TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Pedagogia

Por:   •  25/11/2022  •  Artigo  •  3.398 Palavras (14 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        4

3        PLANEJAMENTO ANUAL        4

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        4

6        PLANOS DE AULA        4

7        PLANO DE AULA        4

REFERENCIAS        4

INTRODUÇÃO

Tem havido muitas discussões sobre o papel do professor e do ensino na educação infantil. Essas discussões trazem diferentes opiniões sobre o assunto, desde pensar que as escolas de educação infantil são apenas ferramentas de ensino, até considerar que o trabalho dos professores de educação infantil é mais abrangente do que o da educação infantil. professores. É apenas a implementação do processo de ensino, além do desenvolvimento da cognição, inclui também o desenvolvimento das relações e da educação e do ensino. A análise do desenvolvimento e do ensino de crianças de 0 a 6 anos é a base para a formação de professores.

Temos como objetivo mostra a importância de cada etapa do trabalho para um ensino melhor, a importância das normas da bncc, assim também a importância do uso das tecnologias no nosso dia-dia, o estágio curricular mostra uma forma eficaz de conhecimento, onde podemos aprender as principais etapas da educação infantil uma forma de aprendizagem onde podemos nos aprofundar cada vez mais, discute-se a presença das tecnologias, considerando: a brincadeira e as interações, os princípios éticos, políticos e estéticos, a relação família-escola e a legislação brasileira,

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

         A sociedade, muitas vezes, não considera a educação infantil como parte do processo de ensino e aprendizagem, mas apenas a "educação" dos jovens alunos, ou seja, a educação coletiva e as relações sociais no ambiente escolar, e, portanto, refuta que o ensino faça parte da educação infantil. Isso fere completamente o significado e o propósito da educação infantil na vida das crianças.

Para Vygotsky, a realidade social em que vivem as crianças é a verdadeira fonte de desenvolvimento, e os processos biológicos estão subordinados ao desenvolvimento cultural, pois a cultura pode causar comportamentos, alterar funções psicológicas e fornece novos comportamentos para o desenvolvimento das pessoas.

É impossível definir com precisão as etapas do desenvolvimento psicológico de uma criança, sequência válida para qualquer criança inserida. A qualquer momento, momento ou contexto, porque toda criança vive em um ambiente uma experiência única e completamente diferente.

A definição de cultura de Vygotsky ocorre no resultado geral da produção humana, ou seja, tudo o que é contrário a tudo o que a natureza dá. O desenvolvimento infantil é um sistema único de formação biológico-social da personalidade, envolvendo o desenvolvimento biológico e o desenvolvimento cultural, mas não é apenas uma mistura dos dois. Dessa forma, ele afirmou que é a sociedade, e não a natureza, que determina o comportamento e o desenvolvimento humano em primeiro plano.

Leontiev destacou que o papel da educação é influenciar as atividades das crianças e suas atitudes e comportamentos em relação ao mundo. Analisar as atividades das crianças é essencial para que os educadores obtenham apoio para métodos precisos de desenvolvimento infantil. Porém, não basta que o educador acompanhe o desempenho espontâneo da criança, ele deve controlar e orientar esse processo de forma racional.

Portanto, é óbvio que o ensino não deve se basear e contar com expectativas de funções mentais superiores maduras e espontâneas, mas é responsável por promover o seu desenvolvimento, pois sem aprendizagem o processo de desenvolvimento não ocorrerá. Esse tipo de desenvolvimento não é garantido pela biologia humana. Se as crianças não receberem condições educacionais adequadas para que não possam integrar essas funções, então esse tipo de desenvolvimento pode não acontecer da maneira certa. Além disso, por meio dos argumentos apresentados, os três filósofos mostraram que existe uma relação estreita entre o desenvolvimento das crianças e a sociedade em que vivem. Em relação ao desenvolvimento das funções mentais avançadas,

Vygotsky apontou que o intermediário dos adultos nesse processo é o alicerce, e a promoção desse desenvolvimento é a função do ensino. Não basta expor os alunos a estímulos ou apenas fornecer-lhes diferentes elementos culturais. O mais importante é que os adultos organizem as atividades das crianças e participem na prática do processo.

Conclui-se que o ensino é entendido como fonte de desenvolvimento, sendo evidente a importância da intervenção do adulto neste processo, bem como no desenvolvimento de condições de vida adequadas para as crianças. Além disso, é óbvio que o papel do professor é passar para as crianças os traços das atividades e comportamentos humanos existentes na sua cultura, e tornar realidade a posse dessa cultura, organizar as atividades das crianças e promover o seu desenvolvimento psicológico, como um tipo de resultado. Esta organização.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Todo o guia visa contribuir para a construção coletiva do PPP, ao nível da definição de uma metodologia propícia à reflexão, promove diversas sugestões específicas, avaliações, pesquisas, investigações, debates, consensos, desentendimentos e conflitos, fundidos a partir de todas as construções coletivas.

A característica dos projetos de ensino político que visam estabelecer e assegurar a gestão democrática é o seu caráter coletivo, e não a combinação de projetos individuais, ou planos estabelecidos apenas dentro de especificações técnicas, a serem submetidos a instâncias superiores. Portanto, especifica os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a serem formulados pela escola, e expressa a integração das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os objetivos e expectativas da comunidade escolar. Na verdade, a política e os projetos pedagógicos são a expressão da cultura escolar e de sua criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura escolar e influencia as crenças, valores, significados, pensamentos e ações das pessoas envolvidas na formulação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com