TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EJA como promotora da Inclusão Social

Por:   •  27/7/2017  •  Artigo  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS DE ROLIM DE MOURA - RO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA - IV PERÍODO

            EVANE SCHRAM

LUCILENE ALVES DOS SANTOS

    MARCIA ALVES FERREIRA

A EJA COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO SOCIAL

ROLIM DE MOURA-RO 2017

                                                               

                                                                   EVANE SCHRAM

                                                      LUCILENE ALVES DOS SANTOS

                                             MARCIA ALVES FERREIRA

A EJA COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO SOCIAL

Trabalho apresentado no IV Período de Pedagogia, para Avaliação parcial da disciplina de Fundamentos e Práticas em Educação de Jovens e Adultos, sob orientação do Prof°. Dr° Nelbi Alves da Cruz.

ROLIM DE MOURA-RO

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................04

OBJETIVO GERAL...............................................................05

OBJETIVO ESPECÍFICO.....................................................06

JUSTIFICATIVA....................................................................07

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................08

  1. INTRODUÇÃO

   A atual realidade educacional brasileira é inaceitável, embora hoje os alunos tenham muito mais opções para poder concluir seus estudos, muitas vezes ocorre de haverem desistência, motivadas por diversos fatores de ordem profissional e social, este presente projeto visa demonstrar qual o perfil, a realidade do aluno, bem como as possíveis mudanças a serem discutidas para um melhor aproveitamento do conhecimento.

 2. OBJETIVOS:

2.1 - Objetivo geral:

        Compreender a real importância da EJA como promotora da inclusão social.

Despertar nas pessoas a real importância do ensino em EJA para o resgate da dignidade humana e inclusão social, privada por uma sociedade injusta e preconceituosa para com os analfabetos, esse sistema de ensino tem papel fundamental no processo de inserção social, dessa parcela da população, uma vez que, nos tempos atuais, há uma grande necessidade nesse quesito de haver a inclusão no mercado de trabalho tão competitivo.

2.2 - Objetivos específicos

         É perceptível que o aluno da EJA, não dispunha de oportunidades educacionais próprias da idade evidenciadas por diversos fatores que interromperam seu período de escolarização habitual. Vale lembrar também nessa sociedade do século XXI percebe-se que há uma grande dificuldade do alunato, na inserção no mercado de trabalho, se o mesmo não houver capacitação para o exercício da função exigida.  

         Realmente é de vital importância essa modalidade de ensino, pois contribui para a inclusão social. Não é apenas um veículo de promoção e recuperação do tempo perdido pelos alunos, mas também contribui consideravelmente na mudança de realidade do cotidiano do individuo.

  3.  JUSTIFICATIVA        

        O presente trabalho objetiva reforçar a importância da educação em EJA pode garantir de um modo em geral uma recuperação dos valores sociais, culturais, morais, éticos e do individuo, que de alguma forma não pôde usufruir desses benefícios no período regular, minimizando assim as diferenças existentes no âmbito social.

          De acordo com os dados estatísticos realizado pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 33 milhões de analfabetos funcionais- pessoas a partira de 15 anos, com menos de 4 anos de escolarização. O enfrentamento dessa dívida de caráter social é sem dúvida nenhuma inerente a construção de uma nação com inclusão e justiça, assunto tão amplamente discutido e que rende muitas opiniões.

O perfil do aluno da EJA, é baseado no que também ele traz como bagagem de sua própria realidade pois o mesmo tem acesso às diversas informações que os possibilita na tomada de decisão, na opção consciente e na participação das questões que afetam a todos que vivem em sociedade, tornando-o um ser humano mais critico e consciente de seu papel em sociedade, então o EJA existe para melhorar as condições de vida e de trabalho desse cidadão, melhorar os seus interesses, melhorar a sua auto-estima, podendo assim terminar os seus estudos de forma digna, promovendo seu bem-estar social.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

4.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       No Brasil, o discurso sobre a inclusão social pela via da educação é bastante antigo. Qualquer brasileiro reconhece que a educação é um instrumento que vai permitir a busca por uma melhoria de vida, bem como a capacitação para que o mesmo possa competir no mercado de trabalho atual. A peça fundamental nessa sociedade moderna é o conhecimento, visto que as transformações no mundo do trabalho e o impacto das novas tecnologias exigem um homem mais capacitado e melhor preparado para ter sucesso  pessoal e profissional.        

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, utilizada pelos jovens e adultos que não tiveram oportunidade devido a algum motivo, na sua idade própria.

           De acordo com a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação) 9394/96 no artigo 37- “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.

         O artigo 4° da Lei 9394/96 inciso VII salienta que “ o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: oferta de educação escolar regular de jovens e adultos, com modalidades adequadas as suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com