TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Alfabetização

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARCOS VINICIUS PENTEADO CARNEIRO

RU: 730455

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL – ALFABETIZAÇÃO

TERESINA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARCOS VINICIUS PENTEADO CARNEIRO

RU: 730455

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio supervisionado – ensino fundamental, alfabetização, apresentado a UTA – Língua portuguesa – fase II, no curso de Pedagogia.

Tutor local:

Centro associado: Teresina – PI.

TERESINA

2014

1 – INTRODUÇÃO

No estágio supervisionado nós temos o objetivo de observar e analisar as atividades escolares, como funciona e como é a forma didática das aulas e dos professores. O estágio serve para o nosso currículo, tendo um caráter pedagógico. Observamos a aprendizagem que é levada aos alunos pelos meios do trabalho pedagógico, somos inseridos a uma realidade em que a escola vive. Precisamos observar o envolvimento dos estudantes nos ensinos didáticos em sala de aula, o planejamento escolar, a interação entre os profissionais da área escolar com os alunos, o estágio nos proporciona uma realidade do profissional e assim podemos ter uma inteiração com o mesmo, tendo uma visão maior do que se passa no seu dia a dia e podendo ajudar na pratica do estagiado, aprendendo mais como é estar a frente das atividades escolares.

        O estágio tem uma suma importância em nosso meio academio, através do estágio observamos os profissionais e por meio dessas observações você pode ver os conhecimentos estudados em sala de aula, nos ajuda em nossa formação, acompanhando como funciona o meio profissional, a organização, funcionamento da instituição, a filosofia adotada, as dificuldades, como é lidar com os alunos, viver nessa realidade do que você espera ser um dia em sua vida, um profissional bem qualificado dentro da área pedagógica.

        O estágio foi realizado do dia dez de novembro de dois mil e quatorze ao dia quatorze de novembro de dois mil e quatorze no colégio Educandario Betel, no 1º ano do ensino fundamental, foi realizado por Marcos Vinicius Penteado Carneiro portador do RU:730455.

        

“Contextualizar a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental; Refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar; Ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar; Verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observar o cotidiano da escola, refletir e procurar possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar; Apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação; Descrever a observação, o planejamento e aplicação da prática docente no Ensino Fundamental; Detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz, para relacioná-las com a função futura de docente no Ensino Fundamental; Observar o contexto histórico / político / educacional de forma a possibilitar o entendimento da função de docente no Ensino Fundamental; Exercitar a habilidade da descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educativos.”

        O estágio nos possibilita a entrar em contato com os verdadeiros problemas que são enfrentados no dia a dia nas escolas e da própria comunidade local. Estágio constitui-se numa atividade centrada no homem como ser ativo e capaz de fazer a articulação entre a teoria e a prática, entre o saber e o fazer. Assim podemos analisar as demandas que há nas escolas de hoje em dia, fazer uma leitura mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta.

O estágio supervisionado envolve no trabalho de desenvolvimento de uma pesquisa pelo aluno, que deve resultar em um relatório de atividades, com o objetivo de adquirir experiência em um ambiente de trabalho real e colocar em pratica os conhecimentos adquiridos em período de curso. Ela é a atividade profissional, desempenhada pelo acadêmico, que tem uma correlação com sua formação acadêmica, tem por objetivo, complementar a formação acadêmica, possibilitando a integração entre teoria e pratica, por meio do contato do aluno com a vida profissional, em empresas ou instituições, o estágio deve proporcionar ao acadêmico uma formação em posto de trabalho que facilite sua integração ao mercado de trabalho.

O estágio é necessário para a nossa formação pois é o período de exercício pré-profissional previsto em currículo, em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atitudes fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis em conceito, com duração e supervisão de leis e normas.

2 – ATIVIDADES EDUCATIVAS

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado estágio ensino fundamental alfabetização foi realizado na Escola Educandario Betel, situada à rua Raimundo Lira, número 741, no bairro Rural, CEP 64180-000, localizada na cidade de Esperantina, no estado do Piauí. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (86) 99494645.

A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino. A instituição atende a um número total de 150 alunos.

O estágio foi realizado no período de 10 de novembro de 2014 a 14 de novembro de 2014, no turno vespertino, sendo observada a turma do 1º ano do ensino fundamental.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A formação dos alunos é uma importância enorme dentro dos âmbitos da escola. A educação se mostra como um processo de atuação no desenvolvimento do aluno pra atuação dele na sociedade. Ela mostra a realidade da vida, visando um aperfeiçoamento ao longo da caminhada de cada individuo, levam a uma reflexão ao seu papel na sociedade. Nós vemos um foco formalizado no individuo, o seu crescimento diante da sociedade. As pessoas são moldadas através das técnicas especificas, e assim vai se moldando o comportamento de cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com