TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper estágio anos iniciais

Por:   •  2/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  3.022 Visualizações

Página 1 de 10

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA 

Autor: Elisangela Silva Vieira

Tutor externo: Vaneide Nunes Brito e Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (3977) – Estagio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental

23/06/2021

RESUMO

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca das vivências no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental dos Anos Inicias, realizado no 6º período do curso de Pedagogia, no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Campus Uberlândia-MG, no ano de 2021. A pesquisa de estágio ocorreu numa Escola municipal (Professor Milton de Magalhães Porto). Esta experiência iniciaria com período de observação e posteriormente regência numa turma do 1° ano, mas em virtude da pandemia em esfera mundial da COVID-19 (Coronavírus), que impossibilitou que o Estágio acontecesse de forma presencial, o Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), buscou uma alternativa e de maneira virtual introduziu uma nova metodologia para que os acadêmicos pudessem desenvolver de forma inovadora e satisfatória sua carreira pedagógica: o Estágio Curricular Obrigatório II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Sendo assim, a elaboração do estágio baseou-se dentro do projeto da atividade de extensão (produto virtual – trilha de aprendizagem), que constituem ferramentas (ambientes) de troca, de reelaboração, renovação e de desenvolvimento de materiais de qualidade com vistas ao aprimoramento da prática pedagógica, substituindo a prática presencial do estágio e sendo elaborado de acordo com o tema do estágio (Alfabetização e Letramento em Tempos de Ensino à Distância) proposto pela tutora do curso, seguindo suas orientações.

Palavras-chave: Alfabetização, ensino a distancia, Estágio.

 1 INTRODUÇÃO

O estágio é constituído de dilemas, desafios e possibilidades fazendo refletir e

compreender o significado da docência. Por meio dele conseguimos ampliar nossos

olhares, sensível e observador, que vê e compreende a criança como ser histórico e cultural como sujeito de direitos, uma cidadã que está inserida em uma sociedade e deve ser respeitada desde a sua mais tenra idade.

Para Ostetto (2011, p. 86):

[...] o estágio tem muito a contribuir, na medida em que se afirma como espaço e tempo privilegiados para o exercício do olhar, para o ensaio de ver além do aparente mirando a complexa configuração do cotidiano infantil. Para conhecer as crianças e seus modos de ser, de apropriar e expressar o mundo, é imprescindível aprender a estar junto delas, a observá-las

As crianças necessitam de um modo muito específico de organização do trabalho pedagógico, sendo assim, partindo deste pressuposto, a criança é um sujeito

histórico, social, cultural e único, trabalhar com projetos é considerá-la de fato como protagonista do processo que deve ser constituído por vivências significativas, envolvendo muita experimentação e o trabalho com as múltiplas linguagens.

O Estágio Curricular Obrigatório configura-se como um espaço de conhecimento, análise, aprendizagem, superação entre a distinção e diferenciação da teoria e a prática e se apresenta como possibilidade real de intervenção na vida da escola e de toda a sua comunidade. Ele contribui para uma formação crítica, reflexiva, possibilitando ao discente tomar consciência da importância social do seu papel de educador, e assim proporcionar a busca de novos saberes, num processo contínuo de investigação.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 O presente projeto tem como área de concentração a metodologia e estratégias de ensino e aprendizagem na educação à distância. E a delimitação do tema é a Alfabetização e Letramento em tempos de ensino à distância, consiste em observação, entrevista e pesquisa via internet, das práticas pedagógicas que vem sendo realizadas com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio do ensino à distância. O intuito é direcionar os esforços a descobrir as particularidades do tema proposto para o projeto. Observa-se pertinente destacar que, nos dias atuais, devido a fatores que fogem em partes o controle humano, e com a pandemia do Coronavírus, os cidadãos estão gradativamente percebendo a necessidade de se redescobrir.

O uso de recursos tecnológicos se tornou parte da vida diária de todos os professores neste período de pandemia, uma busca por conhecimento tecnológico precisou ser feita de forma extraordinária nestes dias por parte de professores e pais, pois o aprendizado das crianças, alunos e filhos precisa continuar e os mais variados métodos precisaram ser elaborados, colocados em prática e avaliados.

O processo de letramento se dá juntamente com tudo isso, na busca de recursos, o que é apresentado de novo para criança o inicio dela neste processo, seu percurso, suas descobertas e avanços nesta área é imprescindível também neste momento, pois é preciso proporcionar a criança um ambiente inovador neste período, para que nada possa atrapalhar seu desenvolvimento.

Quando os pais, professores como também os responsáveis de uma criança conseguem entender e visualizar como se dá o processo de letramento, e passam a proporcionar os estímulos certos a criança, de forma simples e sadia, esta chegará à fase de alfabetização de forma mais natural, com facilidade no desenvolvimento da leitura e escrita.

E este processo de ensino, com a suspensão das aulas em todo país, provocada pela pandemia do novo coronavirus, exigiu das instituições de ensino, professores e professoras bastante criatividade para manter o aprendizado dos alunos. A educação a distancia tem sido a principal ferramenta adotada utilizada nesse período, e ate mesmo autorizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) a ser adotada em todas as modalidades, desde a educação básica até o superior.

Buscando enfatizar as práticas de letramento existentes nos anos iniciais do ensino fundamental, é preciso entender o que significa letrar e alfabetizar nesta fase de educação básica, fase que há necessariamente o domínio formal da leitura e escrita, um preparo e familiarização com este mundo do ler e escrever, uma busca de meios e estratégias que façam parte do seu contexto social, suas vivências e realidades para que seja despertado no aluno o gosto pela leitura.

O desenvolvimento da criança necessita da relação da criança com o meio social em que vive, dos objetos e fenômenos que a cercam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com