TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio alfabetização

Por:   •  12/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLAUDIA DOS SANTOS PEREIRA, RU: 715658, TURMA: 2012/1

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO

ITAPEVI

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLAUDIA DOS SANTOS PEREIRA, RU: 715658, TURMA: 2012/1

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO

Relatório de Estágio Supervisionado Alfabetização apresentado à UTA – Língua Portuguesa Fase II, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Elisangela Zuccari

Centro Associado: Itapevi

ITAPEVI

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2. A ESCOLA ESTAGIADA ................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10

REFERÊNCIAS....................................................................................................12


1. INTRODUÇÃO

Este relatório foi desenvolvido para a disciplina de Estágio Supervisionado – Alfabetização, da Unidade Temática de Aprendizagem: Língua Portuguesa – Fase II.      

A pesquisa foi realizada individualmente na Cemeb Maria José de Faria Biagione, que atende a comunidade no Ensino Fundamental I, no período de 02 de Fevereiro de 2015 a 11 de Fevereiro de 2015.

Os objetivos do estágio foi analisar os processos de alfabetização, observar e planejar novas ações que serão desenvolvidas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, também como a reflexão sobre a prática pedagógica observada para que a partir disso sejam extraídas novas possibilidades as quais poderão servir de norte a iniciação à pesquisa, qualidade imprescindível ao educador.

O estágio é de suma importância para visualizar na prática as teorias estudadas, dando ao aluno a oportunidade de vivenciar situações que proporcionam experiências únicas na sua formação acadêmica.

Segundo Pimenta e Lima (2004, p.44) ”O estágio é o eixo central na formação de professores, pois através dele que o profissional conhece aspectos fundamentais para formação de construção da identidade e dos saberes do dia a dia”. Também como nos afirma Almeida e Soares (2012, p.113) “O estágio passa a ser entendido e defendido na atualidade como essencial ao desenvolvimento deste curso”.

A metodologia utilizada foi à observação participativa que nos possibilita ver na prática como se desenvolve o processo de alfabetização em sala de aula.

2. A ESCOLA ESTAGIADA

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado na Cemeb Maria José de Faria Biagione localizada na rua Van Gogh, 352, Jardim Ruth em Itapevi – SP., CEP: 06683-170 , Fone : (11) 4143-7500.

A escola funciona em dois turnos (manhã e tarde), a modalidade de ensino ofertada é o Ensino Fundamental Anos Iniciais.

A instituição atende um total de 140 alunos, e não possui alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 02 de Fevereiro de 2.015 a 11 de Fevereiro de 2015 no período da manhã, sendo observada a turma do 1º ano do Ensino Fundamental I.

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Entende-se que nas séries iniciais, as práticas pedagógicas são de suma importância para o professor, além de direcioná – los no processo de alfabetização, também permite que esse educador construa mais experiências nas mediações entre as crianças e as construções de escrita.

Os novos e presentes desafios são inúmeros, mas todos os resultados são gratificantes, como também são fontes de múltiplas formas de aprendizagem ao observar as habilidades de análise fonológica de crianças nos processos de alfabetização, relacionando-as ás hipóteses que elas elaboram sobre a escrita, sem assumir uma perspectiva de treino fenômeno.

As capacidades humanas de refletir conscientemente sobre a linguagem e a escrita podem ser exercidas sobre diversos aspectos, direcionando o professor que atuam nessa etapa da Educação Básica e que buscam refletir sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem na área de linguagem escrita. Portanto, ainda é visível nesse campo professores sentindo falta de referenciais mais claros, que orientem suas práticas educativas.

Diante a esse quadro, ou utilizam os conhecimentos de exercícios de treino perceptomotor e cópias de letras, a fim de ‘’preparar para a alfabetização’’, ou abandonam qualquer outro recurso que possa contribuir de forma mais significativa a leitura e a escrita por parte dos educandos.

2.3.  DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

As atividades desenvolvidas em sala de aula como os Correntes teóricos presentes na literatura científica têm demonstrado a importância das relações interpessoais para o processo de construção do conhecimento. É no contexto escolar que à interação do professor e do aluno auxiliando as necessidades educacionais dos alunos e as respostas pedagógicas a elas disponibilizadas, o que envolve o domínio do conhecimento pelo professor, sua capacitação técnico-científica, a competência de ensinar pesquisando, as características sócio-culturais e o perfil psicológico dos atores sociais envolvidos- professor e aluno.

Buscando melhor compreender este universo, elaborou-se este estudo que teve como objetivo descrever as interações ocorridas entre uma professora, e seus alunos, em classes em que se propunha adotar uma prática pedagógica. Os dados foram coletados em 1 sala de aula, em uma escola municipal no município de Itapevi/SP.

O processo de coleta de dados se deu através do registro da realidade de sala de aula com anotações. Optou-se por este método, por permitir a recuperação posterior dos dados. A coleta se deu no inicio do 1º semestre do ano letivo de 2015. A análise fundamentou-se em sistema prévio de categorias, e tratou os dados quantitativa e qualitativamente. Os resultados demonstraram peculiaridades e diferenças nas interações da professora com os seus alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (820.2 Kb)   docx (639.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com