TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Educação em Tempos de covid-19

Por:   •  15/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

O Desafio da educação na Pandemia de covid-19: o uso da tecnologia no ensino fundamental l

Macione Santiago Xavier¹

Thânia Poliana Borges Mira Guedes²

Gisele Custódio de Souza³

RESUMO: A educação ao longo de sua trajetória é marcada por intensas transformações. Dessa maneira, a educação integra-se ao contexto social a qual ela está inserida. O abalo mundial com a explosão de uma nova doença, obrigou o mundo a se isolar socialmente, transformando o modo de convívio, trabalho e significativamente o da educação Objetivo: Analisar o cenário enfrentado por pais e professores durante a pandemia com as aulas em formato virtual. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, com fundamentos teóricos para contrastar com a prática. Resultados: A pesquisa desenvolvida possibilitou uma compreensão da concepção dos professores em relação ao ensino remoto com foco no ensino fundamental I, e apresentou a realidade das famílias com inexperiência tecnológicas para um acompanhamento pedagógico. Conclusão: Destacou o papel fundamental dos pais na mediação das aulas remotas onde se tornaram em professores presenciais e que viram seus lares como espaço propício para o estudo e o aperfeiçoamento das habilidades tecnológica dos docentes no período pandêmico.

Descritores: Educação remota; Tecnologia, cultura digital, ensino.

ABSTRACT: This article proposes to address the perceptions of the insertion of digital culture in the context of teaching-learning with a focus on the 2nd year of elementary school by teachers in adapting physical means to virtual learning spaces, as well as the participation of parents in this process. Objective: To analyze the scenario faced by parents and teachers during the pandemic with classes in virtual format. Methodology: Refers to a research of a quantitative nature, with a theoretical basis to contrast with practice. Results: The research carried out enabled an understanding of the teachers' conception in relation to remote teaching with a focus on elementary school I, and presented the reality of families with technological inexperience for a pedagogical follow-up. Conclusion: It highlighted the fundamental role of parents in mediating remote classes where they became face-to-face teachers and who saw their homes as a conducive space for studying and improving the technological skills of teachers in the pandemic period.

Descriptors: Remote education; Technology, digital culture, teaching.


[pic 2]

INTRODUÇÃO

A educação ao longo de sua trajetória é marcada por intensas transformações, uma vez que busca atender as necessidades de dado momento histórico. Dessa maneira, pode-se dizer que desde o período de colonização até os dias atuais a educação integra-se ao contexto social a qual ela está inserida. As discussões sobre a informática na educação são provocadas quando o educador profissional deve se posicionar contra ou a favor do uso das tecnologias e apontar os seus limites, sempre com muita competência, técnica de responsabilidade ético-pedagógica (ALMEIDA, 2005, p. 39).

Para Magalhães (2021), o fato é que a EAD e outras formas de ensino remoto mediadas por plataformas tecnológicas, aplicativos de celulares, rádio e televisão vêm sendo incentivadas pelas três esferas de governo, muitas vezes à revelia da legislação educacional vigente no país, e adotadas em larga escala, principalmente na rede privada de ensino. Esse processo, desencadeado em meio a uma pandemia, além de maximizar a exploração dos professores e jogar sobre eles grande parte do ônus causado pelo fechamento das escolas, também tem contribuído para descortinar as diferentes realidades em que vivem os estudantes brasileiros e de que modo elas afetam seu direito constitucional à educação.

O ano de 2020 foi abalado com a explosão de uma nova doença que obrigou o mundo a se isolar socialmente, transformando o modo de convívio, trabalho e significativamente o da educação. A pandemia da Covid-19, ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), motivou a obrigatoriedade do distanciamento social como possível alternativa para conter a dispersão da doença, até que se descobrisse alguma vacina que fosse capaz de controlar ou extinguir o vírus (AQUINO, 2020). Diante desta conjuntura, as modificações no sistema de ensino voltado às necessidades e exigências do período atual, que em decorrência do momento atípico, a educação buscou habituar-se ao novo fato histórico adotando como ferramentas para o ensino as tecnologias disponíveis, objetivando a continuidade da educação, mesmo fora do ambiente tradicional da escola, que se modificou, sendo realizado nas casas dos próprios docentes para os lares de seus educandos, que dividiram os afazeres domésticos dos responsáveis com aulas virtuais.

Mediante ordenanças oficiais de governo para incentivo do ensino remoto, muitas questões começaram a ser manifestadas, como a combinação do uso das tecnologias digitais com as interações presenciais, a partir dessas reflexões, definiu-se como pergunta problemática: como os professores readaptaram suas metodologias de ensino para o ambiente virtual? E, como os pais lidaram com conciliação de suas tarefas além de desempenhar o papel reverberar o ensino dos professores para os filhos/alunos? Como afirma Almeida (2005, p. 53) o ingresso da educação na informática não se deve apenas a boa vontade deste ou daquele educador ou do caráter progressista de determinado governo.

Neste sentido para Silva (2019, p. 8), a tecnologia, aliada aos processos educacionais surge como uma forma de auxiliar no campo pedagógico. Para o indivíduo moderno, é uma competência saber lidar com as tecnologias, e a escola deve estar preparada para fornecer esta capacidade. Esta revolução tecnológica torna a informação mais acessível, visto que os dispositivos móveis deixaram de ser privilégio de poucos. Assim, os novos meios de interação social modificaram as relações interpessoais, ampliando horizontes e, desta forma, acelerando as formas de comunicação, por intermédio das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

A formação de professores tem se mostrado insuficiente e incapaz de desencadear mudanças práticas e conceituais na realidade docente tanto na formação inicial como na continuada, pela falta de aprofundamento teórico e conhecimento específico dos professores, que tendem a impulsionar ou tolher o desenvolvimento dos estudantes. Por outro lado, quando o conhecimento teórico é disponibilizado aos docentes, isto também não garante sua concretização, pois em parte depende de fatores estruturais internos e externos, da vontade do querer fazer, do entendimento, e da sua consequente transposição didáticos para o cotidiano das salas de aulas (TAVARES, 2008, p. 29). Os professores devem e precisam ser capacitados, pois são a mola propulsora para o sucesso da implementação desses recursos no ambiente educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (456.6 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com