesquisa bibliográfica valoriza e retrata a ampliação de saberes, sejam eles de natureza teórica ou prática, uma vez que possibilita conhecimentos que outros pesquisadores, por meio de suas investigações, conseguiram analisar, organizar e disponibilizar para que outros interessados tenham acesso e deles façam uso.

 A Disjunção Entre a Teoria e a Prática

No século XVIII, como nos informa Monteiro, Kant escreve um pequeno opúsculo intitulado “Entorno ao tópico: talvez isso seja correto na teoria, mas não serve para a prática”, publicado em 1793, evidenciando a separação entre elaborações teóricas e seus resultados práticos.

Pimenta assegura que a atividade teórica por si só não leva à transformação da realidade; não se objetiva e não se materializa, não sendo, pois, práxis. Por outro lado, a prática também não fala por si mesma, ou seja, teoria e prática são indissociáveis como práxis.

A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria-prática, pois o professor se torna sujeito de sua própria prática, porquanto quanto mais se exerce a capacidade de aprender, mais se constrói e faz com que o professor consiga desenvolver seu papel de educador e formador das mais variadas opiniões.  

Giroux, ao analisar obras de Paulo Freire, compartilha da ideia deste, quando afirma que a teoria não dita a prática; formular teoria, pensar teoricamente, observar, julgar, uma dada realidade exige uma ação de leitura do social e um comportamento coerente que traduza essa ação.  

A prática pedagógica constitui-se de teorias que orientam os pensamentos e as ações dos professores durante os eventos que ocorrem em sala de aula, são conhecimentos e referências teóricas validados na prática que nos faz compreender que o desenvolvimento de competências nos alunos é impossível ser estimulado sem uma mudança expressiva por parte dos professores.

De acordo com Zabala os instrumentos teóricos para análise da prática devem ser reflexivos, e fazem parte da função social do ensino e do conhecimento de como se aprende. A avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma, portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão, a ação inicia a reflexão.

Construção do conhecimento docente

O “estudante” professor precisa saber como o conhecimento se constrói e se estrutura nos momentos em que ensina. Espera-se a aquisição de um nível de conhecimento da matéria que lhe permita ampliar as possibilidades de representação pessoal sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com