TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper de Estagio

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 4

O BRINCANDO E O EDUCANDO NAS SÉRIES INICIAIS

Luciana dos Passos da Rosa

Prof. Orientador: Adriana Souza da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED0103) – Estágio II

30/11/12

RESUMO

O presente trabalho procura refletir sobre o Brincar e o Educar na educação das crianças, tomando em conta das observações e a regência, sobre as brincadeiras e atividades ocorridas durante o estagio, e a pronunciação dessas com alguns teóricos que tem se posicionado ao estudo da brincadeira. Fo possível, através do mesmo ver a grande importância que há  em momentos que os alunos brincam e assim tem o seu desenvolvimento cognitivo cada vez mais ampliado. A atividade em que a brincadeira está presente torna o ambiente de aprendizagem bem mais enriquecedora, pois o ato de educar não está restrito simplesmente a um quadro de escrever e uma carteira onde o aluno fica sentado, vai muito além da transmissão de conhecimentos.

Segundo Aranha (2006) “A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mais o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.”

Palavras-chave: Brincar. Educar. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

O estagio é um campo de conhecimento e espaço de formação propicia aproximação á realidade na qual poderá vir a atuar.

A Escola de Educação Básica Ana Gondin é mantida pelo estado de SC e administrada pela secretaria de Estado de ED- SED. Iniciou suas atividades em 19 de abril de 1935, como grupo escolar atendendo na época, 130 alunos aprox. de 1º a 4º série. A equipe administrativa pedagógica conta com quatro diretoras, uma assistente de educação, bibliotecário, orientadoras educacional, equipe de apoio (profissionais da manutenção e conservação da escola.).

Oferece as etapas do Ensino Fundamental (1º a 8º) e Ensino Médio (1º a 3º)


O estagio teve inicio no dia 19/11 e término no dia 30/11.

O primeiro dia em que tive contato com a turma, foi bem recebida por todos.
Nesse dia, a professora regente me apresentou aos alunos, e prossegui completando o motivo de eu estar ali, e que ficaria a uma semana com eles “brincando e educando”.
Foi uma semana bem agitada, mais desenvolvida. A professora regente esteve o tempo todo me ajudando, dando idéias, de como era a aula dela em questão. Ao meu ver, visto que ela tinha domínio de conteúdo, e era apresentado de forma que as dificuldades estivessem em uma escala crescente, motivava os alunos perguntando ou valorizando suas duvidas; preocupava-se com aprendizagem, resolvia exercícios adequados ao nível da turma.  Foi muito importante nesse período, recebi o apoio dos alunos e da professora que inclusive me orientou, aconselhou a ficar calma e tranqüila.
O estagio é a grande oportunidade pra nós futuros professores.

 

  1. CORPO DO TRABALHO

Brincar hoje nas escolas, esta retirado de um parecer pedagógico que inclua o lúdico como eixo do trabalho infantil. É inaudita a escola que ressalta neste aprendizado.

As escolas deixaram passar as brincadeiras nas salas de aula, ou ela é passada com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo.

As Brincadeiras têm sua relevância importante no desenvolvimento sócio-histórico cultural. O professor precisa ministrar aulas mais prazerosas, interessantes, tendo a capacidade de inserção da criatividade com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com