TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Ambientes Não Escolares

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

CURSO DE PEDAGOGIA

ADILENE PEREIRA DE QUEIROZ BRUNO

ESTÁGIO IV – AMBIENTES NÃO ESCOLARES

FORTALEZA - CE

2015[pic 3]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

O contexto de exercício profissional não escolar é um campo que ainda tem muito a ser explorado, o que demanda a inserção de estágios nos cursos de formação de professores, licenciatura de Pedagogia, neste campo. Tendo como princípio a formação integral do acadêmico de forma contextualizada com os campos de atuação profissional se torna relevante conhecer, vivenciar e analisar o planejado e o realizado dentro dos espaços não escolares. O trabalho teve como objetivos: analisar a estrutura da gestão pedagógica no campo de atuação não escolar traçando o perfil do pedagogo empresarial. O trabalho foi fundamentado em referenciais do campo da gestão e administração e no campo pedagógico, bem como nas diretrizes curriculares da formação do pedagogo. O trabalho foi desenvolvido junto às empresas parceiras em estágio curricular com cumprimento de plano de ensino, carga horária e formatação das atividades desenvolvidas. Os resultados alcançados foram de crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos com os conhecimentos adquiridos neste campo específico de atuação. O contexto e as atividades superaram expectativas ao conhecer a gestão dos espaços não escolares em que muito se aproxima dos espaços escolares, uma vez que a relação de pessoas e o processo de aprendizagem também estão presentes. É um espaço onde os aprendestes em algum momento são os ensinantes, tendo um papel ativo no processo ensino aprendizagem. Assim como em espaços escolares o papel ativo de educandos e professores é o ideal de aprendizagem.

Palavras-chave: Formação do Pedagogo. Gestão pedagógica. Contexto não escolar


INTRODUÇÂO

O Estágio no curso de Licenciatura em Pedagogia é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), desta forma o estágio se faz necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar dando oportunidade de articular a teoria à prática. As funções para a atuação do pedagogo constam de espaço escolar e não escolar, compreendendo II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares (RESOLUÇÃO Nº 1, 2006. Art. 4º)


             Este trabalho tem como objetivo caracterizar um ambiente não escolar e este ambiente foi escolhido na empresa citada a seguir junto com suas informações.

Nome da empresa: ALVIBOX- ALUMINIO, VIDRO E BOX.

Endereço: Rua Barão de Canindé,1348; Bairro – Montese / Fortaleza-  Ce

Histórico: A empresa ALVIBOX foi fundada em 10 de outubro de 2003. Iniciou suas atividades operando no transporte de alumínio, vidro e box projetados com rapidez, qualidade e segurança com objetivo de se colocar em destaque no mercado, resultando a todos os seus funcionários o acesso de transportes e alimentação.

Número de funcionários: 07

Ramo: Venda e transporte de alumínio, vidro e box para as cidades do estado do Ceará.

Visão: Ser um modelo de excelência empresarial no segmento de venda e transporte das mercadorias.

 Definição: Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro; é o ato de ver a si própria projetada no espaço e no tempo. O termo visão é utilizado para descrever um claro sentido do futuro e a compreensão das ações necessárias para tornar a organização rapidamente um sucesso. A visão representa o destino que se pretende transformar em realidade.

Missão: Crescer e bem se posicionar no mercado com segurança e solidez para poder levar a todos os seus colaboradores o acesso aos bens básicos de subsistência e qualidade de vida: saúde, alimentação e educação.

0 Definição: Missão é a expressão da razão da existência de uma organização, ou seja, é aquilo que a organização faz de melhor para justificar seus lucros e atender adequadamente seus clientes e sociedade.

Valores: Atuação ética e transparente, comprometida com a satisfação dos clientes, dos colaboradores e da sociedade de um modo geral. Definição: Os princípios e valores de conduta empresarial definem o comportamento aceitável e não aceitável na organização; servem de guia para balizar as tomadas de decisão, devem ser transformados em comportamento e devem ser consistentes com a história e cultura da empresa.


OBJETIVO GERAL

O trabalho do pedagogo em espaços não escolares trata-se de um novo desafio para esse profissional, pois está atuando em espaços extraescolares, é um caminho para encontrar a nova identidade desse profissional. Apesar de ser uma prática um pouco diferente da educação escolar, não impede que haja planejamentos, didáticas, metodologias, embasamento teórico em fim competências para assumir uma pedagogia social. Incentivando o desenvolvimento da cidadania com fins de melhorar as expressões que resgatem a cultura da empresa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

O projeto elaborados na empresa ALVIBOX permite refletir, prever, superar ou alcançar os objetivos desejados, de forma sistemática e organizada, trabalhando melhor as ações didáticas ali desenvolvidas. Diante disso pode-se comprovar que não só as escolas precisam elaborar seus planos de aulas, mas também espaços não escolares, para melhor desenvolverem seus trabalhos pedagógicos. Assim, observa-se, a partir dos projetos e dos planos de aula, que as atividades inerentes ao pedagogo condizem com a perspectiva pensada para o trabalho desse profissional em espaços não escolares, a saber: planejamento, gestão de conteúdos, avaliação do ensino-aprendizagem, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com