TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO FILME

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

BINGO DAS LETRAS

A atividade bingo das letras assim como o jogo de bingo tradicional, a onde a maioria das pessoas estão familiarizadas com este jogo, ou já ouviram falar é uma forma criativa de trabalhar a alfabetização. Este jogo oferece colocar em prática, de forma divertida, sons e sílabas semelhantes a análise de palavras, por meio do jogo, as crianças são incentivadas a observar propriedades do sistema alfabético (como memorização, ondem, constância e repetição de sons, letras nas palavras) e semelhanças sonoras. Assim desfrutam das palavras de maneira criativa e criadora. Esse jogo pode ser aplicado em crianças com a faixe etária de 4 a 5 anos e essencial que a criança já tenha experiencias com o alfabeto.
Para confeccionar esta atividade precisaremos, de materiais como papel ou EVA, um saco ou uma caixa de papelão, tesoura, sendo assim criamos as cartelas e as letras para serem sortidas.

Para o início da atividade realize uma roda de conversa e pergunte para ele qual é a primeira letra inicial do seu nome (explorando também os nomes dos seus familiares), se por ventura a criança tiver dificuldade de reconhecer a letra correspondente, o preceptor pode auxiliar falando a letra e incentivando o aluno encontra-la no alfabeto. Essa atividade também pode ser desenvolvida através de histórias que estimule a curiosidade de escrita de algumas palavras.

Após a conversa a inicial em algum recipiente como caixa, saco surpresa aonde serão colocadas as cartelas de bingo de letras, explore a curiosidade e a imaginação da criança. Com algumas preguntas como por exemplo: o que têm dentro, o que acha que é. Mostre as cartelas: pergunte se identificam alguma letra, para que serve, e o que pode ser.
Explique que se trata de um jogo divertido aonde cada jogador, dupla ou afins receberá uma cartela. Um dos jogadores (ou outra pessoa), irar tira uma letra do saco e dizer o nome dela em voz alta. Os jogadores que possuir a letra em sua cartela irá marcar. E assim sucessivamente sorteará uma nova letra, e o jogo prossegue até que um dos jogadores complete sua cartela.
A atividade tem o objetivo de explorar a linguagem oral e escrita, desenvolver de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto, e devolver atenção e a concentração. Ao final da atividade podemos avaliar se a criança apilarou seus conhecimentos sobre o alfabeto e se relacionaram os grafemas e os fonemas.
JOGOS DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
As formas geométricas todas as partes, com elas todas as formas e noção de espaços, em geral todas as crianças tem um contato com formas geométricas em seus primeiros anos de vida, através de brinquedos, da interação com a família e ou mesmo em desenhos. Aonde é fundamental para desenvolvimento das habilidades de raciocínio espacial, identificar e diferenciar as principais formas geométricas existentes, relacionando com objetos em seu cotidiano, trabalhando também em conjunto o reconhecimento das cores utilizadas na confecção do jogo.
 Para a criação dessa atividade utilizaremos EVA cortados em formas geométricas e em um papel que se formara em cartelas com algumas figuras aonde a criança terá que preencher de forma correspondente com as formas geométrica a figura.
Para inicial cada jogador na sua vez terá que joga o dado que possui formas geométricas em seus lados, que corresponde as mesmas figuras contidas na cartela. A figura que cair ele terá que colocar a mesma. Será o vencedor da partida o jogador que primeiro preencher completamente a cartela.
Atividade mencionada, entre tantas outras, são eficazes para que as crianças consigam adquirir todas essas informações de forma natural, tranquila e, principalmente, divertida. Com o objetivo de nomear e distinguir as formas geométricas, desenvolver o raciocino logico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade, desenvolver atenção, concentração.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com