TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

A partir da leitura dos textos e vídeos sobre a Idade Média, responda as seguintes questões:

1) Caracterize a Alta e a Baixa Idade Média, levando em conta as principais diferenças políticas, econômicas e culturais.

O período conhecido como Idade Média é dividido pelos historiadores em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. As duas partes abrangem o período que vai de meados do século V até o fim do século X e do século XI a meados do século XV, respectivamente. Durante algum tempo esse período foi visto como sinônimo de obscuridade, recebendo inclusive a alcunha de “Idade das Trevas”

A Alta Idade Média, foi marcada pela desintegração do Império Romano do Ocidente, pelas Invasões Bárbaras, pela descentralização do poder político. Foi um período rural (Feudos), a economia era assinalada pelas baixas trocas comercias e era de subsistência e trabalho centrado na agricultura. A Sociedade era dividida entre Nobreza, Clero e Servos. A religião dominante era o cristianismo. Com o fim das invasões bárbaras na Europa surge a baixa idade média.

A Baixa Idade Média, ela é formada por três grupos: a nobreza, representada pelos reis e nobres, o clero, formado pelos representantes da Igreja e os camponeses, que trabalhavam nas terras feudais. Foi marcada pelo auge do Feudalismo, por crises políticas e econômicas, além do fortalecimento da Igreja Católica. Traz como característica o Auge, mas também o fim do sistema feudal devido ao avanço no setor agrícola, provocando o aumento da produtividade que traz como consequência a concentração de artesãos e comerciantes próximos as igrejas e castelos, originando os primeiros burgos, pode-se citar também como consequência do aumento da atividade comercial o início da formação de uma sociedade capitalista.

As diferenças existentes entre os dois períodos na política, na economia e na cultura seguem abaixo:

A economia medieval enfrentou diferentes estágios durante a Alta Idade Média (séculos V-X) e a Baixa Idade Média (séculos XI-XV), pois a economia passou de uma fase de retração e enfraquecimento para um renascimento e fortalecimento econômico a partir do século XI.

Na alta idade média a economia era baseada numa economia agrária e autossuficiente, ou seja, produziam tudo o que necessitavam, a economia feudal esteve dedicada ao consumo local e não às trocas comerciais. Nesse caso, as trocas de mercadorias (ou escambo) eram realizadas através de produtos cultivados nos feudos, visto que não existia um sistema monetário (moeda). A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo.

Já na baixa idade média houve um crescimento populacional, houve uma série de inovações técnicas no cultivo agrícola, houve melhorias nas técnicas de arado do solo. Esses fatores, portanto, resultaram no aumento da produção agrícola, o que possibilitou o uso do excedente comercial e incentivou o fortalecimento do comércio. Com o comércio mais forte, renovou-se a necessidade na Europa Ocidental por moeda. Do século XIII em diante, foram registrados locais que cunhavam moedas para o pagamento das mercadorias.

Na alta idade média, na política, o poder e os direitos da nobreza eram transmitidos hereditariamente, de geração a geração, assim como as obrigações relativas aos servos. A baixa idade média diferencia-se do período anterior por uma maior imposição do poder da Igreja, pela centralização do poder nas mãos do monarca e pelo início das cruzadas e da inquisição. Com relação as diferenças culturais, podemos afirmar que Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante toda a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.

2) Como se poderia caracterizar a relação entre a Igreja e o Conhecimento? justifique sua resposta.

Se caracterizava pelo fato de a Igreja deter toda a cultura letrada, já que o controle da leitura e da escrita era privilégio do clero, sendo as bibliotecas propriedades da igreja. Poucas pessoas da época eram alfabetizadas ou tinham acesso aos livros, enquanto nos mosteiros existiam grandes bibliotecas. Dessa maneira, a Igreja também conseguia exercer seu poder intelectual.

A relação entre igreja e conhecimento é justamente pelo fato de a igreja temer não conseguir mais sustentar seus dogmas. Os fiéis iriam perder o temor e, consequentemente, a fé. Com base nisso, é possível observar perfeitamente que a Igreja Católica tinha uma grande preocupação em controlar os meios de transmissão de conhecimento para conseguir manter seu grande "Império"

Com o surgimento das primeiras universidades, a igreja perdeu o monopólio sobre o conhecimento, já que não eram somente membros do clero que usufruíam das universidades e do conhecimento oriundo dela.

3) Em que sentido podemos dizer que a Universidade é "filha da cidade"? justifique sua resposta.

Na idade média alta e baixa, a educação está centralizada nas mãos do clero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com