TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular em Gestão Escolar

Por:   •  28/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Renata do Nascimento Vieira

RGM: 2755774

Disciplina: Estágio curricular em Gestão Escolar

Ano/Semestre: 2022 / 5°

Nome da Escola:  EPG EDSON NUNES MALECKA

Endereço/Região: AVENIDA LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO S/N - GUARULHOS

Dependência Administrativa: Pública

Ano (s) e Nível (eis) escolar (es) observado (s): Estágio I

Caracterização da escola 

Escola com estrutura ampla, salas grandes com capacidade para 50 alunos.

Escola atende 1400 alunos no período da manha e tarde, sendo uma escola bilingue (Libras).

Seu espaço e bem amplo, Limpo e arejado, sendo a maior escola da região.

A escola oferece atendimento nos níveis de 1º ao 5º ano do ensino fundamental e educação infantil de 4 meses a 5 anos no turno integral. Sendo pela parte da manhã com aula normal e a tarde pelo Programa Mais Educação para os alunos do ensino

Cada sala contém retroprojetor, armários, mesas.

A organização entre os intervalos das crianças era a cada 15 minutos, e não há cantina, às crianças se alimentam com as refeições que são oferecidas pela própria escola, almoço e lanche.

Todos podem participar da alimentação saudável oferecida, inclusive as crianças que tinha restrição alimentar, porque tudo que é servido não possuía açúcar,  leite ou massas a base de ovos.

Na escola havia um laboratório ciências, sala dos espelhos, sala de artes, sala de leitura.

Introdução

Este relatório é referente ao Estágio Curricular Supervisionado na Gestão

Educacional, o mesmo teve início no período de 01/09/2022 à 23/09/2022,

totalizando 22 dias de estágio, com a duração de 102 horas, esse

trabalho foi construído com base nos resultados obtidos através das observações, participações em reuniões pedagógicas e intervenções em sala de aula. Visando verificar qual o papel do coordenador pedagógico, e quais as atividades que o mesmo desenvolve no ambiente escolar.

 Ao chegar à escola fomos muito bem acolhida pelo diretor e demais funcionários. Apresentei a ele meus documentos e falei quais eram os meus propósitos, dando início assim, ao estágio em gestão escolar. O estágio me aproximou das realidades administrativas, a partir dessa aproximação, comecei a identificar quais são as responsabilidades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico no cotidiano escolar e como funciona o processo administrativo na organização escolar, identifiquei os aspectos que constituem as características da cultura organizacional e como se dá a relação entre pais, professores e gestores, bem como, perceber se o processo de gestão está em consonância com as atuais teorias da gestão pedagógica.

Durante o estágio, observei as funções que a coordenadora pedagógica

desenvolvia nessa instituição, no seu dia a dia, começava sempre atendendo os professores nas mais urgentes reivindicações para o bom transcorrer do dia letivo. Participava da entrada e recepção dos alunos, programa a execução do Projeto Político Pedagógico, buscava de forma dinâmica apresentar às docentes, sugestões de atividades e intervenção pedagógica para sanar as dificuldades apresentadas, proporciona uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, evidenciando a importância de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.

Emitia as documentações solicitadas pelos pais dos alunos: históricos escolares, transferências, declarações, certidões, ente outros.

Perfil dos Gestores

O gestor dessa escola atua como um articulador frente aos diversos segmentos da unidade escolar. Coordena considerando os aspectos sociais, econômicos e políticos do contexto em que a escola está inserida, de modo a garantir uma integração democrática e participativa entre todos os envolvidos no processo, para que, juntos, alcancem os objetivos educacionais, por isso se faz necessário que este profissional esteja preparado para exercer um papel tão relevante na melhoria da qualidade educacional.

A   equipe   é   composta   por   profissionais   das   áreas   de   pedagogia   e psicopedagogia, interprete de libras,  que   possuem   uma   visão   de   educação   bastante   ampla   para perceber que os indivíduos precisam ser trabalhados em sua afetividade, em sua cognição   e   na   transformação   das   suas   habilidades.

Práticas pedagógicas/admistrativas/financeiras dos gestores

O Diretor/Gestor da escola Edson Nunes Malecka, Sr. Manoel Português era um senhor muito democrático, (formando em Ciências contábeis e pôs graduado em Educação); Com isso, a tomada de decisões acontecia através do levantamento dos dados que era estudado e analisado pela equipe técnica e pelos professores,   era   nítido   perceber   as   práticas   desenvolvida   pela  gestão   escolar, administrando  recursos  materiais  e   humanos,  planejando  atividades,  distribuindo funções e atribuições, ou seja, atende às leis, regulamentos e determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino, como também toma decisões no âmbito da escola, sendo estas compartilhadas com a equipe escolar.

Focos de observação:

.

O coordenador pedagógico dessa instituição é um profissional responsável por mediar   as   relações   dentro   do   processo   educacional, permitindo que   o   corpo docente,  a   direção   e   os   alunos   estejam   sempre   em   sincronia,   apresentando habilidades e capacidades específicas para a resolução de conflitos, de forma a potencializar e garantindo uma maior autonomia dos professores para a qualificação do ensino como um todo.  

A função de coordenador pedagógico permite notar no cotidiano escolar que a organização   do   trabalho   pedagógico   é   essencial, devendo,  assim,   ser   bem planejada   e   estruturada.  organizando   atendimentos   individuais   e   em   horários diferenciados, a fim de prover meios para a melhoria do rendimento na área de maior   fragilidade.   Esse   apoio   pedagógico   é   primordial, pois   essa   parceria possibilitará segurança para os professores e a certeza de que não estão sozinhos nessa caminhada incessante rumo à aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com