TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Ensino Fundamental

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DE CONHECIMENTO DE HUMANIDADES

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

LEONORA MARIA DA LUZ GREZZANA

PÁSSAROS:  SÃO MESMOS TODOS IGUAIS?

 CAXIAS DO SUL- RS

2019

  1. ANÁLISE DA REALIDADE

       A escola Estadual Província de Mendoza, onde foi realizada a observação e subsequentemente será realizada à docência, está localizada na Avenida Hércules, 1847, no bairro Cruzeiro, na cidade de Caxias do Sul, RS. A escola foi fundada no dia Seis de Dezembro de 1913, inicialmente era localizada no interior da cidade na colônia Senhora das Neves. Com o passar dos tempos a escola teve mudanças no nome e ensino, no ano de 1976 a escola começou a ser chamada de Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Província de Mendonza, em 2006 recebeu o ensino médio na grade curricular e passou a ser chamada de Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza.

      A Escola tem cerca de 854 alunos, sendo 284 alunos dos Anos Iniciais do 1º ao 5º ano, 290 alunos dos Anos Finais do 6º ao 9º ano e 239 alunos do Ensino Médio e 41 alunos que fazem parte da Educação Especial. É dividida em dois turnos manhã e tarde e possui um quadro de 60 funcionários divididos entre professores, secretários, pessoal da limpeza e cozinha. A escola se mantém com a verba recebida pelo estado, com rifas e lanches coletivos, oferecidos aos alunos em algumas datas comemorativas como o Vinte de Setembro, consegue arrecadar dinheiro para algumas necessidades. Dispõe de 15 a 17 salas de aulas amplas, distribuídas em dois prédios com dois andares, cada andar possui dois banheiros sendo um feminino e outro masculino, com bebedouros nos corredores, quadra de esporte aberta e saguão onde é realizado o recreio nos dias de chuva, refeitório, laboratório de ciências e de informática que se encontram na mesma sala, direção, secretária, recepção, parquinho infantil e uma área grande de grama e árvores, a biblioteca foi desativada segunda a professora. O horário de funcionamento é das 7h e 30 minutos às 11h e 30 minutos e o turno da tarde inicia às 13h e 30 minutos até as 17h e 30 minutos.

     O documento que norteia a escola é o Projeto Político Pedagógico que se encontra desatualizado. No PPP estão registradas as ações e projetos que a escola deseja trabalhar, junto dele tem as características, a filosofia, as metodologias, a forma de avaliação e entre outros. O Projeto Político Pedagógico, é resultado da reflexão entre direção, professores, funcionários e familiares sobre o que é a escola de hoje e sobre o que desejam que seja futuramente, para que os alunos tenham uma educação de qualidade e de grandes aprendizados.

       Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.

        Sendo assim, o PPP não é um simples documento burocrático, ele é de suma importância, construído para ser vivenciado e praticado, pois ele dá um rumo, uma direção é um compromisso assumido pela escola e comunidade para uma educação melhor e para a formação de cidadãos conscientes dos seus deveres. Vai além da dimensão pedagógica, pois também engloba a questão financeira e administrativa da escola.  

Relação da escola com a realidade da comunidade

        A escola encontra-se em bairro de classe média-alta, bem localizada com lojas e agências bancárias nas redondezas, mas recebe alunos dos bairros vizinhos onde o nível socioeconômico é de média-baixa renda. A escolaridade dos familiares é de nível fundamental completo e incompleto na sua maioria.

       Pelo que pude observar, as crianças não trazem muito lanche de casa e comem o que a escola oferece, alguns reclamaram da qualidade da comida disponibilizada pela escola.

       Conversando com a professora e com os alunos descobri que os pais não são muitos participativos, pois vi bilhetes que precisavam de assinaturas e respostas dos familiares sendo ignorados, a educadora comentou que já chamou alguns pais para conversar sobre o comportamento e desenvolvimento dos seus filhos e foi avisada pelos mesmos que não poderiam comparecer na escola, pois não possuem tempo para isso.

Características da turma de estágio

         A turma que me foi disponibilizada foi um 5º ano do ensino fundamental com 20 alunos. A turma possui um bom relacionamento com a professora titular, mantém uma relação de amizade, mesmo a professora sendo braba e exigente com as coisas. A educadora segue o método tradicional, sem muito diálogo com os alunos, dando aulas expositivas, onde o aluno deve copiar o conteúdo que ela passou no quadro e as atividades do livro. O quadro está sempre cheio desde o início até o final da aula. Com essa proposta tradicional ela acaba podando a curiosidade de aprendizado dos alunos e fazendo com que eles tenham medo de suas ações.

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em ‘vasilhas’, em recipientes a serem ‘enchidos’ pelo educador. Quando mais vá ‘enchendo’ os recipientes com seus depósitos, tanto melhor educador será. Quanto mais de deixem docilmente ‘encher’, tanto melhores educandos serão. Desta maneira, a educação se torna um ato de depositar em que os educandos são os depositários e o educador, o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz ‘comunicados’ e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção ‘bancária’ da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Nesta distorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros…. (FREIRE, 1987, p. 80)

        Alguns professores tem uma postura autoritária, deixando de lado a curiosidade e o conhecimento que o aluno traz com sua bagagem cultural. As aulas se tornam cansativas e fazem com que o aluno não se interesse pelo conteúdo que está sendo trabalhado. Eles acabam decorando determinado assunto, pois necessitam para a prova, mas realmente não memorizam o que aprenderam, pois aquele conteúdo foi insignificante, não tendo uma verdadeira aprendizagem.

Dinâmicas pedagógicas observadas

 

        As atividade observadas e realizadas em aula não priorizam o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos, a professora inicia a aula com a oração do pai nosso, depois solicita que o ajudante entregue um livro do baú de histórias enquanto copia o conteúdo no quadro, durante esse tempo os alunos não podem conversar o silêncio na sala tem que ser absoluto total, depois que acaba de copiar tudo no quadro a professora pede que o ajudante entregue o livro da disciplina que será trabalhada no dia e que eles comecem a copiar do quadro e quando acabarem realizam as atividades do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com