TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SOBRE SAÚDE DA MULHER

Por:   •  11/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE UNIDERP

ESTUDO DE CASO SOBRE SAÚDE DA MULHER

Campo Grande – MS

2018

[pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE UNIDERP

ESTUDO DE CASO SOBRE SAUDE DA MULHER

[pic 5]

Campo Grande – MS

2018

SUMÁRIO[pic 6]

1. RESUMO        4

2. INTRODUÇÃO        5

3. OBJETIVO        7

4. METODOLOGIA        8

5. DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM        9

5.1 Sistematização da Assistência de Enfermagem        9

I. Coleta de dados        9

- Genograma        10

- Ecomapa        11

- Medicações        11

- Dados relevantes        15

II. Diagnóstico e Planejamento de Enfermagem        16

III. Implementação de Enfermagem        17

IV. Avaliação de Enfermagem        19

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

1. RESUMO

. Estudo de caso sobre saue da mulher, 2018.  Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Uniderp.

Estudo analítico, de abordagem qualitativa a respeito da saúde da mulher, desenvolvido no decorrer da realização do Estágio Comunitário Supervisionado, a população do trabalho consistiu em uma usuária denominada I., de 15 anos de idade, assistida em determinada Aquino Dias Bezerra, localizada na cidade de Campo Grande – MS. A paciente de 15 anos estava gravida do seu primeiro filho a mesma levou a gestação a 36 semana, porem devido a perca de liquido amniótico o bebe nasceu antes do tempo.      

2. INTRODUÇÃO

A prática de pesquisa é considerada um instrumento imprescindível no decorrer da graduação, porque proporciona ao discente a oportunidade de adquirir e ou atualizar os seus conhecimentos, o que resulta no desenvolvimento de pensamento crítico, olhar clínico e promove uma formação diferenciada (SILVA et al., 2011).

A realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) associada ao estudo de caso favorece a prática de aprendizagem, dessa forma, resulta em consequências benéficas, pois promove uma formação diferenciada e qualificada (SILVA et al., 2015).

A motivação pela escolha do caso para o estudo resultou do interesse de estudar o histórico acerca da paciente que não apresentou nenhum motivo para o parto prematuro, de modo a conhecer a assistência de enfermagem e os aspectos a respeito do tema.

A gestação na adolescência é um tema muito comum nesta comunidade de forma que não avia motivo para o parto prematuro, mas devido à falta de informação e do estado emocional do paciente se encontrava já que a mesma relata que estava sendo coagida pelo o pai do bebe a fazer o aborto.

Na 25 semana a paciente passou por consulta com medico que avaliou seus exames de sangue e urina e constado infecção de urina e prescreveu antibióticos por 7 dias, mas no dia no dia 04/09 foram solicitados novos exames que a mesma não foi capaz de realizar devido a perca de líquido amniótico.  

A infecção urinaria durante a gravidez tem um grande número de intercorrências e são associadas de vinte a trinta por cento dos riscos da gestação devido a alta concentração de hormônios principalmente a progesterona que relaxa o canal da uretra que encurta o caminho das bactérias para a bexiga e aos rins, muitos partos prematuros estão relacionados as toxinas que as bactérias liberam no trato urinário causando o rompimento da bolsa e gerando contrações ritmas do útero.

O diagnóstico da infecção urinaria e realizado através do exame de urina tipo 1 que deve ser realizado logo no primeiro trimestre onde tem o maior índice de infecção e se inicia o tratamento adequando para prevenção de novas infecção.

A terapêutica empregada na erisipela é realizada por meio da antibioticoterapia, principalmente com o uso de cefalexina no período de 7 a 14 dias, orientada a paciente que faz a ingesta de muitos fluidos e não segure o xixi durante muito tempo.

3. OBJETIVO

Foi desenvolvido um estudo de caso com o objetivo de conhecer os aspectos referentes à assistência do profissional enfermeiro ao usuário gestante e os cuidados necessários para promover a saúde.

4. METODOLOGIA

Foi elaborado um estudo analítico, de abordagem qualitativa a respeito da gestação na adolescência, realizado por meio da anamnese, consulta do prontuário, análise do contexto estudado, realização de pesquisas em bases de dados online, de exame físico e da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

A população do trabalho consistiu em uma usuária denominada C.S.O.S., de 15 anos de idade, assistida em determinada unidade comunitária Aquino Dias Bezerra, localizada na cidade de Campo Grande – MS. O estudo foi desenvolvido no decorrer da realização do estágio supervisionado.

O trabalho foi realizado segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Comitê de Ética, de maneira a respeitar todos os preceitos éticos.

 

5. DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

5.1 Sistematização da Assistência de Enfermagem

I. Coleta de dados

Nome: C.S.O.S, idade: 15 anos Peso: 68.700 kg Altura: 1,55 cm sexo: feminino. Residente em Campo Grande- MS, Estado civil solteira. Profissão estudante, escolaridade: Ensino fundamental incompleto. Mora com seus Pais e mais 2 irmãos. Paciente GESTANTE (PRIMIGESTA) com IMC 18, relata que há cerca de dois meses sofre de enjoos, atraso menstrual, náuseas dores lombares. Perda de líquido amniótico com 36 semanas de gestação.  Paciente relata que tentou Aborto e tentativa de suicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com