TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

PLANO DE AÇÃO 1 – GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DATA DE APLICAÇÃO: 26 de outubro de 2.022

ESCOLA/INSTITUIÇÃO: Centro De Educação Infantil Girassol

NOME DO ESTAGIÁRIO: Francielly Gonçalves Pedroso \ LOGIN: 47460888

PÚBLICO ALVO: A comunidade escolar em geral, equipe de gestão, professores, demais funcionários e famílias.

DURAÇÃO: 01 hora

TEMA:

Reorganização\Atualização do mural de apresentação do quadro de colaboradores

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.

DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVA

Após o período de observações e vivências dentro do Cento de Educação Infantil Girassol, juntamente com a equipe de gestão, foi diagnosticado uma falha no mural de apresentação do quadro de colaboradores. O mesmo trás informações que norteiam a equipe interna e a comunidade escolar sobre os colaboradores pertencentes ao ambiente e quais as funções que cada um desempenha ali. Percebemos que no mural ainda constava a apresentação de funcionários que já não faziam mais parte da equipe, assim como alguns novos colaboradores precisavam ter seus nomes adicionados. A falta de visibilidade do mesmo também foi apontada, pois mesmo estando anexado em um corredor onde é passagem das famílias no inicio e fim das aulas, o mesmo não tinha a visibilidade esperada, limitando assim, o acesso às informações.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Dar visibilidade ao conteúdo anexado ao mural de apresentação do quadro de colaborares fazendo com que as informações ali contidas, esteja visível a toda comunidade escolar, facilitando assim o processo de conhecimento, comunicação e realização das tarefas.

Objetivos Específicos: Atualizar a tabela de colaboradores, retirando os que não fazem mais parte da equipe e adicionando os novos integrantes, colocar as informações em papeis com cor para que se torne um mural atrativo aos olhos, despertando assim, o interesse pela leitura das informações, e por fim, organizar envios por meio dos grupos de turma do whatsApp, um convite, explicando a função do mural e convidando a comunidade para “espiar” as atualizações.

PROCEDIMENTOS E AÇÕES

Para a aplicação do plano de ação, com o tema: Reorganização\Atualização do mural de apresentação do quadro de colaboradores, será inicialmente retirado do mural já existente todas as informações contidas, para assim, iniciar a reorganização.

Utilizando os arquivos impressos, já atualizados, contendo as informações dos colaboradores do CEI, será iniciada a montagem do mural. Cada quadro de colaborador, contendo sua foto e função, ganhará uma moldura colorida, trazendo mais visibilidade para suas funções. Será estipulada, juntamente com a equipe, uma frase de ação, para que o mural ganhe ainda mais visibilidade, como por exemplo: “Juntos somos mais fortes!”, “A união faz a força!”, ou até mesmo alguma frase que o grupo já utiliza na motivação do trabalho em equipe. Finalizada a primeira etapa, é hora de informar as famílias sobre a existência\atualização do mural, o texto abaixo será sugerido para ser compartilhado com a comunidade!

“A escola é sem dúvida construída por sua comunidade, e, juntamente com a equipe diretiva da unidade, dá a tônica para as relações que se estabelecem no espaço do CEI, sendo assim, gostaríamos de convidar a todas as famílias da nossa comunidade para que na entrado ou saída do período escolar de sua criança, deem uma olhadinha no quadro de gestão disponibilizado ao lado do banheiro feminino, o mesmo foi pensado e realizado com o intuito de mobilizar as pessoas, articular a construção colaborativa, as normas, as funções sociais e os processos da escola, pois a condução da gestão, quando amparada por toda a comunidade escolar, possibilita que todos sejam corresponsabilizados e trabalhem juntos na construção de uma educação de qualidade!”

AVALIAÇÃO

A avaliação dá-se diretamente na visibilidade das informações que trazem para toda a comunidade escolar o esclarecimento sobre as funções desempenhadas dentro do CEI, facilitando o processo de conhecimento, comunicação e realização de tarefas.

RECURSOS

Recursos materiais: Arquivo impresso com as informações atualizadas do quadro de colaboradores, frase de ação impressa, papeis coloridos, tesoura e fita adesiva.

Recursos digitais: Compartilhamento da pasta do drive contendo as informações atualizadas do quadro de colaboradores e texto sugerido para compartilhamento via whatsApp.

REFERÊNCIAS

PLANO DE AÇÃO 2 – GESTÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DATA DE APLICAÇÃO: 00 de novembro de 2.022

ESCOLA/INSTITUIÇÃO: Escola de Educação Básica Professor Gustavo Augusto Gonzaga

NOME DO ESTAGIÁRIO: Francielly Gonçalves Pedroso \ LOGIN: 47460888

PÚBLICO ALVO: A comunidade escolar em geral, equipe de gestão, professores, demais funcionários e famílias.

DURAÇÃO: 01 hora

TEMA:

Orientação referente ao silêncio no espaço da biblioteca.

COMPETÊNCIA GERAL DA BNCC

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como libras e escrita), corporal, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemáticas, e científicas, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mutuo.

DIAGNÓSTICO E JUSTIFICATIVA

Após o período de observações e vivências dentro da Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, juntamente com a equipe de gestão, foi percebido a falta de compreensão dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental mediante a importância do silêncio na biblioteca. Por ainda fazerem parte dos anos iniciais, estando no ambiente escolar há pouco tempo, precisam de uma abordagem mais específica na orientação da regra.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Orientar as regras de convivência da biblioteca.

Objetivos Específicos: Orientar a forma de comportamento no ambiente em questão, incentivar o olhar e respeito para si e para o outro, estabelecer formas visuais para reforçar as informações previamente combinadas.

PROCEDIMENTOS E AÇÕES

Para a aplicação do plano de ação, com o tema: “Orientação referente ao silêncio no espaço da biblioteca”, foi sugerido a bibliotecária um encontro com as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental para uma conversa. De forma dinâmica e interativa será questionado os seguintes pontos: O que é uma biblioteca, o que se faz nela e qual é a forma que deve ser o comportamento dentro da mesma. Para finalizar o plano de ação, será solicitado um aluno de cada turma das series envolvidas para registrar por meio dos desenhos e da escrita o que foi abordado coletivamente no decorrer da dinâmica, criando assim, cartazes explicativos que ficarão expostos na biblioteca relembrando os frequentadores as orientações.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de longo prazo, por meio da observação da bibliotecária no dia a dia dos alunos no ambiente em questão. Sabe-se que cada indivíduo é diferente um do outro, sendo assim, alguns absorverão as informações passadas de imediato, tornando o respeito parte do seu cotidiano, outros precisarão ser relembrados.

RECURSOS

Recursos materiais: Cartolinas, riscantes diversos e fita adesiva.

Recursos digitais: Convite aos alunos para a conversa destinada ao esclarecimento das funções e regras da biblioteca.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (125.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com