TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DE UM SALÃO DE BELEZA - UM ESTUDO DE CASO DO SALÃO MULHER CHEIROSA

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.809 Palavras (28 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

FACULDADE 7 DE SETEMBRO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ANA ALINE SEVERINO GALVÃO

TICIANA CAVALCANTE E VELOSO

A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DE UM SALÃO DE BELEZA - UM ESTUDO DE CASO DO SALÃO MULHER CHEIROSA

FORTALEZA – 2013

ANA ALINE SEVERINO GALVÃO

TICIANA CAVALCANTE E VELOSO

A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DE UM SALÃO DE BELEZA - UM ESTUDO DE CASO DO SALÃO MULHER CHEIROSA

Artigo científico apresentado à Faculdade 7 de Setembro, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadora: Profa. Lorena Magalhães, Me.

FORTALEZA – 2013


RESUMO

Com o surgimento das novas exigências do mercado, as empresas passaram a buscar estratégias que sejam desenvolvidas de dentro para fora. Diante desse cenário, a comunicação interna assume papel fundamental, facilitando os processos e alinhado-os aos objetivos da empresa. A presente pesquisa apresenta um estudo de caso do Salão de Beleza Mulher Cheirosa tendo como objetivo principal avaliar a importância da comunição interna para a gestão do salão. Para alcançar tal objetivo foram usados como referencial teórico os conceitos de marketing, endormarketing e comunicação e comunicação interna. Como metodologia de pesquisa, esse artigo se caracteriza por ser exploratória-descritiva com uso de métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicados questionários com funcionários da empresa em estudo, onde foi identificado como se desenvolve a comunicação interna dentro do salão sob a percepção deles.  

PALAVRAS-CHAVE: comunicação; comunicação interna; gestão; salão de beleza.

ABSTRACT

The current Market has new requirements, the companies look for new strategies for development inside and outside the company. On this new scenario, the internal communication becomes a fundamental issue, making the internal processes easier and making it adequate to the aims of the company. The current research presents a paper on Beleza Mulher Cheirosa beauty parlour, aiming to analyse the the importance of the internal communication to the management of the parlour mentioned. In order to accomplish this study, concepts of marketing, endomarketing and internal communication are going to be taken into account. As Research Methodology, this paper is characterized by being exploratory-descriptive using qualitative and quantitive methods of research. Questionaires were used in order to assess employees of the company in the study, where it was identified how the internal communication is developed inside the beauty parlour under their perception.

KEYWORDS: beauty parlour; communication; internal communication; magement.


1 INTRODUÇÃO

A comunicação interna deixou de ser uma atividade secundária e passou a ocupar um espaço valioso nas organizações por estimular o diálogo, o desenvolvimento dos funcionários e a troca de informações entre qualquer nível hierárquico dentro da organização. Por isso, os investimentos com esse departamento se tornaram maiores nos últimos anos.  Segundo Silva (2006 p. 22), “a comunicação consegue normatizar as relações dentro da empresa, além de resolver conflitos, interligar setores, facilitar a fusão de pessoas entre outras atribuições”.

O endomarketing é definido como um conjunto de ações gerenciadas eticamente e dirigidas ao público interno das empresas, onde o foco é alinhar e sincronizar as ferramentas de apoio, com as estratégias organizacionais para implementação de ações de apoio estratégico. (Kotler, 2008)

Quando trata-se de comunicação interna como ferramenta de apoio ao endomarketing, vai muito além da simples divulgação de informações. A comunicação interna passa a ser uma forma de divulgação das informações de interesse organizacional, de forma ajustá-las aos objetivos da organização.

Diante do cenário de relevância da comunicação interna para uma melhor gestão nas organizações, este trabalho tem como problema de pesquisa:  Como a comunicação interna pode contribuir para a gestão de um salão de beleza?

Com a finalidade de complementar o objetivo principal deste estudo de analisar como a comunicação interna pode contribuir para a gestão de um salão de beleza, foram propostos como objetivos específicos: Identificar ferramentas de comunicação interna; Analisar a comunicação interna do salão Mulher Cheirosa sob a perspectiva dos funcionários; Avaliar a comunicação do salão junto aos clientes.

A metodologia utilizada para esta pesquisa se caracteriza por ser do tipo exploratória-descritiva com uso de métodos qualitativos e quantitativos. Inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica a cerca dos conceitos de comunicação interna e endomarketing, além de observação informal na empresa escolhida para estudo de caso, o Salão de Beleza Mulher Cheirosa. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com coleta de dados com aplicação de questionário através de contato pessoal junto aos 34 funcionários da empresa em estudo. Referida coleta foi realizada no período de 23  a 26 de abril de 2013. Na sequencia, os dados foram tabulados e analisados estatisticamente.

Esta pesquisa se encontra ainda dividida em três capítulos básicos. No primeiro apresenta-se a revisão de literatura, onde buscou-se realizar um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de marketing, endomarketing, comunicação, canais de comunicação interna e barreiras na comunicação. Na sequencia, a metodologia do trabalho foi apresentada, assim como o estudo de caso e por fim, os resultados foram apresentados, sendo suas análises relacionadas a revisão de leitura realizada.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Este capítulo abordará a revisão bibliográfica realizada para  elaboração deste artigo e apresentará os conceitos de marketing, endomarketing, comunicação, canais de comunicação interna e barreiras na comunicação

2.1 MARKETING

Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressa a ação voltada para o mercado. Assim entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como razão e foco das suas ações.

         O Marketing tem sua origem nos Estados Unidos início do século XX. Em 1930 foi fundada a American Marketing Association (AMA) que segundo Pinho (2001, p.19), “é uma entidade dedicada a congregar os profissionais para o desenvolvimento das atividades do setor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (416.4 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com