TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ESTÁGIO EM OBSERVAÇÃO

Por:   •  9/8/2022  •  Resenha  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLÓGICA DA AMAZONIA – FAM

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MICHELE SOUZA MARTINS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ESTÁGIO EM OBSERVAÇÃO

Abaetetuba / PA

Janeiro/2022


[pic 2][pic 3]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLÓGICA DA AMAZONIA – FAM

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ESTÁGIO EM OBSERVAÇÃO

Relatório solicitado como requisito avaliativo da Disciplina Estágio Supervisionado I apresentado a Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM, sobre a orientação da Professora Esp. Ester Silva

Abaetetuba / PA

Janeiro/2022

[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL        5

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO        5

DIAGNOSTICO DA INSTITUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO        6

RELATOS DA PRATICA PROFISSIONAL        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        14

[pic 5]

INTRODUÇÃO

O estágio de observação como primeiro contato do licenciando com a escola, aproxima o aluno da realidade e revela a importância de refletir sobre os dados observados. Assim, a observação, se bem orientada, é capaz de despertar a análise crítica de uma determinada realidade e levar o licenciando a perceber mais a fundo as complexidades do ambiente escolar e da prática docente, tornando esse um momento reflexivo e indispensável para sua formação como professor.

O ato de observar é um instrumento de reflexão essencial à prática docente, através do qual é possível compreender as relações em sala de aula a partir da vivência e absorver inúmeras informações que irão contribuir para uma intervenção pedagógica reflexiva e planejada. Conhecer a realidade escolar e sua organização ainda durante a formação profissional é fundamental e o estágio de prática de observação entra como ferramenta essencial na formação dos futuros professores oferecendo a estes a oportunidade de conhecer e interagir com o meio escolar antes mesmo do estágio de regência.

Tomando como um instrumento de aprendizagem que leva a reflexão e auxilia na construção metodológica, Silva e Aragão (2012, p. 58) afirmam que:

A observação é uma ferramenta fundamental no processo de descoberta e compreensão do mundo. O ato de observar pode desencadear muitos outros processos mentais indispensáveis à interpretação do objeto analisado, principalmente se for feito com o compromisso de buscar uma análise profunda dos fenômenos observados.

No entanto, o que por vezes ocorre no estágio de observação, o próprio sentido de observar não é compreendido em sua complexidade e cai na monotonia de apenas descrever aspectos materiais e físicos da escola, onde, na verdade, é a partir da observação que o licenciando deve em sua totalidade e a assim começar a refletir sobre sua própria prática docente.

Portanto, a prática de observação não deve ser tida como sem sentido e/ou finalidade, na verdade, o ato de observar é indispensável na formação do professor, pois é durante esse momento que ele poderá perceber quão complexo é o ambiente escolar, as relações sociais que se fazem presentes e também os diversos problemas e as possibilidades a serem trabalhadas e superadas, e assim, poder refletir acerca da educação escolar e sua atuação pedagógica.

Nos cursos de licenciatura torna-se pertinente ser atribuída grande importância dos estágios supervisionados como momento de contato e reflexão acerca da futura prática profissional do aluno. Além de adentrar em um campo específico, é possível por meio de observações e intervenções vivenciar e sentir os desafios e possibilidades a serem enfrentadas pelo aluno em processo de formação.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL

        O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maranata, localizada na Rua Generalíssimo Deodoro, a mesma pertence a Rede Municipal de Ensino. Atendendo alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde, com turmas também para Atendimento Educacional Especializado, nos contra turnos. Como corpo docente a escola conta com os seguintes servidores; 04 Porteiros (dois no turno da manhã e dois no turno da tarde), 10 funcionários para serviços gerais e copa, 20 Professoras, 01 Diretora, 01 Vice-Diretora), 01 Coordenadora Pedagógica, 04 Técnicos Pedagógicos, 02 Agentes Administrativos, 02 Assistentes Administrativos e 04 Vigias.        

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO

        A escola possui uma boa estrutura e é acessível aos alunos, passou por uma reforma recente, é importante destacar que, a escola Maranata funciona em regime de convenio com a Prefeitura de Igarapé-Miri, ela é propriedade da Igreja Assembleia de Deus, onde um certo percentual dos funcionários são indicados pela Igreja para serem lotados no quadro funcional, e em contrapartida a Secretaria Municipal de Educação sede um quantitativo de servidores para completar o quadro funcional e ainda se responsabilizando com a merenda escolar para os 523 alunos matriculados no ano de 2020.

        Em relação a estrutura física, a escola conta com os seguintes espaços; 01 Secretaria, 01 Sala da Direção, 01 Biblioteca, 01 Copa, 01 Pátio para recreação e refeitório, 01 Banheiro – este é dividido por box para meninos, meninas e professores - 12 Salas de aula, 01 Sala dos Professores, 01 Depósito (almoxarifado), 01 Auditório que também é utilizada para educação física e aulas de canto.

        Durante o período letivo, são utilizadas as 12 salas de aula pela manhã e somente 11 no tuno da tarde, todas contam com uma boa iluminação, as paredes estão com a pintura boa, e em todas tem cartazes aos quais os professores utilizam como ferramenta de ensino com os alunos, dentre eles tem: calendário, chamadinha, previsão do tempo, alfabeto, etc. Outro ponto observado são as condições físicas das carteiras, são elas todas de madeira e em bom estado, bem conservadas, há ainda armários em sala apenas de uso dos professores, onde somente eles têm acesso, a fim de guardar os materiais dos alunos, tais como: cadernos, planos de aulas, cadernetas de avaliação escolar, cola, régua, lápis, caneta, dentre outros materiais didáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (413.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com