TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Educação Especial

Por:   •  8/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI

JOSIANE ROSA MENDES POTROS.

   PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

[pic 6]

     

                               

         Paiva-MG          

2021

BULLYING: REFLEXÕES E FORMAS DE CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

JOSIANE ROSA MENDES POTROS

RESUMO

É notório que o comportamento agressivo tem se tornado comum dentro do ambiente escolar, e devido à observação de atos de violência, apelidos pejorativos, e, sobretudo, ao baixo rendimento escolar dos alunos vítimas de tais “brincadeiras” surgiu à necessidade de abordar o tema bullying no espaço escolar, explorando as formas de convivência com essa temática dentro da escola e os conhecimentos pré-existentes dos protagonistas do ensino-aprendizagem: professor e aluno. Diante dessa busca, bem como de possíveis soluções do problema, sabendo da importância do assunto nesse ambiente, o objetivo do presente artigo é abordar a questão do bullying na escola, fazendo uma reflexão das formas de convivência com essa temática no ambiente escolar. A escolha do tema se justifica pelo Bullying acarretar muitas atitudes violentas, sejam elas verbais ou corporais. Assim, o projeto procura apresentar uma visão diferente daquelas vistas pelos alunos, situando os mesmos em um contexto onde liberdade tenha um sentido diferente do que eles jugam ser o certo e mostrando que os direitos e deveres precisam ser lembrados e principalmente respeitados por todos. Partindo desse pensamento, serão trabalhados nesse projeto, algumas medidas educativas baseada no diálogo, na interação entre alunos e comunidade escolar de diferentes classes, onde será buscado o respeito, a paz, o amor, o convívio, a expressividade, entre outros, bem como a superação dos mesmos. Dessa forma, essas ações, quando com cuidado forem sendo acrescentadas, serão capazes de promover respeito, responsabilidade, compreensão, interesse e uma melhor convivência entre os envolvidos no espaço educativo, buscando juntos “salvar” vítimas e praticantes desse mal que muitas vezes destrói a humanidade.

Palavras-chave: Bullying. Escola. Educação. Ensino Aprendizagem. Violência. Professor. Aluno.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO.............................................................................................6

3- RELATOS DA PRÁTICA.......................................................................................10

3.1- INTRODUÇÃO....................................................................................................10

3.2- DESENVOLVIMENTO........................................................................................11

3.3- AVALIAÇÃO........................................................................................................12

3.4- OBSERVAÇÕES PESSOAIS..............................................................................12

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1- INTRODUÇÃO

É notório que a expressão bullying tem sido bastante exposta na mídia nos últimos tempos, sendo tema de debates, artigos e até mesmo de filmes e novelas. Mas, o que se pode notar também, é que a prevenção e o diagnóstico tem se mostrado difícil de ser compreendido, principalmente no ambiente escolar, já que é nesse ambiente que as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo (LOPES, 2005).

Esse fenômeno denominado bullying, expressa uma forma de violência que sempre esteve presente na maioria das escolas, onde os mais “fortes” oprimem os mais “fracos”, onde esses últimos citados passam a ser vítimas por vários motivos. Porém, o que mais preocupa, é que muitas vezes esses tipos de “agressões” nem sempre é percebida pela equipe escolar, já que as vítimas se sentem reprimidas em relatar o fato para a equipe pedagógica da escola.

O bullying tem se mostrado cada vez mais presente no espaço escolar e os educadores precisam estar atentos à identificação de agressores e agredidos de forma que seja preservada a integridade física, psicológica, com garantia do aprendizado na sala de aula.

Desta forma, o tema escolhido se justifica por o Bullying acarretar muitas atitudes violentas, sejam elas verbais ou corporais. Crescendo juntamente com a tecnologia, os apelidos e as brincadeiras ofensivas acabam tomando proporções maiores. E também por apresentar uma visão diferente daquelas vistas pelos alunos, situando os mesmos em um contexto onde liberdade tenha um sentido diferente do que eles jugam ser o certo e mostrando que os direitos e deveres precisam ser lembrados e principalmente respeitados por todos.

Assim, o objetivo geral do projeto é propor um assunto importante nos dias atuais, apresentando medidas de enfrentamento do problema, bem como, uma abordagem mais ampla do tema Bullying que não ponha a culpa nem na cultura de forma isolada, nem nos indivíduos envolvidos. Já os objetivos específicos são:  resgatar os valores éticos e morais, conscientizando a todos os envolvidos que somos todos iguais; Conscientizar a todos os envolvidos no núcleo escolar, como pais, alunos, educadores e comunidade de que o bullying não pode e nem deve acontecer na escola e nem em nenhum outro ambiente, mostrando que a escola é importante para o acesso ao saber e para viver e conviver com amigos diferentes pessoas; Promover escolhas e possibilidades para superar o problema com o bullying dentro e fora da escola.

O presente estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica de artigos de jornais, revistas, internet e livros caracterizando como exploratória. Foram identificados artigos e trabalhos científicos publicados em períodos relevantes relacionados com o tema do estágio. Disponíveis em revistas como, por exemplo:  Revista Movimento, Revista Digital, Revista Brasileira de Educação; Apoiei-me em autores como Fante, Fontana, Silva, Neto, Santos, Zabala, Brosseau, Fusari, Jolibert, entre outros. Utilizei pesquisas e portais e periódicos como google, Diretrizes Nacionais, Ministério da Educação e Secretaria de Educação Especial. Ao realizar uma leitura exploratória das referências citadas acima, foi realizada uma leitura seletiva verificando a relevância dos achados. Após, foi realizada uma leitura analítica para analisar os materiais selecionados e finalizou-se por meio da leitura interpretativa que consiste em relacionar os artigos com o tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com