TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado em Matemática

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: SIGNIFICADOS E SABERES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE

        O aprendizado é algo maravilhoso, porém para que alguém transmita a sua sabedoria, se faz necessário a junção deste, que foi adquirido através de livros, pesquisas e experimentos, com a incorporação em um ambiente de trabalho em salas de aula, para que assim, juntos possam agregar valores para uma educação com mais empatia e inclusão com todos os seus alunos. Todavia esse processo de conhecimento vai além de reproduzir aquilo que lhe foi ensinado, é também ser capaz de lidar com as problemáticas e as diferenças de ideias e crenças que tornam o ambiente escolar único, mas além disso grandioso em diversas expressões.

        Em vista do que podemos observar com cotidiano que, para a formação dos professores no espaço acadêmico é de extrema importância para exercer sua profissão com êxito, que durante o seu processo de estudante, que o mesmo passe por estágios em salas de aula para que possa absorver e assim participar dos problemas que apresentados apresentando soluções ou trocando experiências com os seus mestres, afim de interagir com os seus alunos e assim contemplar com todas as perspectivas do ambiente escolar.

        Quando se inicia um curso de Licenciatura, é obrigatório, de acordo com a legislação brasileira, o estágio supervisionado, visando inserir o estagiário nas práticas da profissão sob a monitorização e orientação de profissionais que a universidade dispõe. Isto é de extrema importância para que os novos profissionais saibam lidar com todos os problemas que poderão ser apresentados futuramente.

        Existem dificuldades que fazem o estágio ser conturbado, apresentando divergência com o que foi lhe apresentado em sala de aula, todavia essa dificuldade é necessária para que o profissional tenha noção das dificuldades e entendam como o ambiente de trabalho funciona e acima de tudo poder resolver todos estas dificuldades. Dentre esta que foi mencionada podemos destacas a indisciplina que os alunos podem desenvolver, a ausência de interesse naquele estudo, ausência de materiais necessários para melhorar a didática, o comprometimento dos alunos em manter a ordem da sala.

        Com tudo isso, a formação dos profissionais da educação não é realizada de forma simplória, pois é necessário encarar a contradição e todas as diversidades que a sua formação envolve, como podemos citar os inúmeros tipos de saberes que englobam a profissão.

        Vale ressaltar também que as experiências vivenciadas no período do estágio são discutidas em sala de aula, nas disciplinas correlacionadas, obtendo uma resposta positiva sobre os desafios encontrados, relacionando assim tudo que é aprendido em sala de aula com a prática, fazendo com que os acadêmicos possam enxergar com um olhar diferente, o ambiente escolar onde vai atuar.

        Todo conhecimento deve ser ensinado de uma forma leve e que conduza a aplicação na forma prática na vida do estudante o qual pode ser visto pelos estudantes como um desenvolvimento de saberes sendo estes voltados para a prática e menos para a teoria. Junto a isso é proveitoso integrar posturas exemplares para as próximas condutas em salas de aula.

        Em conclusão, é necessário evidenciar que a prática do estágio na grade curricular é de grande valia para o conhecimento e acima de tudo para a troca de experiências para cada aluno, o qual o faz superar as barreiras, aumentar o diálogo entre os alunos e professores, fazendo com que cada um obtenha o seu melhor e consiga transmitir tudo aqui o que foi ensinado, oferecendo aos seus sucessores o melhor de si e reafirmando diariamente a sua escolha diante a profissão que escolheu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com