TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  11/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA

THIAGO MEDEIROS DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

CAICÓ/RN

2023

THIAGO MEDEIROS DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório apresentado à Disciplina Estágio Supervisionado III, do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, da Faculdade do Complexo Educacional Santo André, para obtenção de aprovação. 

Orientador Prof. M.a.: Luzia Anália de Araújo.

CAICÓ/RN

2023

À Deus por ter me proporcionado saúde e sabedoria, e à minha família e amigos que se fizeram presente no meu processo de formação acadêmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Deus pela minha vida;

Em seguida à minha família pela paciência e apoio;

Aos amigos por compartilhar os momentos de alegria e aprendizagem;

Aos mestres pela contribuição a nossa formação como pedagogo.

“Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção”.

Paulo Freire.

Sumário

 

1 INTRODUÇÃO

2 ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

2.1 A ESCOLA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL    

2.2 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3 A ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO: um momento de aproximação  

3.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

3.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA

3.3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: regência

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório consiste em relatar as experiências vivenciadas pelo estagiário durante as atividades propostas pela disciplina Estágio Supervisionado III em Gestão Escolar. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado III, foi realizado na Creche Municipal Gente Feliz, localizada na Rua Francisco David de Medeiros, 53 – Boa Passagem – Caicó/RN, no período de 03 a 06 de abril de 2023.

A instituição de ensino possui um total de 200 alunos divididos nos turnos matutino, intermediário e vespertino. Neste período, foi observado a estrutura física e o funcionamento da escola, bem como, o corpo constituinte da gestão escolar. Assim sendo, o período de Estágio Supervisionado III foi relevante porque proporcionou compreender na prática as funções da equipe gestora.

Portanto, o relatório de Estágio Supervisionado I, está organizado na seguinte estrutura: Introdução; Caracterização do contexto estagiado; Descrição das atividades desenvolvidas na instituição estagiada; Plano de aula; e por fim as Considerações finais, propiciando ao estagiário conhecer o trabalho da equipe escolar e o seu funcionamento.

O presente relatório de estágio, está organizado na seguinte estrutura: Introdução; Atuação da Gestão, Relação Interpessoal, Analise da Instituição, Relato de experiência e por fim as Considerações finais, propiciando ao estagiário conhecer o trabalho da equipe escolar e o seu funcionamento.

2 ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

2.1 A ESCOLA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2.2 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3 A ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO: um momento de aproximação

3.1 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

A observação do Estágio Supervisionado II foi realizada na Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas, localizada na Rua Afonso Pena, 618 – Boa Passagem – Caicó/RN. As atividades no ambiente escolar foram realizadas no período de 31 de agosto à 16 de setembro de 2022.

Atualmente a escola conta com 269 alunos, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Sendo que nos turnos manhã e tarde funcionam o Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, já no turno da noite funciona a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma seriada. Os alunos que frequentam a escola são advindos da zona urbana e rural.

A escola funciona desde 06 de março de 1977, tendo 45 anos de funcionamento. A instituição é basicamente composta por:  05 salas de aulas, 02 banheiros, sendo 01 para funcionários e o outro para os alunos. A arquitetura da escola não dispõe de acessibilidade, possui um piso com uma altura elevada, e não dispõe de banheiros adaptados e nem rampas para a inserção de alunos com deficiência. Ainda possui 01 direção/secretaria, 01 almoxarifado, 01 biblioteca, 01 cozinha, 01 despensa, 01 quarto de despejo. Como também disponibiliza de Microsystems, microcomputador, retroprojetor, data show e som.

A escola de Ensino Fundamental Anos Iniciais atende 13 turmas. A escola tem como Gestora Maria Eliane da Costa graduada em Pedagogia e com Especialização em Docência Infantil, 01 Vice-Diretora, 11 Professores (todos com nível superior), 02 Auxiliares de docência, 08 Auxiliares de Serviços Gerais e 04 Vigias/Porteiros.

Assim sendo, a instituição de ensino dispõe do PPP (Projeto Político Pedagógico) que foi elaborado por toda comunidade escolar, e está em processo e reformulação desde 2019. Portanto, o planejamento é de suma importância, sendo realizado pelo corpo docente de forma coletiva e acompanhado pelas coordenadoras.

A Escola Municipal Professora Inah de Medeiros Dantas é mantida pela Prefeitura Municipal de Caicó/RN, que fornece todo o material necessário para o funcionamento da instituição. A escola também recebe recurso financeiro do FNDE/PDDE que é destinado à compra de materiais priorizados pela escola e aprovado pelos membros representantes da Associação de Pais e Mestre/Caixa Escolar.

3.2 CARACTERIZAÇÕES DA TURMA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado II abrange o período de 31/08/2022 à 16/09/2022, no horário das 07h às 11h, dividido em período de observação e regência na turma do 5º ano “A”, da professora Cosma Sebastiana dos Santos. A sala escolhida para realizar o Estágio Supervisionado II tem 23 alunos na faixa etária entre 10 e 11 anos. Na sala também tem 01 auxiliar de sala (IEL). A sala contém 01 birô, 01 quadro branco, 01 armário de aço, 25 carteiras para os alunos. No armário possui vários materiais, como: tesouras, colas, canetas, lápis, tintas, jogos e brinquedos, e livros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com