TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio de Pedagogia

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

Diário De Observação Nº: (1)

Escola: Escola Municipal Do Campo Euclides Barbosa De Oliveira EIF

Data: 27/08/2019

Local: Sala De Aula/ Biblioteca

Hora De Início/Término Da Aula: 07h40min Ás 12h00min

Professor (a) regente: Cheila De Fátima Morais

Turma: 2 ANO B

Estagiário (a): Maria Luisa Barbosa Salles

No primeiro dia de observação os alunos ficaram todos tímidos com minha presença, de principio a professora me apresentou para a turma, o que gerou um pouco de desconforto a eles, pois eu era uma pessoa estranha no meio deles, mais isso durou pouco tempo, logo vieram falar comigo e fazer varias perguntas, a partir daí mesmo só observando consegui interagir com as crianças.

A professora iniciou a aula cantando uma cantiga de BOM DIA COMO VAI VOCE, MEU AMIGO COMO É BOM TIVER, PALMA PALMA, MAO COM MAO, AGORA UM ABRACO DE CORAÇÃO, a musica só termina quando todos se cumprimentam, foi incrível presenciar a interação da professora com seus alunos,  a musica é uma ferramenta utilizada  para estimular sua reflexão e o entendimento das mais diversas situações cotidianas das crianças.

A aula começou com a ida na biblioteca, para devolução dos livros que os alunos tinham pegado na semana anterior, e para buscar novos livros, foi incrível ver como as crianças ficam maravilhadas com livros, com as historias e desenhos, a professora sentou com eles em círculos para uma roda de leitura, todos se organizam em círculos antes de começarem a contar a historia, a professora da inicio com uma musica lúdica, que incentiva ainda mais a participarem, logo após a professora da inicio a historinha,é fascinante olhar para os alunos e notar a admiração como eles olham para o livro descobrindo um novo mundo em sua imaginação, ao termino da historia, os alunos escolhem novos livros para levarem para casa. Ao retornarem para a sala, a professora organiza as carteiras em formato de U para que ela possa ter mais contato direto podendo assim dar mais atenção a eles.

O planejamento é feito através de apostilas do POSITIVO do EDUCA MAIS BRASIL, aonde o conteúdo vem todo explicado em um material de fácil acesso e aprendizado, dividido em Português, Matemática, Ciências, historia e Geografia. Cada aluno recebe uma apostila e todos seguem gradativamente o conteúdo apresentado pela professora.

A primeira aula dada foi de português, explicação das vogais e consoantes, mostrando no alfabeto que estava no quadro negro, após isso eles escreveram as consoantes e as vogais separadamente e assim seguiu a atividade sobre consoantes e vogais

Foi um dia muito produtivo e de muito aprendizado, todos me receberam muito bem, meu primeiro dia foi sensacional.

Diário De Observação

         Nº: (2)

Escola: Escola Municipal do Campo Euclides Barbosa De Oliveira EIF

Data: 28/08/2019

Local: Sala De Aula/ Biblioteca

Hora De Início/Término Da Aula: 07h40min As 12h00min

Professor (a) Regente: Cheila De Fátima Morais

Turma: 2º B

Estagiário (A): MARIA LUÍSA BARBOSA SALLES

 No segundo dia de observação iniciou a aula com a cantiga de bom dia, para despertar os alunos que chegam com um pouco de sono, e também como forma de interação um com os outros, ate que todos sejam cumprimentados a cantiga não se encerra, após isso da se inicio a oração com todos os alunos, alguns alunos após a oração faz suas próprias preces, pois contem alunos de outras religiões.

Ao termino das orações seguiu para a biblioteca para uma roda de leitura, todos se sentam em círculos e ouve atentamente a professora contar a historia, (RIMA PRA CA RIMA PRA LA, DE WENDY) ao termino da historia os alunos se levantam e vão ate a prateleira de livros para escolher um livro para levar pra casa, a professora utiliza este método de leitura como uma forma de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história. Voltando para a sala de aula, cada aluno pode fazer um desenho, a fim de registrar e demonstrar o que foi lido, bem como a forma que compreendeu a história. Após desenharem deram continuação das atividades de português. Seguiu a atividade da apostila do positivo, cada aluno possui sua própria apostila, onde as atividades são feitas nela, não podendo levar para casa, todas as atividades realizadas são arquivadas na escola.

Inicia a aula explicando os dias da semana, meses e anos, para que fique mais fácil para a compreensão a professora perguntou a cada aluno se eles se lembravam o dia mês e ano em que nasceram, alguns não se lembravam outros sim, seguiu a aula ate que todos falaram, após esta atividade deu continuidade na atividade das vogais e consoantes com trava-linguas.  

Todos os alunos realizaram todas as atividades, cada um no seu tempo e no seu modo, a professora sempre auxiliando em cada atividade, dando total suporte. Foi uma manha muito prazerosa.

Diário De Observação Nº(3)

Escola: Escola Municipal do Campo Euclides Barbosa De Oliveira EIF

Data: 29/08/2019

Local: Sala De Aula/ Quadra Poliesportiva

Hora De Início/Término Da Aula: 07h40min Ás 12h00min

Professor (a) Regente: Cheila De Fátima Morais

TURMA: 2º ANO B

Estagiário (a): Maria Luísa Barbosa Salles

No terceiro dia de observação a professora recepcionou todos os alunos em sala, logo após ela os cumprimentou cantando a musica de bom dia, após isso ela passou a sala para outra professora, pois era dia de aula diversificada, era aula de educação física.

A Educação Física costumeiramente é apresentada como uma disciplina cuja estrutura de aula é previamente moldada, a professora, por meio de alternativas pedagógicas, procurou apresentar aos alunos o universo da cultura corporal, objeto da Educação Física.

A professora dirigiu se com eles ate a quadra, onde iniciaram um aquecimento, necessidade de aquecimento antes da realização da atividade física é importante para prevenir lesões musculares. No início de toda a atividade física a professora fala: vamos aquecer, nas modalidades esportivas sempre realizam aquecimento antes do início da partida, pois só assim conseguirão proteger o corpo de possíveis lesões. O aquecimento durou de 5 a 20 minutos, logo após  ela dividiu a turma em 4 grupos, cada um realizará pesquisa sobre: Grupo 1: Aquecimento passivo. Grupo 2: Aquecimento ativo. Grupo 3: Aquecimento mental. Após uma breve reflexão sobre o assunto o professor seguiu as atividades com eles, através desses tipos de aquecimento, todos os alunos participaram de toda a atividade.

Depois de concluída a professora os liberou para brincar, para que possam fazer atividades livres, já que todos participaram coletivamente da atividade.

Foi muito bom ver o quanto aula diversificada quebra um pouco, a rotina dos alunos, pois isso faz com que eles, não fiquem em uma rotina só, e que possam buscar novos conhecimentos me novas disciplinas.

Diário de Observação nº(4)

ESCOLA: Escola Municipal do Campo Euclides Barbosa de Oliveira EIF

Data: 30/08/2019

Local: Sala de Aula/ Biblioteca

Hora de início/término da aula: 07h40min ás 12h00min

Professor (a) regente: Cheila De Fátima Morais

Turma: 2° B

Estagiário (a): Maria Luísa Barbosa Salles

No 4º dia de observação começaram a manha com a cantiga de bom dia, para recepcionar os alunos, seguiu cantando ate que todos os alunos foram cumprimentados, após iniciou-se a oração, logo seguiram todos a biblioteca, para uma nova roda de leitura, pude notar que a professora vai tosas as manhas  a biblioteca com incentivo de melhorar a leitura e o gosto pelos livros,foi lido o livro O GUERREIRO de MARY FRANÇA,  após a leitura todos seguiram de volta a classe.

A professora organizou os alunos em dois grupos com 5 alunos cada, pois havia poucos alunos devido, a uma virose ocorrente, ela busca sempre diversificar suas aulas para que os alunos não Caim na rotina, diversificando  as  aulas os alunos não se cansam, buscando sempre uma nova maneira lúdica e prazerosa de aprender.

A professora deu continuidade na atividade proposta do dia anterior, sobre consoantes e vogais, logo depois de concluída a atividade a professora propôs a atividade em transformar letras de forma em letras de mãos, por serem alunos novos todos já fazem uma boa leitura e conseguem escrever corretamente, após a atividade concluída, deu continuidade a outra disciplina de matemática, onde ela utilizou o MATERIAL DOURADO, um objeto de apoio da Apostila.

A professora trabalhou com eles as dezenas e as unidades, explicando o que são trabalhou com eles a construção o conhecimento de unidade, dezena e centena, apresentou a eles o material dourado, desenvolveu o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal, Explorou com eles diferentes representações numéricas, e resolveu soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado.

Foi um grande aprendizado para mim pois nunca tinha tido acesso ao material dourado, é um material muito rico e fácil de se trabalhar, foi uma manha perfeita.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com