TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp;

Centro de Educação a distância

Pedagogia

Nome: Patrícia Suiquer Alves Pereira

R.A:1709987620

Desafio Profissional

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tutora: Ead Eliane Silva

São Gonçalo Do Abaeté

25/05/2015

INTRODUÇÃO

As tecnologias de informação e comunicação estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. Ao discutir o assunto, é preciso lembrar a disparidade de condições entre as escolas do país, pois, enquanto algumas já trocam por tablets os notebooks, com que os alunos acessam a internet e a intranet, outras carecem de meios elementares, como espaço - mas fazem um trabalho digno nas condições em que atuam. Certos recursos devem ser rapidamente incorporados ao instrumental educativo, pois permitem, por exemplo, ver células vivas em três dimensões, observar galáxias distantes por meio de um telescópio em órbita e acessar exposições de arte e ciência em museus de todo o mundo.

Considerando tudo isso, passemos a pensar e propor uma reflexão sobre o serviço de que acontece a partir da sala de recursos multifuncionais onde se efetiva na ação do projeto. O presente artigo se constitui num trabalho resultante de uma problemática da ONG Criança Esperança que objetivou analisar a construção do Projeto Esperança com tecnologias para a educação, verificando de que forma este expressa às especificidades do futuro dessas crianças. Propondo fazer um recorte do referido desafio, este texto discute a importância do Projeto na construção de uma escola que é capaz de conviver, valorizar e fortalecer.

Passo 01

A novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe a você propor como será este espaço. Visualize um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistidas devem ser utilizadas.

Ambiente/Sala Temática: Sala de Alfabetização Digital

Usuários: Ensino Fundamental I

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias

 de uso

Objetivos

Aplicação de

tecnologias assistivas

mesas educacionais que levam os alunos a se familiarizarem com a linguagem escrita, encaixando blocos coloridos em um grande painel eletrônico interativo.

as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados, descobrir acentos e interpretar textos.

Aprender a ler e escrever

blocos coloridos em um grande painel eletrônico interativo.

Ambiente/Sala Temática: Laboratório de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Usuários: Ensino Fundamental

Recursos Tecnológicos

Justificativa e

estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de

tecnologias assistivas

uma lousa interativa, computador ligado a internet, max câmara

levar mais promoção ao ensino-aprendizagem dos saberes, pois as disciplinas envolvidas nestas ciências necessitam de propostas pedagógicas inovadoras e estratégias metodológicas apropriadas ao tempo presente.

Ensinar os alunos de uma forma que eles se interessa mais pela aula.

Pesquisas, jogos educativos, e vídeos.

Passo 2

            Com o uso das salas temáticas as crianças que a ONG recebe, pode utilizar os recursos para acercar site com texto interativos  que despertar o interesse e aprendizado, e desenvolvem habilidades para trabalharem com as tecnologias que a sala oferece a eles, para que os encontros sem tornem  interessante e motivadores.  

           Os professores devem incentivar  a participação do aluno, a interação entre eles, a pesquisa, o debate, o dialogo com finalidade de promoverem o conhecimento. Promoverem um intercâmbio entre a aprendizagem como meios e recurso tecnológicos que estamos inseridos  em forma de educar e ensinar de maneira que, desperte interesse.

          Garantir um espaço dinâmico, para que possa propor desafios, incentivar, reflexões para estabelecer conexões entre o conhecimento e qualidade de informações obtidas.

          Nos dias atuais não precisamos necessária a mente de lugar para encontros podemos também poupar ate tempo o  aluno e o professor pode se interagirem por meios de diversos meios de comunicações de massa por exemplo ( por meios de bolg, vídeos chamadas, email, e bate papo).

          Os professores poderão utilizar dos recursos para planejarem suas aulas como fazendo vídeos, jogos, e utilizando e aplicativos e assim tornando suas aulas mais dinâmicas e interessante. Os professores ainda podem produzirem uma peça de teatro utilizando a matéria que está sendo dada para que o aluno aprenda mais fácil e ao mesmo tempo se divirta,com isso ele ira presta mais atenção e aprender bem mais alem de ficar mais focado.

Para promover as mudanças, os esforços devem ser concentrados nas pessoas-chave, que são os professores. Estes devem ser capacitados para a promoção das mudanças, tornando-se agentes. Capacitar os professores não significa simplesmente promover treinamentos de uso das novas ferramentas de informática mas, sim, conduzir um processo articulado de mudança de mentalidade perante a educação, uma mudança do currículo e dos conteúdos das disciplinas, além de uma mudança dos materiais a serem trabalhados. Os professores e os tutores funcionam como uma chave para direcionar os alunos ao aprendizado motivado (Maia e Meirelles, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (121.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com