TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Paper

Por:   •  5/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmicos Flavia, Glauce, Giovanna e Stefany.

Tutor Externo Luciana Alves

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho foi elaborado com o propósito para contribuir reflexões e discussões da grande importância da musicalização no processo educação infantil. Com a realização de uma pesquisa, tivemos um estudo com matérias, teses, livros, artigos, documentários pela internet e ambiente de trabalho com a parte fundamental de conhecimento na área do estagio. Lembrando é essencial a utilização da música para interação das atividades no desenvolvimento das crianças no ambiente escolar.

Portanto, é nesse momento de aprender a escultar, perceber, sentir, pensar e comunicar-se com a música de forma consciente, onde este processo faz parte da etapa de formação do indivíduo. Objetos sonoros que a criança pode experimentar e criar novas possibilidades de começar a relacionar-se com sons, de imitar, assim tornando significativo, e podendo ter importância e sentido para a criança.

Musicalização é um processo de desenvolvimento para  uma criançã na construção do conhecimento musical. Com objetivo despertar e desenvolver o gosto musical da criança.

É a partir desse momento que a criança inicia sua vida musical relacionando assim à sua cultura.

Objetivo Geral:

Promover apartir da música a intregação das criança, dando lhes oportunidades de expressar sensações, imaginação, memória, movimentos, sentimentos e pensamentos, ampliando assim o conhecimento do mundo.

     Compreender que o estudo que apresentamos que a musicalização pode trazer possíveis contribuições para as crianças na Eduacação Infantil.

Objetivo Específicos:

Promover e  averiguar o que aparece sobre a história da música na literatura consultada; investigar quando e quais os principais motivos para a música passar a ser usada na Educação Infantil; verificar quais são as contribuições apontadas por autores de artigos e de livros que a música pode trazer para as crianças da Educação Infantil.

Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.

Brincar com a música, imitar, invertar e reproduzir criações musicais.

Descobrir o mundo sonoro, à sua volta e valorizá-lo.

Reproduzir ritmos aliados, a palmas, batidas dos pés, instrumentos musicais e melodias.

Apresentar projetos de musicas, movimentar-se espotaneamente ao som de músicas com ritmos variados.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A aprendizagem com musicalização das crianças no seu início de vida acadêmica, é consolidada no ensino que poderão extrair mais resultados e benefícios como: memória, criatividade, consciência corporal, movimentos e sons. Lembrando sem dúvidas, é uma ferramenta essencial na vida da criança tornando poderosa, capaz de ser auxiliador, e aumentado seu pontecial, no processo ensino e aprendizagem.

Hoje, a neurociência comprova que atividades musicais integram experiências sensoriais, motoras, percepção e execução passando por diferentes processos emocionais, cognitivos aprimorando a memória e atenção.

Musicalização na educação infantil desenvolve o raciocínio e a concentração dentre outros.

[pic 2]

 

O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação.

[pic 3]

A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente.

[pic 4]

A música é um instrumento de grande importância para o ensino infantil, assim ele permite as crianças interagir o ritmo, harmonia o canto e a melodia. As crianças ao cantar, dançar, imitar, ouvir, bater palmas e os pés, pode desenvolver condições necessárias a elaboração de um repertório para o futuro da criança.

         

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A musicalização na educação infantil tem um papel muito importante na  formação motora da criança, na formação da sua identidade e na interação com as outras crianças.

No momento que a criança entra em contato com a música, ela aumenta a sua sensibilidade, como também na sua auto-estima.

E através da música que a criança exterioriza suas emoções e conhecimentos.

A criança é capaz de diferenciar diferentes tipos de sons , por exemplo: uma música pode ser mais rápida  do que a outra e entonações.

Na educação infantil, a criança está em desenvolvimento tanto na parte do sistema nervoso central e neuropsicomotor , a música entra como um aumento nas suas habilidades corporais, visto que a criança é influenciada a realizarem movimentos coordenados.

Podemos notar benefício na concentração da criança e assimilação de conteúdos.

Portanto essa ferramenta de musicalização permiti que a criança desenvolva seus pensamentos e compartilhando com as outras crianças. Elas terão um pensamento analítico, pois ela terá a capacidade de diferenciar diferentes sons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (354.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com