TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio pedagogia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ANA CAROLINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Teresópolis

2015

ANA CAROLINA RODRIGUES DO NASCIMENTO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

                                                                  Tutor eletrônico: Liliane Cristina Lira de Lima

                                                                  Tutor de sala: Rose Mary de Souza Braga Cordeiro

Teresópolis

2015


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Conhecer os espaços de atuação do professor, bem como o ambiente escolar é indispensável para a formação de um futuro pedagogo. Desta forma, o Estagio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental torna-se imprescindível.

Desta forma é de suma importância conhecer os espaços dos Anos Iniciais, pois este possibilita o desenvolvimento de um olhar critico sobre o ambiente escolar, entrelaçando assim a teoria, aprendida no ambiente acadêmico à pratica, vista neste ambiente escolar onde estagiei. Proporcionando desta forma, um rico saber, onde somente a pratica poderia conceder.

Reconhecendo aspectos como a Importância do Estágio para a Formação Profissional, a Caracterização do Campo de Estágio e a rotina seguida por esta Unidade de Educação e por fim a elaboração de um projeto de intervenção, no qual pude colocar os saberes aprendidos no ambiente acadêmico junto com as observações que fiz ao longo destes dias de estágio bem como sua aplicação em forma de plano de aula, no qual pude vivenciar na pratica a rotina deste professor.

Sendo assim, o tema o qual achei importante para a elaboração e execução do Plano de Intervenção, foi “Meio Ambiente”, pois além de ser um tema muito atual e importante para a formação de futuros cidadãos do mundo, percebi que este era de suma importância naquele dado momento para o publico o qual este tema foi proposto e executado. Desta forma, objetivando a criação de um olhar crítico sobre o meio em que vivemos a fim de preserva-lo e ao mesmo tempo levando essas crianças a perceber sua importância para nossas vidas.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A instituição na qual este estágio foi realizado foi a Creche Escola Florescer, uma escola de natureza privada, atuando na educação há cerca de 10 anos, tendo a sua inauguração em 23 de maio de 2005, atendendo assim a crianças de comunidade classe media a alta. As turmas que são ofertadas nesta são berçário ao 3º ano do Ensino Fundamental. Seus professores tem formação em Pedagogia, participando também de cursos de reciclagem. Sua estrutura física é bastante ampla composta por 9 salas sendo nelas incluída 5 salas de aula, 1 refeitório, 1 biblioteca, 1 sala dos professores , conta também com 1 secretaria, 4 banheiros e um amplo pátio. Trata-se de um ambiente amistoso e com funcionários que se demonstram parceiros e competentes nas realizações das suas tarefas.

2 ROTINA OBSERVADA  

Como pude perceber durante a observação as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estas são tranquilas.

As professoras desenvolvem seus trabalhos pedagógicos com destreza, priorizando sempre o aprendizado dos alunos, fazendo de forma lúdica, tornando esse momento de aprender, divertido para eles. A rotina é parecida para todos os alunos com a entrada as 13:00 e saída as 17:00, onde os lanches são servidos as 13:30 e o jantar as 16:30. O planejamento é realizado semanalmente e este é cumprido, levando em consideração que sendo ele flexível, podendo haver alterações de ultima hora quanto a sua realização. Seus conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, proporcionando aos educandos maior aprendizado, procurando estar contextualizados com a realidade destes alunos. Suas Atividades são diversificadas e voltadas para uma maior ampliação dos conhecimentos das crianças. Pode-se perceber que o relacionamento entre estes alunos com os professores demonstra ser de respeito e carinho mútuo, onde estas crianças se sentem a vontade para se expressar e desenvolver suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com