TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Obrigatório de Gestão

Por:   •  1/11/2022  •  Dissertação  •  3.912 Palavras (16 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 3]

Penápolis[pic 4]

2022

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................6

1 (A) LEITURAS OBRIGATÓRIAS...............................................................................7

2- (B) PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO.................................................................9

3- (C) ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA..........................................................................11

4- (D) ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC................................................................................................................................13

5- (E) CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS..........................................................................................................................15

6- (F) PLANOS DE AULA...............................................................................................17

7-CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................20

8-REFERÊNCIAS.............................................................................................................21

 

INTRODUÇÃO

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental não será o primeiro contato do aluno com a escola, mas é um primeiro contato com a autonomia, porque é nos Anos Iniciais que o aluno começara a exercer a responsabilidade. Precisa ser desenvolvida com muita atenção, carinho e profissionalismo, porque é a base para o desenvolvimento do aluno e preparação para os Anos Finais. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), a fase dos Anos Iniciais vai dos 06 anos aos 10 anos. Neste trabalho está o registro de como se realizou o Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que tem como objetivos desenvolver melhor o curso de Pedagogia, para que seja trabalhado os Anos Iniciais no Ensino Fundamental.

Nesse estágio obrigatório que está sendo relatado, foi proposta várias atividades baseadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, textos que propunham Politicas Pedagógicas a serem abordadas, Temas Transversais, Metodologias Ativas entra outros.

Na segunda proposta fatores importantes para o desenvolvimento escolar foram abordados, como a respeito do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), sobre o que é e qual sua importância.

Desta forma, foi sendo elaborado esse estágio obrigatório, e nessa introdução é mostrado passo a passo de uma forma a entender melhor cada realização. Um exemplo, na Atividade C, sobre a interatividade do professor com a equipe pedagógica e administrativa, sobre como atuar e agir enquanto professor de acordo com as normas de cada escola, como desenvolver as atividades de acordo com os planos de aulas propostos e apresentados.

Neste estágio foi abordado, a forma de montar os planos de aulas, dentro da situação problema indicada, foi elaborado planos de aula pra serem trabalhados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e melhor adequados para a faixa etária, foi abordado também um tema muito importante, a interdisciplinaridade.


1-A – LEITURAS OBRIGATÓRIAS          

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, usa-se compreender que os alunos não aprendem somente pela razão, pelo intelecto, mas também pelas sensações, interações, emoções e sentimentos.

Nesse movimento acredita-se no diálogo, na crítica e reflexão, não em um modelo disciplinar, hierárquico, como tem sido por muito tempo na concepção cartesiana de mundo.

A interdisciplinaridade se faz de uma forma a juntar conteúdos de diferentes disciplinas em um único projeto, o objetivo de se aplicar a interdisciplinaridade se volta para os valores básicos, democracia e cidadania no intuito de formar pessoas preparadas para os problemas da sociedade atual.

Segundo a análise de Frigotto (1995, p.26), a interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o “homem produzir-se enquanto ser social enquanto sujeito e objeto do conhecimento social.”

É no campo de ciências humanas que a interdisciplinaridade aparece com maior destaque. Goldman (1979) destaca, que a interdisciplinaridade aparece primeiramente como preocupação humanista, além da preocupação com a ciências.

No Brasil a interdisciplinaridade veio através do estudo da obra de Georges Gusdorf e anteriormente da de Piaget.

Para Leis (2005, p.7), “a tarefa de procurar definições finais para a interdisciplinaridade não seria algo propriamente interdisciplinar, senão disciplinar.

Pode-se afirmar que conceitualmente a interdisciplinaridade será sempre alternativa à educação de abordagem disciplinar, seja no ensino ou na pesquisa.

Diante de tudo, o professor deve se tornar um profissional com um conhecimento igual da realidade compreender que somente sua área de formação não é o suficiente para dar conta de todo o processo de ensino.

Ele precisa se habituar de que mesmo a sua área de formação também se conecta com outras ciências.

O intuito da interdisciplinaridade não é que o conhecimento deixe de ter seu caráter de especialidade, ´principalmente quando profundo, analítico, sistemático, reconstruído, porem caberá ao professor trabalhar e interagir das duas formas de ensino.

É na escola que o aluno vivencia o ambiente de vida, ela é um instrumento de acesso do aluno a cidadania.

Ela deve se constituir como um processo de vivencia, por esse motivo sua organização curricular deve conter culturas, interesses, ritmos e experiencias de diversas pluralidades, a escola enfim deve ser por natureza, uma instituição de interesse interdisciplinar.

Para que a interdisciplinaridade seja de fato aplicada no trabalho do educador, ele precisara de fato ser capaz de partilhar o domínio do saber, abandonar sua zona de conforto, aventurar-se a um domínio diferente do que lhe é conhecido, não se trata de afirmar que a interdisciplinaridade anularia o sistema atual de ensino, mas poderá agregar de uma forma positiva tudo aquilo que já é conhecido.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (180 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com