TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO SAUDE MENTAL DA MULHER

Por:   •  9/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O Médicos Sem Fronteiras (MSF) atua, neste contexto testemunhando as recorrentes violências sofridas por mulheres de diferentes países.

É preciso garantir saúde de qualidade, acesso à informação e ações efetivas para esse tipo de violação e demais questões de saúde que afetam a população feminina globalmente.

Um relatório da ONU Mulheres reuniu informações sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 na população feminina em 11 países da Ásia-Pacífico. O estudo apontou que cerca 66% das mulheres viram sua saúde mental sendo afetada, em comparação com 58% dos homens.

O relatório também demonstra claramente como a COVID-19 está desencadeando uma crise de saúde mental na região, uma vez que o impacto emocional da pandemia recai indevidamente sobre os ombros das mulheres na maioria dos países.

Além da falta de serviços, surgem tabus, estigmas e desconfianças em torno da saúde mental em muitas partes do mundo. A violência e as dificuldades enfrentadas por mulheres em diferentes contextos são um fardo adicional para seu bem-estar emocional e psicológico.

2 - O Projeto “Saúde Mental e Educação”, realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da Universidade Federal de Pernambuco, tem como objetivo promover o cuidado e o autocuidado em saúde mental em tempos de pandemia e também com foco nas consequências desse momento vivido. 

A pandemia da covid-19 provocou diversos impactos na saúde mental das mulheres. Estudos revelam que, em virtude da quarentena e do isolamento social, houve maior prevalência de depressão, transtornos ansiosos e estresse pós-traumático, sobretudo em mulheres em situação de fragilidade econômica, gestantes e puérperas, com sobrecarga de responsabilidades, com histórico de adoecimentos mentais e, principalmente, vítimas de violência sexual ou doméstica.

No Paraná, A campanha Maio Furta-Cor nasceu com o intuito de sensibilizar a sociedade em relação à saúde mental materna. A psiquiatra Patrícia Piper é uma das idealizadoras do projeto e ressalta a importância de falar sobre a depressão pós-parto e da sobrecarga das mulheres no período do puerpério na pandemia. Instabilidade de empregos, redes de ensino fechadas e desestabilização das redes de apoio foram alguns dos problemas enfrentados por esse grupo.

3 - Neste contexto em Almirante Tamandaré temos o decreto 835/2013 que institui o Comitê Municipal Intersecretarial de Saúde Mental – CMISM, de responsabilidade da Secretaria da Saúde, que voltado a mulher criou o Centro de Saúde da mulher, A casa Rosada, que é um local onde é realizado coletas de preventivos e encaminhamentos para outros exames e consultas, incluindo a Saúde Mental, com horário previamente agendado.

Este projeto agilizou e facilitou muito tudo que é voltado a saúde da mulher, facilitando o acessa a consultas, a palestras, a informação a respeito da saúde e da dignidade da mulher.

É necessário que haja o rompimento com o sistema fragmentado focado na doença e no tratamento hospitalar, para uma atenção integrada de serviços de saúde centrado no indivíduo e sua participação e co-responsabilidade no seu processo de tratamento de acordo com os princípios da Saúde Mental Comunitária. A estrutura de Atenção em Saúde Mental do município de Almirante Tamandaré conta atualmente com ações na atenção básica, CAPS II, CRAVI (Casa de Recuperação Água da Vida – convênio) e Escola Especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com