TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Instrucional (DI)

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 4 – Produção textual – O Desenho Instrucional (DI) e sua relação com a Educação a Distância

Reinaldo Borges Júnior

Com o desenvolvimento da sociedade, centrada no conhecimento, a Educação a Distância (EaD) tem crescido exponencialmente, impulsionada pela evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Neste sentido, ampliou-se a necessidade de se pensar no processo e nas práticas de elaboração de material didático para esta metodologia educacional, que, com suas singularidades, tem contribuído para potencializar a transformação da informação em conhecimento, para o desenvolvimento da competência do estudante. Este processo descrito é o que chamamos de Desenho Instrucional (DI) e sua aplicação fica evidente no que diz respeito à criação e elaboração de materiais didáticos, imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, que proporciona maior engajamento e participação dos alunos na EaD, além do prazer em aprender de forma protagonista.

Neste sentido pode-se observar que a Educação a Distância (EaD) em sua essência não se difere da educação tradicional. É nesta percepção que hoje a EaD, com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), realiza um papel relevante para o desenvolvimento social, pois por meio desta modalidade educacional é possível que pessoas com tempo escasso, limitações geográficas ou mesmo físicas possam ter acesso também ao conhecimento científico. Esta constatação tem aferido crescente interesse e investimento do governo que, em 1995, criou a Secretaria de Educação a Distância (SEED) evidenciando sua preocupação. Mas foi em 1996, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9.394, que a EaD passou a ter o seu real reconhecimento como política publica educacional. Nesta perspectiva, o país avançou na oferta de cursos dessa modalidade, em todos os níveis, por instituições especificamente credenciadas pela União.

A partir dessas considerações, sobre o DI, motivadas pela elaboração de materiais didáticos e práticas de design instrucional que potencializem a construção do conhecimento, surgiu a necessidade de intensificar a transformação da informação em conhecimento por meio do material didático em EaD. E a importância fundamental do DI está pautada neste cenário, de modo a possibilitar novos conhecimentos que possam contribuir com sua atuação no processo de elaboração de material didático.

Com base nesta percepção, o desenho instrucional (DI) para elaboração de material didático em EaD com foco na construção do conhecimento e ambientação do aluno é de extrema importância para motivá-lo o aluno em seu curso. Deste modo, o documento analisado (REFERENCIAS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA) descreve, de forma implícita, as fases do processo que o DI deve permear para elaboração do material didático na modalidade a distância, mapeia o processo de elaboração de material didático na EaD e identifica dimensões de estruturação do material didático em EaD pautadas na construção do conhecimento. De abrangência interdisciplinar pela natureza do seu objeto, o DI se classifica como um processo, com estratégia de investigação centrada no aluno.

Por fim, considerando-se que o material didático é o fio condutor no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na modalidade a distância, verificou-se que a definição das diretrizes de DI contribui para potencializar a transformação da informação em conhecimento e auxílio na metodologia EaD, atendendo as necessidades da educação que o aluno deve receber para que seus objetivos planejados sejam plenamente satisfatórios.

Referências bibliográficas

RAMOS, A. F.; SANTOS, P. K. A contribuição do design instrucional e das dimensões da educação para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Anais do XXVI – Congresso da SBC. XII workshop de informática na escola. De 14 a 20 julho de 2006. Campo Grande, MS. Disponível em: . Acesso em: 05 abril 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com