TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Ensino Fundamental

Por:   •  26/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  12.343 Palavras (50 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................................................3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        8

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        14

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        16

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        18

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        20

10        PLANOS DE AULA        22

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        34

12        RELATO DA REGÊNCIA        36

13        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        39

CONSIDERAÇÕES FINAIS        40

REFERÊNCIAS...............................................................................................................................42

INTRODUÇÃO

Estagio é uma parte muito importante do curso superior e é onde você experiência o cotidiano da área em que vai atuar futuramente e segundo Pacievitch (Infoescola), é um momento no qual o estudante vivência e aplica na prática, os conhecimentos teóricos, aprimorando suas habilidades e aprendizagens.

Neste relatório, serão apresentadas as vivências e experiências que foram adquiridos durantes às 150 horas do estagio obrigatório nos anos iniciais do Ensino fundamental, realizados na escola         EMEF “Santa Rosa”, nos mês de fevereiro e março de 2023, totalizando um mês e meio. E por ser obrigatório (está na grade curricular do curso de pedagogia), foi preciso realizar-lo e mesmo sendo não remunerado, trouxe momentos muito prazerosos e de grande aprendizagem.

O estágio foi realizado começando por uma visita a escola, onde foi possível conhecer todos os ambientes escolares, seguido da elaboração de um relatório através do texto da leitura obrigatória de Thiesen (2008): “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, onde mostrou os benefícios da interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Foi analisado o Projeto Político Pedagógico da escola, feito o levantamento dos materiais didático e os materiais de apoio (para temas contemporâneos transversais baseados na BNCC – Base Nacional Comum Curricular) e também, avaliados os processos de implantação da BNCC e atuação da equipe pedagógica. Realizou também, entrevistas com dois professores: um abordando temas referentes à vida profissional e a outra, sobre os instrumentos avaliativos.

Depois dos dados levantados, essa autora observou e acompanhou as aulas ministradas pelos professores da escola em todas as turmas, onde pode colher informação importantes para a elaboração do relatório sobre essa participação e assim, contribuindo para sua aprendizagem. Através dessas aulas, foram elaborados seis planos de aulas para uma das turmas de 1ºAno, onde foi analisado pela equipe pedagógica e o professor regente, assim pontuado as observações. Por final, foram aplicadas as regências para a turma escolhida e feito um relatório sobre essa experiência.

Contudo, a experiência de estagiar no ensino fundamental anos iniciais, trouxe para essa autora, uma perspectiva diferente da etapa: educação infantil, além das aprendizagens e conhecimentos significativos que futuramente será aplicado em sala de aula.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Antigamente a educação tinha uma concepção que as matérias precisariam ser normatizadas, onde cada matéria seria ensinada em seu território, com a importância de ensinar individualmente. O currículo era fragmentado e as instituições defendiam racionalmente e funcionalmente essa tese, assim com o passar dos anos e as constantes evoluções sociais e digitais, surge à temática Interdisciplinaridade, que segundo Gadotti (1993), surgiu na segunda metade do século passado para superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento.

Ela surge com o propósito de medir a realidade social dos estudantes, com integração das disciplinas, formando assim, pessoas com senso criativo, responsável e crítico. Essa temática não se limita a área da educação, ela é tratada na vida social, na economia, na política, na tecnologia e entre outros meios que perpassa a vida do seres humanos, aprender é uma constancia e todo tema que é apresentado, traz varias temáticas diferentes que pode ser abordadas, abrangendo vários conteúdos. Segundo, Thiesen (2008), entende que a interdisciplinaridade é um contexto muito amplo e complexo de mudanças.

Ainda para Thiesen (2008), essa temática ela tem como enfoque a epistemologia e o pedagógico, onde um trabalha o campo da reflexão dos diversos paradigmas e o outro trabalha os campos educativos. Ambos são importantes e tem o mesmo objetivo, onde se sustentam por conceitos teóricos que entendem a importância do conhecimento em sua totalidade.

        Essa temática mostra-se muito importante, porque ela traz uma ressignificação na transmissão do conhecimento e além de trazer vários conteúdos, ela ainda trabalha com a vivência social de cada estudante. É um conceito que vem para trazer uma nova concepção científica do mundo, diz Thiesen (2008), e para Goldman (1979), a interdisciplinaridade traz uma realidade que permite entender melhor, a relação entre seu todo e a parte que a constituem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.5 Kb)   pdf (511.3 Kb)   docx (429.7 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com