TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Prática de Observação do Curso Normal

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PATRÍCIA BRAUN

PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO

Novo Hamburgo

2010

PATRÍCIA BRAUN

PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO

Relatório da Prática de Observação do Curso Normal / Formação de Professores – Aproveitamento de Estudos.

     Profa. Ana Paula dos Reis

Novo Hamburgo

2010


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo descrever a experiência vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy durante a Prática de Observação, sob a forma de observações em sala de aula, realizada nas séries do Jardim ao 5° ano.

Esta prática refere-se à Prática de Observação correspondente as Práticas Pedagógicas, do Curso Normal / Formação de Professores – Aproveitamento de Estudos, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e tem por objetivo:

-  Observar os diferentes níveis de ensino da Educação Infantil e Anos Iniciais;

- Conhecer as diferentes atribuições que cercam um período escolar com turma de alunos;

-  Apropriar-se gradativamente da rotina de uma sala de aula;

- Observar, conhecer e reconhecer as relações estabelecidas em sala de aula, entre alunos, professores e conhecimento;

-   Verificar as diferentes organizações de espaços e tempos conforme as faixas etárias;

- Destacar atividades desenvolvidas com os alunos nas turmas de observação, relacionando estas com as diferentes práticas assistidas;

- Posicionar-se critica e reflexivamente a respeito das observações e relações estabelecidas.  

Seu registro será organizado conforme a seqüência de atividades vivenciadas pela aluna: Fichas de todas as observações de sala de aula realizadas e anexos, Relatório específico de turma observada e Avaliação da Prática.        



Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy.

Data: 24/08/2010

Série: 1° ano.

Dentre as oito turmas observadas para esta prática, escolhi o 1° ano para relatar de forma mais detalhada.

O 1° ano é composto de 17 alunos, sendo 6 meninas e 11 meninos. A idade da turma varia entre 6 e 7 anos.

A professora responsável é Eliane Ribeiro Orso.

As crianças entraram na sala, guardaram as mochilas, pegaram o material e sentaram em seus lugares. A professora esperou até que todos se ajeitassem. Fizeram uma oração e cantaram a música “Bom dia”. Primeiro cumprimentando sua professora e depois seus colegas. Os alunos demonstraram respeito e carinho pela professora.

Depois a professora chamou o ajudante do dia e pediu que ele colocasse no calendário a ficha correspondente ao dia e ao mês e como estava o tempo, que no dia estava nublado.

Para fazer a chamada, a cada nome em que ela ia chamando, dava uma sílaba qualquer e eles tiveram que falar uma palavra que continha aquela sílaba, podia ser no começo, no meio ou no final da palavra.

Quando todos já tinham sido chamados ela escreveu no quadro o nome da cidade, o dia, o mês e o ano. Abaixo colocou o dia da semana, como o dia estava e a rotina daquele dia. Ela deixou um tempo para eles irem copiando. Percebi que uns eram rápidos para escrever e acompanhavam a professora, mas outros tinham muitas dificuldades e acabavam não copiando tudo. Eles conversavam bastante entre eles, falando sobre diversos assuntos, principalmente da vida deles, o que fizeram, de que brincaram, do que gostam. Apresentam relações de amizade e companheirismo e se tratam com respeito.        
        A sala é dividida em duas partes. Na entrada tem um tapete com almofadas, tem o cantinho da leitura e alguns brinquedos nas prateleiras. E atrás é onde eles ficam para fazer as atividades. Eles sentam em trios e estão organizados em duas fileiras. O quadro fica na frente deles com as letras do alfabeto em cima, os números de 0 ao 9 e as vogais ficam ao lado. Seus trabalhos são colocados em sacos com seus nomes pendurados na parede e tem cartaz dos aniversariantes e o calendário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (244.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com