TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA ESCRITA: UMA ANALISE DA PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA ESCRITA

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.552 Palavras (27 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 27

O ENSINO DA ESCRITA: UMA ANALISE DA PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SERIES INICIAIS NAS OBRAS DE JOÃO WANDERLEY GERALDI E IRANDÉ ANTUNES

José Wilson Rodrigues

RESUMO: O presente trabalho tem como tema central o ensino da escrita. Propõe fazer uma apresentação dos princípios norteadores para o ensino da escrita na literatura especializada. Trata da problemática em questão, especificamente, nas obras de João Wanderley Geraldi (2011),(1997) e Irandé Antunes (2003), discutindo as propostas dos autores, as concepções que os direcionam e que orientam  o ensino da escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo bibliográfica, a pesquisa nessa modalidade possibilita estudar mais detalhadamente uma dada questão, aprofundar e problematizar um tema e, ao mesmo tempo, não esgotá-lo. A pesquisa também se complementa em reflexões feitas a partir de momentos de observações e experiências em sala de aula durante as atividades de estágio. Como resultados do estudo aqui empreendido, vimos que a perspectiva interacionista orienta os pressupostos presentes tanto em João Wanderley Geraldi como em Irandé Antunes. Além disso, os dois estudiosos pouco divergem nas diretrizes apontadas para um trabalho com escrita em sala de aula. Concluímos que, uma questão levantada pelos dois autores, está em torno do fim a que se dá às produções textuais, apontando para a necessidade de um efetivo trabalho que garanta a inerente qualidade da prática social de escrever, o seu caráter interacional.

PALAVRAS- CHAVE: Escrita. Ensino. Interacionismo.

[pic 1]

 [pic 2][pic 3]

ABSTRACT:This work is focused on the teaching of writing. Seeks to make a presentation of the guiding principles for the teaching of writing in the literature. Covers the issue in question, specifically, in the works of John Wanderley Geraldi (2011), (1997) and Irandé Antunes (2003), discussing the proposals of the authors, the conceptions that direct and guide the teaching of writing. The methodology used was the research of bibliographical, research in this mode allows further study a given matter, deepen and discuss a topic and, at the same time, not exhausted. The research also complements reflections made from observation moments in the classroom during training activities. As study results here undertaken, we saw that the interactionist perspective guides the assumptions present both in John Wanderley Geraldi as Irandé Antunes. Moreover, the two scholars differ little on the guidelines given for a job with writing in the classroom. We conclude that an issue raised by the authors, is around the end to which it gives textual productions, pointing to the need for effective work to ensure the inherent quality of the social practice of writing, its interactive character.

KEY WORDS: Writing. Education. Interactionism.

  1. Introdução

O presente trabalho discute questões relacionadas ao ensino de Língua portuguesa, mais especificamente sobre o ensino da escrita. Buscamos na literatura especializada da área, referenciais que tratam sobre a questão. Percebemos dois grandes nomes que se dedicam a questão, Irandé Antunes (2003) e João Wanderley Geraldi (2011) e (1997).

Escolhemos Irandé Antunes por apresentar em suas obras uma grande preocupação sobre o ensino da escrita e tal tema é discutido dentro da perspectiva interacionista.

Dentro dessa mesma temática, João Wanderley Geraldi vem contribuindo significativamente, sendo suas obras publicadas em décadas anteriores, hoje muito revisitadas, mostrando a pertinência de suas considerações para o ensino de Língua portuguesa atualmente.

Essa pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como objetivo analisar o ensino da escrita nas obras de Geraldi (2011) e Antunes (2003), assim como, verificar quais são as concepções que norteiam esse ensino, além disso, problematizar o ensino da escrita não com o intuito de esgota-lo, mas sim de compreendê-lo para promover uma ação mais adequada quanto ao ensino de Língua Portuguesa.

Para tanto, realizamos uma análise bibliográfica sobre a problematização do ensino da escrita na obra de Irandé Antunes (2003), “Aula de Português: encontro e interação” e nas obras de João Wanderley Geraldi (1997), “Portos de Passagem” e (2011), “O Texto na Sala de Aula”, e também analisar suas concepções a respeito de Escrita, Linguagem e Texto.

O motivo de realizarmos a seguinte pesquisa na modalidade bibliográfica vem com a necessidade de se aprofundar na questão, explorando especificamente o tema da escrita nesses autores, nos dar a possibilidade de problematizar um tema detalhadamente. Também creio que nesse trabalho aprofundo a minha formação intelectual dentro de um tema tão importante para a minha atuação profissional.

 Esses autores que analisamos foram escolhidos por causa de que possuem concepções de ensino da escrita que consideramos adequadas e relevantes para o ensino de Língua portuguesa. Essa leitura teórica tem também por finalidade contribuir com futuros e atuais profissionais da área de Língua portuguesa.

No primeiro momento, vamos realizar reflexões a respeito do ensino da escrita. Logo em seguida, vamos expor as concepções de escrita, de linguagem e texto de Irande Antunes (2003). Em outro momento discutiremos a respeito de suas orientações didático-pedagógicas para o ensino da escrita.

Em outro instante, esclareceremos as concepções de linguagem, de escrita e texto de João Wanderley Geraldi. Posteriormente, apresentaremos suas orientações didático-pedagógicas para o ensino da escrita.

No segundo capítulo, temos como finalidade caracterizar o tipo de pesquisa que foi utilizado no trabalho, bem como especificar os objetivos e o tipo de material que foi utilizado para a realização da pesquisa, além disso, expor como surgiu a ideia da pesquisa e os métodos utilizados nela.

Por fim, posicionaremos criticamente a respeito das opções didático-pedagógicas sobre o ensino da escrita de Irandé Antunes e João Wanderley Geraldi.

  1. Reflexões a respeito do ensino da escrita

Para iniciarmos as reflexões sobre o ensino da escrita, evocamos primeiramente o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - (1997) acerca do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental.

 As pesquisas na área da aprendizagem da escrita, nos últimos vinte anos, têm provocado uma revolução na forma de aprender como esse conhecimento é construído. Hoje já se sabe que aprender a escrever envolve dois processos paralelos: Compreender a natureza do sistema da escrita da língua --- os aspectos notacionais --- e o funcionamento da linguagem que se usa para escrever --- os aspectos discursivos. (p,48).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com