TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  13/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Pedagogia 4º e 5º semestre

São José do Rio Pardo

2015

Introdução

        O trabalho intitulado “O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL” tem como objetivo investigar questões inerentes ao ensino dessas disciplinas e propor metodologias apropriadas a essa modalidade de ensino.

        De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia, o professor que trabalha com essas disciplinas nos anos iniciais do ensino fundamental deve considerar o local em que o aluno convive, para desenvolver conceitos e refletir sobre certos eixos temáticos.

Vale lembrar que as discussões em trono da formação de professores não são preocupações novas, elas estão presentes ao longo de toda a história da formação de professores no Brasil.

Considerando a ideia de que a carga horária destinada ao ensino de história e geografia na maioria dos cursos de formação de professores é insuficiente, justifica o fato do ensino em sala de aula não atender às perspectivas dos PCNs.

                

        

Desenvolvimento

Em tempos de globalização, muitos estudiosos e o próprio PCN enfatizam a significância do ensino de história e de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental ser desenvolvido por meio de reflexões alicerçadas na realidade empírica que caracteriza o local, entendido como sendo o lugar, o entorno dos alunos.

Para Cruz (2003), o ensino dessas disciplinas é de grande importância, já que para ele:

“Estudar História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História e da Geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva.”

O ensino de história e geografia é tão importante quanto o de matemática ou língua portuguesa. Cabe ao professor buscar maneiras apropriadas de se trabalhar em sala de aula, a fim de haver uma aprendizagem significativa.

Cabe ao docente mostrar a real importância do Ensino de História e de Geografia, já que estudá-las não é só ver o que já aconteceu (passado), ou ver que existem mapas e países, mas sim mostrar o que está acontecendo hoje, fruto dos ocorridos tempos atrás e as atualidades que ocorrem pelo mundo aonde se localizam os países.

No decorrer da pesquisa foi observado que a real formação dos docentes não está de acordo com o que se é esperado dos professores em sala de aula. Como o curso de formação em Pedagogia é amplo, ao abordar diversas áreas, como Metodologia de História e Geografia, Didática, Alfabetização, cada uma dessas devem ser trabalhadas de uma maneira mais sucinta e específica, com conteúdos mais básicos. Por essa razão, os estudantes de Pedagogia acabam sendo prejudicados, já que ao concluírem o curso, os conteúdos ensinados na Universidade não serão suficientes ao exercerem suas carreiras, cabendo a cada profissional dar continuidade a sua formação.

O Ensino de História e Geografia em diferentes Universidades

Ao analisar os dados da pesquisa realizada, podemos perceber as diferenças e as semelhanças existentes na carga horária, ementas e conteúdos trabalhados na disciplina de Metodologia do Ensino de História e Geografia em diferentes Universidades.

A primeira Universidade observada foi a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Constatamos que a meta principal da disciplina em questão é realizar uma análise da educação geográfica na educação básica, elaborando propostas que possibilitem discutir a didática da geografia. Ao analisar a ementa de uma maneira geral, percebemos que esta Universidade da um enfoque privilegiado ao ensino da Geografia, que se sobressai em relação ao ensino de História, podendo ser prejudicial ao aluno, que em seu futuro docente terá a tarefa de trabalhar de forma interdisciplinar.

A carga horária da universidade em questão é de 32 horas, no total destas, duas aulas são destinadas a pesquisas de campo, com visitas a museus e exposições.

Dentre os autores estudados no conteúdo desta disciplina estão Sônia Castellar, Nelson Rêgo, Anna Maria Carvalho entre outros autores renomados no ensino de história e geografia.

A segunda instituição observada foi Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC. Em sua ementa, deixa claro que o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e História nas séries iniciais do Ensino Fundamental, se dá através da construção dos conceitos de espaço e tempo e relações sociais, focalizando as tendências e os pressupostos teórico-metodológicos.

O objetivo geral dessa disciplina é fazer os alunos compreenderem a real importância da mesma, instrumentalizando os educadores em formação para uma prática pedagógica calcada no ensino-pesquisa.

Os conteúdos trabalhados nesta universidade vão desde os fundamentos teóricos do ensino de história e geografia nas séries iniciais, conceitos temporais e espaciais, até a elaboração de um projeto de investigação para docência no ensino de história e geografia nas séries iniciais.

Em relação a sua carga horária, a Universidade do Estado de Santa Catarina dedica 60 horas do semestre letivo para essa disciplina.

Para finalizar a análise, tomamos como base a ementa da Universidade Paulista – UNIP. Seu principal objetivo é construir uma relação dialógica entre a história e geografia, nos conceitos de tempo e espaço. Busca também uma articulação entre a teoria e a prática, dando sustentação ao ensino destas disciplinas, fazendo o futuro docente refletir sobre suas práticas educativas e instrumentos utilizados.

Apesar dos conteúdos serem trabalhados separadamente, o futuro professor deve ter em mente que deve-se trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas de história e geografia, já que tempo e espaço não se separam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com