TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  1/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.770 Palavras (16 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANDRESSA SIBELLI MINUZZO MENDES, RU: 1173957,

TURMA: 2017/09

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR

SÃO FRANCISCO DO SUL

 2018

 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER      

       

 ANDRESSA SIBELLI MINUZZO MENDES, RU: 1173957 TURMA: 09

MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO

Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Gestão Escolar: apresentado ao Curso  de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

SÃO FRANCISCO DO SUL

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................05

2.1 IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA/INSTITUIÇAO ESTAGIADA......................05

2.2 CONCEPÇAO PEDAGOGICADA ESCOLA/INSTITUIÇÃO........................06

2.3 DESCRIÇAO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO............................................................................................08

3.1 CARACTERIZAÇÕES ESTRUTURAIS........................................................09

3.2 CARACTERIZAÇÕES DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇAO ESTAGIADA...............................................................10

3.3 ROTEIROS PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES.................................................................................................11

3.3 ROTEIROS DO PLANO DE AÇAO...............................................................13

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................14

5. REFERÊNCIAS...............................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

           O Estagio[a] Supervisionado de Gestão Educacional foi realizado na instituição: Centro Municipal de Educação Infantil BEM ME QUER. Tem como objetivo integrar o processo de formação do aluno, baseado no futuro profissional, de modo a considerar o campo de atualização e interpretação critica[b] possibilitando a inserção ao acadêmico na realidade profissional, pois ele articula a teoria aprendida nas disciplinas do curso com a pratica[c] realiza nas instituições escolares.

            A gestão escolar é uma organização de grande importância dentro da Instituição Escolar, no qual tem objetivo organizar, subsidiar e fiscalizar os planejamentos que fazem parte da instituição. O planejamento é uma ferramenta sistemática que orienta o professor educacional, organizando os objetivos e metas a serem alcançadas, servindo como um instrumento dinâmico de trabalho, além de orientar e nortear as ações dos gestores e toda organização escolar estarão contidas nesse documento que indicará o rumo de todos os segmentos do trabalho na escola. Portanto a ação do gestor escolar será tão ampla ou limitada, por sua concepção sobre: a educação, a gestão escolar e o papel profissional na liderança e organização escolar.

           Um ponto importante na gestão escolar é a autonomia que a escola possui e que está prevista na Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional n 9394/96 que propõe a gestão democrática como nova forma de administração e a escola. E seus artigos 14 prevê que o sistema de ensino definiram as normas de gestão democrática de ensino publicam na educação básica de acordo com as suas peculiaridades.

           Através desta autonomia as escolas atendem as especialidades regionais e locais, assim como as diversas clientelas e necessidades para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade.

2. DESENVOLVIMENTO

           Relacionado as ações desenvolvidas no campo de Estágio, o estagiário atuou com a Observação Participativa, na qual houve a inserção do mesmo nos fazeres da Educação Infantil, na rotina e nos momentos de educação e cuidado. Também foi realizada a análise do projeto Político Pedagógico, no qual pode-se perceber a concepção adotada pela instituição relacionada a organização do trabalho pedagógico.

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

           O Centro Municipal de Educação Infantil BEM ME QUER localiza-se na Rodovia Duque de Caxias, S/N, RETA, São Francisco do Sul-Santa Catarina.

  O prédio encontra-se em bom estado de conservação e atende a demanda das comunidades que dele se utilizam. Sua estrutura possui: 05 salas, sendo 02 com solários, não possui sala de professores, 01 secretaria, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 lavanderia, 02 banheiros um para os alunos e outro para os funcionários e um pátio sem cobertura.

           Atende as crianças em período integral das 07:00 ás 17:30 horas e serve 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e janta). Número de crianças por faixa etária são crianças de 0 a 4 anos no período integral.

            Na instituição atuam docentes que em sua maioria são graduados em Educação Infantil e com Especialização em Educação Infantil. Essas profissionais atuam com 80 crianças da seguinte maneira: distribuídos em cinco turmas distintas: Berçário I Berçário II, Maternal I, Maternal II e Jardim

  O presente estágio foi realizado na UTA de ciências exatas e naturais– Módulo B fase I – no período de 04 de junho de 2018 à 11 de julho de 2018.

2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

            A construção do Projeto Politico Pedagógico – PPP, está amparada no artigo 12 da Lei 9394/96 Lei Diretrizes e Bases da educação Nacional LDB, no Sistema Municipal de Educação através da Lei 256/00 de 29 de dezembro de 2000, capitulo 1. Artigo 6º paragrafo III, onde os estabelecimentos de ensino passam ter a incumbência de elaborar e executar a sua proposta politica pedagógica, abrindo assim a possibilidade de introduzir as mudanças necessárias a uma educação de qualidade. Diante disso, viu-se á necessidade da construção desse documento que irá mostrar as ações de professores, pais e crianças desta instituição educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com