TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Manaus - AM

2018

LÚCIO FLÁVIO SOUZA MEDEIROS

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho da disciplina PPAP – Projeto e Prática da Ação Pedagógica, apresentado a UNIP do curso de pedagogia, para obtenção da nota parcial, sob a orientação da prof. MsC Maria Sirleide Lima de Melo.

Manaus – AM

2018

SUMÁRIO

1 TEMA..................................................................................................................02

2 DELIMITAÇÃO...................................................................................................02

3 PROBLEMA........................................................................................................02

4 OBJETIVOS........................................................................................................02

4.1OBJETIVO GERAL...........................................................................................02

4.2OBJETIVO ESPECIFICO..................................................................................02

5 JUSTTIFICATIVA...............................................................................................03

  1. METODOLOGIA............................................................................................03

  1. PESQUISA....................................................................................................04
  1. AS MATRIZES CURRICULARES.....................................................................04
  1.  Principais dificuldades relacionadas ao conteúdo de história e geografia....................................................................................................05
  1. RELATÓRIO DE CAMPO................................................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................15

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................17

ANEXO.................................................................................................................19

INTRODUÇÃO

        Na base de entender melhor como se processa as ementas dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos, bem como vivencia-la no âmbito escolar. Esses conteúdos podemos vê-los nas  disciplinas de História e Geografia, conceitos e saberes necessários de extrema importância, e que subsidiarão a apropriação pelos alunos do processo histórico no qual estão inseridos como indivíduos ativos, responsáveis e capazes de modificar sua história e o espaço em que vivem.

        Por tanto é de fundamental importância que o professor esteja apto para proporcionar aos alunos, e de diferentes formas e maneiras a construção desses conhecimentos para que haja um verdadeiro aprendizado, e não somente o repasse dessa disciplina, pois trata-se, em suma, do caminho da real construção de conhecimento, da construção do conhecimento significativo, em qualquer lugar ou curso que seja organizado.

        Baseados em algumas matrizes e ementas curriculares para a disciplina de metodologia e práticas de ensino de história e geografia de cursos de pedagogia, e também dos cursos de geografia e história como eles estão se eles são preparados para a sala de aula ou não.

        Nesse sentido, procuramos fazer uma análise do ensino de história e geografia na formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Educação Infantil.

        Verificamos como está se processando o ensino destas disciplinas dos professores formados em História e Geografia, no ensino destas disciplinas nas series iniciais do ensino fundamental e educação infantil.

        

PROJETO E PRÁTICA DA AÇÃO PEDAGÓGICA

  1. TEMA

O ensino de História e Geografia na formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

  1. DELIMITAÇÃO

         A importância da formação do professor nas series inicias nas disciplinas de História e Geografia.

  1. PROBLEMA

Como as matrizes dos cursos de Pedagogia, História e Geografia, contemplam a formação de professores para o ensino de História e Geografia nos anos iniciais?

  1. OBJETIVOS

  1. GERAL

Analisar, comparar e refletir sobre a formação dos professores na metodologia do ensino de história e geografia, a partir de princípios teóricos, matrizes e ementas curriculares, e entrevistas, se esses alunos estão sendo incentivados a construir durante a formação modos de trabalhos diversificados que possam potencializar posteriores práticas em sala de aula de maneira significativa e proveitosa. Se as matrizes dos cursos de pedagogia, história e geografia, contemplam a formação dos professores e auxiliam na sua atuação.

  1. Objetivo Específico
  • Dominar princípios teóricos e metodológicos das áreas de conhecimento que se constituam objeto de sua prática pedagógica.
  • Adquirir a capacidade de articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e na prática educativa.
  • Analisar documentos (matrizes curriculares) com base em fins específicos.
  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto justifica-se por proporcionar aos alunos uma reflexão entre a sua formação e ás práticas dos professores que já atuam, podendo potencializar seus estudos e direcionando-os mais produtivamente, aproveitando amplamente o pouco tempo reservado a metodologia de história e geografia, visto que estes são eixos fundamentais na escolarização e na construção da identidade das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com