TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.199 Palavras (29 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1] 

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Educação

Pedagogia

NOME: Edilaine Aparecida de Oliveira     Matricula:67273

RELATORIO DE ESTAGIO

Trabalho realizado para a disciplina EDU 452 – Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, ministrada pela Professora Rita Marcia Andrade Vaz de Mello .

VICOSA-MG

MAIO-20

ESTAGIO SUPERVIONADO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Cabe destacar que o estágio supervisionado é um componente obrigatório do Núcleo de Concentração do Curso de Pedagogia, sendo uma atividade intrinsecamente articulada com as demais atividades acadêmicas. O estágio é também um modo especial de formação teórico-prática que ocorre em instituições educacionais onde o estagiário assume efetivamente o papel de professor e realiza outras atividades do cotidiano educativo previstas no projeto pedagógico do Curso. A concepção que alicerça o estágio supervisionado está fundamentada no princípio da ação-reflexão-ação, o qual norteia o projeto pedagógico do Curso e que exigirá do estagiário observar, refletir e exercitar o fazer pedagógico a partir desse princípio epistemológico, no decorrer de todo esse processo.

Este estagio tem como objetivo geral complementar a formação profissional  possibilitando-lhe a convivência com a realidade profissional de um Pedagogo. Garantir ao futuro licenciado a construção de conhecimentos em interação com a realidade educativa, a fim de prepará-lo para o exercício profissional.

 E como objetivo especifico:

- Conhecer e analisar a realidade do meio profissional do pedagogo;

- Acompanhar e refletir sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano da gestão educativa em todas as suas dimensões. „

- Observar e exercer as competências exigidas na prática profissional relativas ao contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. „

-Exercer a docência e outras atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso, em instituições campos de estágio.  

        E o mais importante acompanhar a rotina do pedagogo no período remoto por meio de observação e conversas informais. É neste campo que podemos vivenciar tudo aquilo que nos baseamos teoricamente em sala de aula, e é assim que se forma o verdadeiro profissional. Com relação ao estágio Barbosa, Castilho e Brandão (2015, p.354) afirmam:

O estágio representa uma experiência riquíssima para o educando. Mais do que constituir uma atividade de pesquisa para fundamentar o estudo teórico, o estágio proporciona experiência, mesmo que primária entre o aluno e o campo de atuação. Para quem já tem essa vivência, ele pode apresentar outras realidades, e pode ainda, em alguns casos, representar o primeiro contato do educando com esse campo da prática educativa.

Nesse sentido, o presente trabalho consiste no relatório da primeira etapa do Estágio Supervisionado em Ensino         Fundamental, exigido pela disciplina EDU 452, sob a orientação da Professora, Doutora, Rita Marcia Andrade Vaz de Mello, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvido na Escola Estadual Padre Alvaro Correa Borges , localizada na Rua Dom Silverio   numero  28   Bairro Nova Era cidade de  Viçosa Minas Gerais. Tendo como diretora Soraia Lourenço de Aquino, como Supervisora Sthefani Loti e como supervisora de estagio a professora Vanda Lucia Fialho Texeira. 

Estudante do decimo primeiro período do curso de Pedagogia, Edilaine Aparecida de Oliveira em processo de graduação pela Universidade Federal de Viçosa, relato as experiências em realizar este estagio remoto algo novo onde irei trazer os anseios, as dificuldades encontrados durante todo o processo.

O estagio foi dividido em 52 horas distribuídas em três momentos:

- Observação que consiste em conhecer as dependências da Unidade Escolar/Levantar características da comunidade. Sofrendo algumas alterações uma vez que estamos vivendo um momento de isolamento social.Identificar os recursos materiais e humanos da Unidade Escolar e

observar das aulas ( Planejamento/Metodologia/Avaliação).

-Participação que consiste em auxiliar na elaboração e desenvolvimento das atividades em sala de aula. Auxiliar na organização de eventos/recreio dirigido/excursões. Participar do processo de avaliação e recuperação e monitoria

- Regência consiste em Elaborar Projetos e Planos de aula. Utilizar novas tecnologias de informação e comunicação e aplicar as aulas planejadas com assessoria do professor da classe.

               Devido á uma especificidade pela qual estamos atravessando Em um primeiro momento, esta etapa visa observar e acompanhar a rotina do profissional pedagogo, a fim de analisar a atuação do mesmo, dentro do âmbito escolar. Como é a realidade da instituição e como o profissional adequa suas funções a necessidade da escola. No entanto foi necessário adequar os métodos de observação uma vez que o mundo esta enfrentando um momento delicado de pandemia, COVID 19, transmitida por um vírus..

A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresentará sintomas leves a moderados e se recuperará sem tratamento especial.

O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.

Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.

Devido a este vírus o planeta parou as escolas fecharam para evitar a propagação do virus e se fez necessário o isolamento social, com isso as instituições de ensino  adotaram pelo período remoto que consiste no distanciamento e o isolamento social impostos pelo combate à proliferação do novo Coronavírus e do COVID-19 fizeram com que mudasse diversos aspectos da rotina. Na área da Educação, a principal mudança foi a transição do ensino presencial para o ensino a distância (EaD) ou aulas remotas, conceitos que possuem suas similaridades e diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (289.7 Kb)   docx (382.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com