TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ANDRESSA ROBERTA G. DOS SANTOS N841FD-3

LARISSA LAINE CAVICHIOLI BECKERT C89CED-7

LIRY ANNE CUNHA MOREIRA DE MENEZES C918ID-1

O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

MANAUS

2018

  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo mostrar por meio de pesquisas bibliográficas, como está sendo colocado o ensino de história e geografia nos cursos de ensino superior em pedagogia, visto que os futuros acadêmicos serão aqueles que, estarão em sala de aula aplicando tais matérias/ conteúdos.

        Como já está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os alunos devem ser capazes de compreender a cidadania, bem como vivencia-las no ambiente escolar. Portanto o ensino de História e Geografia tem grande importância no currículo escolar do aluno.

        Para que esse ensino seja repassado de forma coerente, onde os educandos irão aprender com êxito, o presente trabalho irá analisar a ementa curricular de três universidades (não serão citadas seus nomes), para saber como está sendo trabalhado esse tema com os acadêmicos de pedagogia, visto já a sua importância.

  1. JUSTIFICATIVA

           O projeto tem por foco provocar nos alunos uma reflexão entre o tradicional e o novo, entre os professores que estão em formação e os que já atuam na área, trabalhando assim de forma produtiva e inovadora  potencializado  os estudos de história e geografia de forma proveitosa com o pouco tempo que lhes é dado. Tendo assim História e Geografia como grande importância na construção de identidade dos alunos nos seus primeiros ciclos escolares.

          História e Geografia já passaram por algumas transformações na educação sendo uma delas a separação da matéria “estudos sociais" que tornava as duas uma só. Fazendo assim os alunos e professores terem consciência da importância de cada um o que gera na prática resultados positivos de aprendizagem para ambas as partes.

        

        

  1. DESENVOLVIMENTO

        Observa-se que por muitos anos o ensino de história e geografia que se passa para os alunos do ensino fundamental, vem sendo marcado por metodologias onde a memorização (matéria decorada) é o objetivo principal, mesmo sem o professor perceber seu ato.

        A nova LDB/96, os conteúdos voltam a fazer parte das discussões através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde estes propõe uma mudança de enfoque aos conteúdos curriculares. Portanto, ao invés de um ensino em que o conteúdo é visto como fim em si mesmo, os PCNs propõem um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

        O professor de ensino fundamental é formado em pedagogia, e não em matérias especificas, portanto, leva o que aprendeu no ensino superior para a sala de aula, e muitas vezes não procura por metodologias diferenciadas, deixando assim, seus alunos com deficiência no aprendizado.

Segundo o autor Pimenta (1999, p. 22),

“Conhecer significa estar consciente do poder do conhecimento para a produção da vida material, social e existencial da humanidade”. O docente deve ter o saber, mas principalmente ter a competência de saber transmitir, pois as competências do professor são indispensáveis para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa.”

        Por esse motivo, viu-se a necessidade de se investigar o conteúdo programático dessas matérias (história e geografia), nos cursos de ensino superior. Procurou-se por meio de pesquisas a ementa dos cursos de pedagogia de três diferentes universidades, que aqui vamos chamar de: Universidade A, Universidade B e Universidade C.

UNIVERSIDADE A:

Matéria dada no curso de pedagogia:

Conteúdos e metodologias de história e geografia

Ementa do curso da universidade A:

Ciências humanas e metodologia do ensino de estudos sociais. Humanidades, socialização, e formação cultural da criança.

Tempo, espaço e cultura. Pcn e programas da área. Conhecimento social e conteúdos escolares de história e geografia: enfoque pedagógico, didático e metodológico dirigido para planejamento do componente indicando eixos temáticos e conceituais para interdisciplinaridade com outros componentes. Planejamento didático, metodológico e interdisciplinar da área de estudos socioculturais.

Objetivo:

Conhecer os principais conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) do ensino de história e geografia para os anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas metodologias de trabalho, através de embasamento teórico e prático que proporcione capacidade crítica e reflexiva.

Carga horária:

60 horas/ aula

UNIVERSIDADE B:

A universidade b, traz as matérias de história e geografia separadas, cada uma com sua ementa e carga horaria.

Matéria dada no curso de pedagogia:

Concepções e metodologia do ensino de história

Ementa do curso da universidade b:

O ensino da história na educação básica: pressupostos teórico-metodológicos, relações metodológicas e avaliação. Utilização dos laboratórios de informática e de ensino para elaboração de materiais educativos didáticos. Aspectos ambientais relacionados ao ensino de história.

Carga horária:

90 horas/ aula

Matéria dada no curso de pedagogia:

Concepções e metodologia do ensino de geografia

Ementa do curso da universidade B:

O ensino da geografia na educação básica: pressupostos teórico-metodológicos, relações metodológicas e avaliação. Utilização dos laboratórios de informática e de ensino para elaboração de materiais educativos didáticos. Aspectos ambientais relacionados ao ensino de geografia.

Carga horária:

90 horas/ aula

UNIVERSIDADE C:

Matéria dada no curso de pedagogia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (302.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com