TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Saúde Mental

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 10

Insira o texto aqui[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Alana Samira

Carolina Romeiro

Maria Catherine

ESTUDO DE CASO: Saúde mental – Clínica Mansão Vida

Estudo de Caso apresentado como requisito avaliativo na disciplina de Saúde Mental, do 5º período de enfermagem da Universidade Católica de Brasília.

Professora: Carla Luciene de Moraes

Brasília – DF

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

HISTORICO DE ENFERMAGEM

ESTUDO DA PATOLOGIA

TRATAMENTO

ESTUDO DOS PSICOFÁRMACOS EM USO

PLANO DE ASSISTÊNCIA

ESCOLHA DO PACIENTE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIÓGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

A questão da doença mental, sob um enfoque psicológico, significa considerá-la como produto da interação das condições de vida social com a trajetória específica do indivíduo e sua estrutura psíquica.  Essa ideia passa por diferentes abordagens desde as primeiras percepções até os dias atuais, destacando a relevância de contribuições de nomes importantes, a exemplo de Freud e a psicanálise. (SANTOS, 2011).

Nos dias 13/05/17 e 14/05/2017 realizamos a visita extraclasse a Mansão Vida - Unidade de internação psiquiátrica, onde pudemos compreender a realidade do serviço psiquiátrico privado, iniciando o nosso primeiro contato com pacientes que possuem doenças mentais e tivemos a oportunidade de acompanhar um paciente e vivenciar na prática as melhores formas de abordagem ao paciente psiquiátrico.

A doença mental é um mau funcionamento das atividades psíquicas, sendo esta, portanto própria ao indivíduo, porém que pode ser influenciada de alguma maneira pelo meio em que este se insere, bem como pelas circunstâncias emocional ou social as quais este se encontra submetido. CITAÇÃO

As implicações que um título de louco pode acarretar a vida de um indivíduo são inúmeras, Isso pode significar não passar pela seleção de um emprego, perder o pátrio poder sobre os filhos, ser internado em um hospital psiquiátrico, sem falar no preconceito sofrido por esses indivíduos, todos esses eventos podem piorar ainda mais o estado mental desses sujeitos. Nesse sentido é importante destacar a responsabilidade atribuída aos profissionais incumbidos de realizarem esse diagnóstico, e a importância de se questionar a real situação do paciente antes de assinar qualquer sentença que virá definir de uma vez por todas sua vida. (SANTOS, 2011).

HISTORICO DE ENFERMAGEM

Identificação do paciente em estudo

Local: Clínica Mansão Vida

Setor: Psiquiatria

Leito: N

Data de internação: 25 de março de 2017

Paciente: R.D.F                                                Sexo: Masculino

Data de Nascimento: 02/08/1989                    Idade: 28 anos

Naturalidade: Piauí                                 

Justificativas da Internação: Alterações de humor, depressão, relata ouvir vozes na cabeça, sono e alimentação irregulares, delírios, pensamento de curso acelerado e inquietação.

1. Histórico do paciente: R.D.F, 28 anos, masculino, brasileiro, solteiro, foi admitido na Clínica Mansão Vida no dia 25/03/2016, relatando alterações de humor, depressão, relata ouvir vozes na cabeça, delirante, pensamento de curso acelerado e inquietação.

Graduando em Gastronomia, barmen, produtor de eventos, estagiário no Tribunal de Justiça, possui curso de administração e atualmente realiza um curso na Coca-Cola e afirma ter ganhado na mega sena da virada.

Relata ser a 7º internação, primeira internação foi aos 20 anos. Possui 2 irmãos, refere ser bastante sociável, possuía muitos amigos mas hoje não mantém contato com nenhum deles devido ao dinheiro que ele possui. Afirma que o remédio está acabando com ele e que ele quer mudar a medicação, em casa ele mesmo administra sua medicação, relata que a primeira internação foi devido a uma revolta contra a família.

2.Queixa Principal: Alteração de humor e confusão de pensamento.

3.História da doença atual: O paciente possui diagnóstico que CID10 F31.2 - Transtorno afetivo bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos. Relata que a primeira internação foi devido a uma revolta com os familiares.

Em fase de Mania, o paciente apresentava aceleração de pensamento, mania de grandeza, temos como exemplo que o mesmo relatava que ele tinha muito dinheiro, que já ganhou na loteria e várias outras histórias. Mas, ao mesmo tempo relatava acontecimentos em sua vida que o fez ser depressivo, como sua família tentar matá-lo, e ser internado 7 vezes. O mesmo relata ter alteração de humor sempre, hora ele está feliz, hora triste e também confusão de pensamento e ansiedade, que podem estar relacionado ao diagnóstico.

5. História Pessoal Pregressa:

- Nascimento: Cesariana.

- Gestação: Sem intercorrências, possui 2 irmãos (1 de sangue e 1 adotivo).

- Infância: Não se lembra da infância.

- Adolescência: Aproveitou bem a adolescência, diz ter curtido, fumado e bebia, relata ter sofrido cinco acidentes de carro, dois acidentes foi dormindo, um foi por raiva e não se lembra dos outros.

- Adulto: Graduando em Gastronomia, barmen, produtor de eventos, estagiário no Tribunal de Justiça, possui curso de administração e atualmente realiza um curso na Coca-Cola e afirma ter ganhado na mega sena da virada. Possui namorada, é católico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com