TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado I

Por:   •  26/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.819 Palavras (24 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

GRUPO SER EDUCACIONAL

UNIFAEL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PEDAGOGIA

MYLENA OSATCHUK DE SOUZA

RELATÓRIO PARCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Jaraguá Do Sul/SC

2023

MYLENA OSATCHUK DE SOUZA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório Parcial apresentado ao Curso Formação Pedagógica em Pedagogia para Graduados da Unifael, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.

Jaraguá Do Sul/SC

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA        5

3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA        6

3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE        7

4. CONCLUSÃO        8

5. REFERÊNCIAS        9

6. ANEXO        10

1. INTRODUÇÃO

        

        O Colégio Conexão, localizado em Jaraguá Do Sul em Santa Catarina, foi escolhido para realização do Estágio Supervisionado I devido ele oferecer uma dinâmica aos educandos que parte da premissa de que a prática pedagógica junto aos estudantes da Educação Infantil é de torná-los protagonistas de suas ações, respeitando a infância e o brincar, o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico, tendo no seu dia a dia o incentivo para sempre estarem atuando em novos desafios, exploração, descobertas, conhecer a si mesmos e o outro, bem como o mundo. Sendo assim, o Colégio Conexão demonstrou-se desenvolver tudo aquilo que julga ser necessário para o desenvolvimento integral da criança nesta etapa, definitivamente um ótimo lugar para aprender um pouco de suas metodologias de ensino.

        Segundo a BNCC:

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.[...]

        Assim, observando as metodologias de ensino do Colégio Conexão, observa se um compromisso com a educação de seus alunos, preocupados com a sua formação desde a educação infantil até a etapa final da educação básica, eles ainda incentiva ao mesmo tempo, o esporte, a cultura e a formação de valores, projetando nos estudantes um sujeito ativo, competente, crítico e com muitas peculiaridades, devendo estar no centro do planejamento e das situações mediadoras de aprendizagem e desenvolvimento. 

  1. Histórico da unidade escolar

           O Colégio Conexão, localizado na rua R. Herman Schulz, 270 - Vila Lenzi, Jaraguá do Sul - SC, 89252-481, inscrito no CNPJ 23.723.613/0001-52, iniciou sua trajetória em 2011, na cidade de Joinville (SC), com a implantação de um polo da UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná). Em seguida, sentindo a necessidade do mercado, dedicou-se também ao ensino regular, fundamental e médio.

Como Colégio, nossa proposta foi inovar, ousar, redimensionando o tempo e o espaço escolar, voltando o aprendizado para a sociedade do conhecimento e da informação, sempre organizando o ensino em torno dos quatro pilares da educação propostos por Jacques Delors (1998): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, e aprender a ser.

Com o sucesso e boa aceitação da proposta pela comunidade joinvilense, resolveu-se trazer essa opção inovadora para Jaraguá do Sul, para atender à demanda de um público exigente em termos de educação e aprendizado.

Foi em 2013 que iniciamos as atividades do Conexão Jaraguá do Sul, com o curso pré-vestibular. Dois anos depois, foi implantado também o Ensino Médio.

Com uma filosofia humanista, o papel do Colégio Conexão como instituição de ensino é o de formar cidadãos preparados para acompanhar a evolução da sociedade contemporânea e ajudar a construir um mundo melhor, com plena participação na vida econômica, sociopolítica e cultural do país.

  1. Caracterização da comunidade em que a escola está inserida

             O Colégio Conexão, está localizado no bairro Vila Lenzi, um bairro nobre da cidade de Jaraguá Do Sul, onde a sua população é formada por moradores de classe média à classe alta, assim seu público em grande maioria é composto de alunos residentes próximos ao colégio. Vale lembrar que o Colégio Conexão é uma instituição de ensino privado, assim, para a sua utilização e permanência requer mensalidades de seus usuários.  Apesar do município de Jaraguá Do Sul, estar na classificação de Cidade de médio porte, Jaraguá Do Sul, ela é fonte de muitos empregos, haja vista que sua economia local gira em torno de empresas como a Weg, a Malwee, Marisol e outras empresas do ramo têxtil. Jaraguá Do Sul classifica-se em sétimo lugar das cidades mais ricas do estado de Santa Catarina, sua população é formada por descendentes europeus como alemão, italiano, polones, ucraniano entre outros imigrantes.

  1. Estrutura administrativa

Cargo/função

Quantidade

Professores

23 (vinte e três)

Diretor(a)

1 (um)

Diretor Pedagógico

1 (um)

Coordenador/supervisor

2 (dois)

Auxiliares

3 (três)

            O Colégio Conexão - Jaraguá Do Sul é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

  1. Descrição do ambiente físico

Espaço

Quantidade

Sala de aula

17 (dezessete)

Campo esportivo (gramado)

 1

Enfermaria

1

Sala de Pod Cast (audiovisual)

1

Sala de Atividades e Socioemocional

1

Coordenação

1

Salas dos professores

1 (uma)

Banheiros

20 ( 10 masculino /  10 femininos

secretária

1(uma)

Brinquedoteca

1

Laboratório

1

Cantina

1

Estacionamento

capacidade de 30 carros

Quiosques para atividades gerais externo

03

Sala de Música

01

Sala de Lutas

01

Banheiro PD

02

Recepção

01

Comercial

01

Direção

01

Coordenação

01

Ambientes de Alimentação

02

Quadra Poliesportiva

01

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (974.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com