TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo demostrar as impressões obtidas através do estágio referente à disciplina Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares afim de elucidar as diferenças entre a teoria e a prática. Estas disciplinas ganharam autonomia e independência entre si e em relação ao campo de atuação, disseminando a dicotomia teoria e prática a creditando na falácia de que nem todas as disciplinas desenvolvem á ciência e os espaços de importância entre disciplinas teóricas e práticas que tornaram desiguais no decorrer. No decorrer dos anos surgiram diferentes sentidos de estágio. Segundo Pimenta (2011), o campo educativo é amplo e abrange diferentes modalidades nos mais diversos meios, como na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. Atualmente, o indivíduo inserido no meio social e cultural se faz necessário o processo educativo.

A finalidade o estágio proporciona a busco dos alunos para visão reflexiva, formando um conjunto de saberes significativos sobre a realidade na qual atuará. Para tal, os alunos estagiários devem desenvolver postura e habilidades de pesquisadores, elaborando projetos que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O pedagogo é um profissional preparado para atuar a favor de um desenvolvimento do ser humano, analisando as diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo é amplo, estamos em uma sociedade que se transforma muito rapidamente, cada vez mais globalizada e tomada com muitas informações. Nas práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar. Ao levar em consideração a escola como a única instituição demarcada, com a possibilidade da construção sistematizada do conhecimento pelo aluno, foi de fundamental importância a criação de algumas possibilidades e condições favoráveis, nas quais alunos e professores puderam refletir sobre sua prática e passaram a atuar num clima mais condizente com a realidade de uma escola. Nessa perspectiva, jamais poderá ser compreendido o trabalho individual do professor desvinculado do seu papel social, dessa forma estar-se-ia descaracterizando o sentido e o significado do trabalho docente.

Precisa para alterar sua prática, pois para ele A reflexão sobre a prática não resolve tudo, a experiência refletida não resolve tudo. São necessárias estratégias, procedimentos, modos de fazer, além de uma sólida cultura geral, que ajudam a melhor realizar o trabalho e melhorar a capacidade reflexiva sobre o que e como mudar (LIBÂNEO, 2005, p.76). Assim se percebe que pensar sobre a formação de professores é conceber que o professor nunca está acabado e que os estudos teóricos e as pesquisas são fundamentais, no sentido de que é por intermédio desses instrumentos que os professores terão condições de analisar criticamente os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais, nos quais ocorrem as atividades docentes, podendo assim intervir nessa realidade e transformá-la.

Quando se imagina uma escola baseada no processo de interação, não se está pensando em um lugar onde cada um faz o que quer, mas num espaço de construção, de valorização e respeito, no qual todos se sintam mobilizados a pensarem em conjunto. Precisamente pela abrangência maior do campo conceitual e prático da Pedagogia como reflexão sistemática sobre o campo educativo, pode-se reconhecer na prática social uma imensa variedade de práticas educativas. Portanto, nas organizações, o pedagogo é fundamental para o crescimento da empresa, estimulando os funcionários e o crescimento destes. Tendo em vista as   especificidades das próximas duas áreas, o instrumento utilizado para coleta de dados foi o texto de Aquino (2011), O pedagogo e seus espaços de atuação nas Representações Sociais de egressos do Curso de Pedagogia. Com o avanço tecnológico, criam-se canais educativos e com isso se encontra nos meios de comunicação um espaço destinado aos pedagogos. Portanto, a educação nos presídios tem o intuito de promover a integração do sujeito privado da liberdade à educação, melhorando assim as possibilidades desses indivíduos. Ainda de acordo com este decreto, espaços próprios para o desempenho dessa ação pedagógica devem ser criados nos presídios, isto possibilitará uma qualidade e oportunidade do

contato com a educação.


  1. REGIMENTO ESCOLAR

2.1 Qual a função Regimento Escolar?

O regimento no ambiente escolar tem como função a administração de regras que compõem sua estrutura e estabelece todo o funcionamento e a organização da instituição de ensino em suas totalidades, sendo elas nos âmbitos administrativa, didática, pedagógica e disciplinar. Ele deve estar de acordo com uma proposta de gestão democrática, assim ele possibilitará a qualidade do ensino, fortalecendo a liberdade pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar que está representada através dos órgãos colegiados, como, por exemplo, o Conselho Escolar e o grêmio estudantil. Ele deve ser baseado em princípios democráticos, adotados pela Secretaria de Estado da Educação que são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola, buscando respostas às questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem. Outro objetivo do Regimento é o cumprimento das ações educativas estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da escola (PPP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com